A relação entre percepções e comunicação interna em organizações em mudança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Ana Maria Eiroa da
Data de Publicação: 1991
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/31280
Resumo: Em duas organizações públicas, que posteriormente foram fundidas em uma só, são analisadas as relações entre: as percepções dos chefes sobre suas organizações e sobre a fusão; e o processo de comunicação interna na organização resultante Com apoio teórico na literatura de percepção, comunicação e mudança organizacional, esta pesquisa exploratória buscou detectar idéias e hipóteses que poderão ser verificadas em estudos posteriores. A coleta de dados foi desenvolvida em dois momentos,com diferentes técnicas. Antes da fusão, através de questionários, foram coletados dados relativos às percepções dos chefes. Após a fusão, através da observação participante, foram coletados dados sobre o processo de comunicação. A análise das percepções e do processo de comunicação permitiu constatar relações como: a percepção de objetivos comuns facilitou a comunicação enquanto a percepção de problemas relacionados a poder e à integração dificultou. Os conflitos não solucionados antes da fusão, agravaram-se na nova organização, originando barreiras de comunicação, como Informações distorcidas, restritas e censuradas. O estudo mostra que em épocas de mudança, as peculiaridades de cada organização são reforçadas pela forma como os Indivíduos envolvidos encaram as transformações e como delas participam. Portanto, não existe uma fórmula única que permita estabelecer a melhor estratégia de comunicação, ampla ou restrita, para enfrentar as transformações. O estudo encerra-se com hipóteses e recomendações para serem questionadas, avaliadas e verificadas em outras situações de mudança organizacional.
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