Casas de hip hop : criação e construção de saberes emancipatórios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/266935 |
Resumo: | Esta dissertação trata de modos de existência de Casas de Hip Hop no Brasil. A partir de visitas e entrevistas, realizadas no ano de 2022, a pesquisa teve como objetivo ouvir sujeitos envolvidos com a fundação e gestão das Casas de Hip Hop de quatro localidades: Diadema (SP), Criciúma (SC), Ribeirão Pires (SP) e Porto Alegre (RS). Na elaboração da pesquisa, buscamos estabelecer um diálogo entre os depoimentos coletados e algumas proposições teóricas de autores como bell hooks, Stuart Hall, Sueli Carneiro, Nilma Lino Gomes, Chimamanda Adichie, Grada Kilomba, dentre outros. Da mesma forma, estão presentes no texto letras de composições de rappers, para melhor situar o Hip Hop como um movimento simultaneamente político, artístico, educacional e cultural, atravessado por questões de gênero, presença negra e luta por paridade. Metodologicamente, a escolha foi realizar uma escuta atenta, tanto dos relatos dos fazedores de cultura das Casas como dos autores e autoras que elegemos como intercessores. Com eles estabeleceu-se uma conversa, permeada pelo cotidiano que eu mesma vivo, como rapper, compositora, cantora, MC, moradora de periferia urbana e agora pesquisadora. O texto coloca, lado a lado e em conversa, filósofos e sociólogos, feministas e historiadores, produtores culturais e compositores de rap. Esse modo de pensar e narrar tem inspiração na pedagogia freireana, especialmente a partir da apropriação de Paulo Freire, feita por bell hooks. Com o estudo, foi possível apresentar e discutir fragmentos das vidas de pessoas dedicadas a uma prática política e cultural de resistência e mudança social. Esta pesquisa, em grande parte autobiográfica, trata de pessoas inscritas num movimento pelo qual exercitam sua arte de existir. |
id |
URGS_69cab413495f1d7d3a5608808ab9bcd5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/266935 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Pereira, Jaqueline TrindadeFischer, Rosa Maria Bueno2023-11-09T03:21:29Z2023http://hdl.handle.net/10183/266935001186569Esta dissertação trata de modos de existência de Casas de Hip Hop no Brasil. A partir de visitas e entrevistas, realizadas no ano de 2022, a pesquisa teve como objetivo ouvir sujeitos envolvidos com a fundação e gestão das Casas de Hip Hop de quatro localidades: Diadema (SP), Criciúma (SC), Ribeirão Pires (SP) e Porto Alegre (RS). Na elaboração da pesquisa, buscamos estabelecer um diálogo entre os depoimentos coletados e algumas proposições teóricas de autores como bell hooks, Stuart Hall, Sueli Carneiro, Nilma Lino Gomes, Chimamanda Adichie, Grada Kilomba, dentre outros. Da mesma forma, estão presentes no texto letras de composições de rappers, para melhor situar o Hip Hop como um movimento simultaneamente político, artístico, educacional e cultural, atravessado por questões de gênero, presença negra e luta por paridade. Metodologicamente, a escolha foi realizar uma escuta atenta, tanto dos relatos dos fazedores de cultura das Casas como dos autores e autoras que elegemos como intercessores. Com eles estabeleceu-se uma conversa, permeada pelo cotidiano que eu mesma vivo, como rapper, compositora, cantora, MC, moradora de periferia urbana e agora pesquisadora. O texto coloca, lado a lado e em conversa, filósofos e sociólogos, feministas e historiadores, produtores culturais e compositores de rap. Esse modo de pensar e narrar tem inspiração na pedagogia freireana, especialmente a partir da apropriação de Paulo Freire, feita por bell hooks. Com o estudo, foi possível apresentar e discutir fragmentos das vidas de pessoas dedicadas a uma prática política e cultural de resistência e mudança social. Esta pesquisa, em grande parte autobiográfica, trata de pessoas inscritas num movimento pelo qual exercitam sua arte de existir.This research deals with modes of existence of Hip Hop Houses in Brazil. Based on visits and interviews, carried out in 2022, we aimed to listen to individuals involved with the founding and management of Hip Hop Houses in four locations: Diadema (SP), Criciúma (SC), Ribeirão Pires (SP), and Porto Alegre (RS). In the elaboration of the research, we sought to establish a dialogue between the collected testimonies and some theoretical propositions of authors such as bell hooks, Stuart Hall, Sueli Carneiro, Nilma Lino Gomes, Chimamanda Adichie, Grada Kilomba, among others. Likewise, lyrics from rappers' compositions are present in the text, to better situate Hip Hop as a simultaneously political, artistic, educational and cultural movement, crossed by issues of gender, black presence and the struggle for parity. Methodologically, the choice was to listen carefully, both to the reports of the Houses culture makers and to the authors we choose as intercessors. A conversation was established with them, permeated by the daily life that I live myself, as a rapper, composer, singer, MC, resident of the urban periphery and now a researcher. The text places, side by side and in conversation, philosophers and sociologists, feminists and historians, cultural producers and rap composers. This way of thinking and narrating is inspired by Freire's pedagogy, especially from the appropriation of Paulo Freire, made by bell hooks. With the study, it was possible to present and discuss fragments of the lives of people dedicated to a political and cultural practice of resistance and social change. This research, largely autobiographical, deals with people enrolled in a movement through which they exercise their art of existing.application/pdfporCultura negraHip hopHip hopRapBlack cultureUrban peripheryCultural productionCasas de hip hop : criação e construção de saberes emancipatóriosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2023mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001186569.pdf.txt001186569.pdf.txtExtracted Texttext/plain144390http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266935/2/001186569.pdf.txta73a4071c51d30d75af27e6f8badc5e8MD52ORIGINAL001186569.pdfTexto completoapplication/pdf17582508http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266935/1/001186569.pdf58e115047b8c2555768f1fe07e89e1daMD5110183/2669352023-11-10 04:27:55.581318oai:www.lume.ufrgs.br:10183/266935Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-11-10T06:27:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Casas de hip hop : criação e construção de saberes emancipatórios |
title |
Casas de hip hop : criação e construção de saberes emancipatórios |
spellingShingle |
Casas de hip hop : criação e construção de saberes emancipatórios Pereira, Jaqueline Trindade Cultura negra Hip hop Hip hop Rap Black culture Urban periphery Cultural production |
title_short |
Casas de hip hop : criação e construção de saberes emancipatórios |
title_full |
Casas de hip hop : criação e construção de saberes emancipatórios |
title_fullStr |
Casas de hip hop : criação e construção de saberes emancipatórios |
title_full_unstemmed |
Casas de hip hop : criação e construção de saberes emancipatórios |
title_sort |
Casas de hip hop : criação e construção de saberes emancipatórios |
author |
Pereira, Jaqueline Trindade |
author_facet |
Pereira, Jaqueline Trindade |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Jaqueline Trindade |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fischer, Rosa Maria Bueno |
contributor_str_mv |
Fischer, Rosa Maria Bueno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura negra Hip hop |
topic |
Cultura negra Hip hop Hip hop Rap Black culture Urban periphery Cultural production |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Hip hop Rap Black culture Urban periphery Cultural production |
description |
Esta dissertação trata de modos de existência de Casas de Hip Hop no Brasil. A partir de visitas e entrevistas, realizadas no ano de 2022, a pesquisa teve como objetivo ouvir sujeitos envolvidos com a fundação e gestão das Casas de Hip Hop de quatro localidades: Diadema (SP), Criciúma (SC), Ribeirão Pires (SP) e Porto Alegre (RS). Na elaboração da pesquisa, buscamos estabelecer um diálogo entre os depoimentos coletados e algumas proposições teóricas de autores como bell hooks, Stuart Hall, Sueli Carneiro, Nilma Lino Gomes, Chimamanda Adichie, Grada Kilomba, dentre outros. Da mesma forma, estão presentes no texto letras de composições de rappers, para melhor situar o Hip Hop como um movimento simultaneamente político, artístico, educacional e cultural, atravessado por questões de gênero, presença negra e luta por paridade. Metodologicamente, a escolha foi realizar uma escuta atenta, tanto dos relatos dos fazedores de cultura das Casas como dos autores e autoras que elegemos como intercessores. Com eles estabeleceu-se uma conversa, permeada pelo cotidiano que eu mesma vivo, como rapper, compositora, cantora, MC, moradora de periferia urbana e agora pesquisadora. O texto coloca, lado a lado e em conversa, filósofos e sociólogos, feministas e historiadores, produtores culturais e compositores de rap. Esse modo de pensar e narrar tem inspiração na pedagogia freireana, especialmente a partir da apropriação de Paulo Freire, feita por bell hooks. Com o estudo, foi possível apresentar e discutir fragmentos das vidas de pessoas dedicadas a uma prática política e cultural de resistência e mudança social. Esta pesquisa, em grande parte autobiográfica, trata de pessoas inscritas num movimento pelo qual exercitam sua arte de existir. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-11-09T03:21:29Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/266935 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001186569 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/266935 |
identifier_str_mv |
001186569 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266935/2/001186569.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266935/1/001186569.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a73a4071c51d30d75af27e6f8badc5e8 58e115047b8c2555768f1fe07e89e1da |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1800309225480519680 |