Casas de hip hop : criação e construção de saberes emancipatórios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Jaqueline Trindade
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/266935
Resumo: Esta dissertação trata de modos de existência de Casas de Hip Hop no Brasil. A partir de visitas e entrevistas, realizadas no ano de 2022, a pesquisa teve como objetivo ouvir sujeitos envolvidos com a fundação e gestão das Casas de Hip Hop de quatro localidades: Diadema (SP), Criciúma (SC), Ribeirão Pires (SP) e Porto Alegre (RS). Na elaboração da pesquisa, buscamos estabelecer um diálogo entre os depoimentos coletados e algumas proposições teóricas de autores como bell hooks, Stuart Hall, Sueli Carneiro, Nilma Lino Gomes, Chimamanda Adichie, Grada Kilomba, dentre outros. Da mesma forma, estão presentes no texto letras de composições de rappers, para melhor situar o Hip Hop como um movimento simultaneamente político, artístico, educacional e cultural, atravessado por questões de gênero, presença negra e luta por paridade. Metodologicamente, a escolha foi realizar uma escuta atenta, tanto dos relatos dos fazedores de cultura das Casas como dos autores e autoras que elegemos como intercessores. Com eles estabeleceu-se uma conversa, permeada pelo cotidiano que eu mesma vivo, como rapper, compositora, cantora, MC, moradora de periferia urbana e agora pesquisadora. O texto coloca, lado a lado e em conversa, filósofos e sociólogos, feministas e historiadores, produtores culturais e compositores de rap. Esse modo de pensar e narrar tem inspiração na pedagogia freireana, especialmente a partir da apropriação de Paulo Freire, feita por bell hooks. Com o estudo, foi possível apresentar e discutir fragmentos das vidas de pessoas dedicadas a uma prática política e cultural de resistência e mudança social. Esta pesquisa, em grande parte autobiográfica, trata de pessoas inscritas num movimento pelo qual exercitam sua arte de existir.
id URGS_69cab413495f1d7d3a5608808ab9bcd5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/266935
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Pereira, Jaqueline TrindadeFischer, Rosa Maria Bueno2023-11-09T03:21:29Z2023http://hdl.handle.net/10183/266935001186569Esta dissertação trata de modos de existência de Casas de Hip Hop no Brasil. A partir de visitas e entrevistas, realizadas no ano de 2022, a pesquisa teve como objetivo ouvir sujeitos envolvidos com a fundação e gestão das Casas de Hip Hop de quatro localidades: Diadema (SP), Criciúma (SC), Ribeirão Pires (SP) e Porto Alegre (RS). Na elaboração da pesquisa, buscamos estabelecer um diálogo entre os depoimentos coletados e algumas proposições teóricas de autores como bell hooks, Stuart Hall, Sueli Carneiro, Nilma Lino Gomes, Chimamanda Adichie, Grada Kilomba, dentre outros. Da mesma forma, estão presentes no texto letras de composições de rappers, para melhor situar o Hip Hop como um movimento simultaneamente político, artístico, educacional e cultural, atravessado por questões de gênero, presença negra e luta por paridade. Metodologicamente, a escolha foi realizar uma escuta atenta, tanto dos relatos dos fazedores de cultura das Casas como dos autores e autoras que elegemos como intercessores. Com eles estabeleceu-se uma conversa, permeada pelo cotidiano que eu mesma vivo, como rapper, compositora, cantora, MC, moradora de periferia urbana e agora pesquisadora. O texto coloca, lado a lado e em conversa, filósofos e sociólogos, feministas e historiadores, produtores culturais e compositores de rap. Esse modo de pensar e narrar tem inspiração na pedagogia freireana, especialmente a partir da apropriação de Paulo Freire, feita por bell hooks. Com o estudo, foi possível apresentar e discutir fragmentos das vidas de pessoas dedicadas a uma prática política e cultural de resistência e mudança social. Esta pesquisa, em grande parte autobiográfica, trata de pessoas inscritas num movimento pelo qual exercitam sua arte de existir.This research deals with modes of existence of Hip Hop Houses in Brazil. Based on visits and interviews, carried out in 2022, we aimed to listen to individuals involved with the founding and management of Hip Hop Houses in four locations: Diadema (SP), Criciúma (SC), Ribeirão Pires (SP), and Porto Alegre (RS). In the elaboration of the research, we sought to establish a dialogue between the collected testimonies and some theoretical propositions of authors such as bell hooks, Stuart Hall, Sueli Carneiro, Nilma Lino Gomes, Chimamanda Adichie, Grada Kilomba, among others. Likewise, lyrics from rappers' compositions are present in the text, to better situate Hip Hop as a simultaneously political, artistic, educational and cultural movement, crossed by issues of gender, black presence and the struggle for parity. Methodologically, the choice was to listen carefully, both to the reports of the Houses culture makers and to the authors we choose as intercessors. A conversation was established with them, permeated by the daily life that I live myself, as a rapper, composer, singer, MC, resident of the urban periphery and now a researcher. The text places, side by side and in conversation, philosophers and sociologists, feminists and historians, cultural producers and rap composers. This way of thinking and narrating is inspired by Freire's pedagogy, especially from the appropriation of Paulo Freire, made by bell hooks. With the study, it was possible to present and discuss fragments of the lives of people dedicated to a political and cultural practice of resistance and social change. This research, largely autobiographical, deals with people enrolled in a movement through which they exercise their art of existing.application/pdfporCultura negraHip hopHip hopRapBlack cultureUrban peripheryCultural productionCasas de hip hop : criação e construção de saberes emancipatóriosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2023mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001186569.pdf.txt001186569.pdf.txtExtracted Texttext/plain144390http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266935/2/001186569.pdf.txta73a4071c51d30d75af27e6f8badc5e8MD52ORIGINAL001186569.pdfTexto completoapplication/pdf17582508http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266935/1/001186569.pdf58e115047b8c2555768f1fe07e89e1daMD5110183/2669352023-11-10 04:27:55.581318oai:www.lume.ufrgs.br:10183/266935Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-11-10T06:27:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Casas de hip hop : criação e construção de saberes emancipatórios
title Casas de hip hop : criação e construção de saberes emancipatórios
spellingShingle Casas de hip hop : criação e construção de saberes emancipatórios
Pereira, Jaqueline Trindade
Cultura negra
Hip hop
Hip hop
Rap
Black culture
Urban periphery
Cultural production
title_short Casas de hip hop : criação e construção de saberes emancipatórios
title_full Casas de hip hop : criação e construção de saberes emancipatórios
title_fullStr Casas de hip hop : criação e construção de saberes emancipatórios
title_full_unstemmed Casas de hip hop : criação e construção de saberes emancipatórios
title_sort Casas de hip hop : criação e construção de saberes emancipatórios
author Pereira, Jaqueline Trindade
author_facet Pereira, Jaqueline Trindade
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Jaqueline Trindade
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fischer, Rosa Maria Bueno
contributor_str_mv Fischer, Rosa Maria Bueno
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura negra
Hip hop
topic Cultura negra
Hip hop
Hip hop
Rap
Black culture
Urban periphery
Cultural production
dc.subject.eng.fl_str_mv Hip hop
Rap
Black culture
Urban periphery
Cultural production
description Esta dissertação trata de modos de existência de Casas de Hip Hop no Brasil. A partir de visitas e entrevistas, realizadas no ano de 2022, a pesquisa teve como objetivo ouvir sujeitos envolvidos com a fundação e gestão das Casas de Hip Hop de quatro localidades: Diadema (SP), Criciúma (SC), Ribeirão Pires (SP) e Porto Alegre (RS). Na elaboração da pesquisa, buscamos estabelecer um diálogo entre os depoimentos coletados e algumas proposições teóricas de autores como bell hooks, Stuart Hall, Sueli Carneiro, Nilma Lino Gomes, Chimamanda Adichie, Grada Kilomba, dentre outros. Da mesma forma, estão presentes no texto letras de composições de rappers, para melhor situar o Hip Hop como um movimento simultaneamente político, artístico, educacional e cultural, atravessado por questões de gênero, presença negra e luta por paridade. Metodologicamente, a escolha foi realizar uma escuta atenta, tanto dos relatos dos fazedores de cultura das Casas como dos autores e autoras que elegemos como intercessores. Com eles estabeleceu-se uma conversa, permeada pelo cotidiano que eu mesma vivo, como rapper, compositora, cantora, MC, moradora de periferia urbana e agora pesquisadora. O texto coloca, lado a lado e em conversa, filósofos e sociólogos, feministas e historiadores, produtores culturais e compositores de rap. Esse modo de pensar e narrar tem inspiração na pedagogia freireana, especialmente a partir da apropriação de Paulo Freire, feita por bell hooks. Com o estudo, foi possível apresentar e discutir fragmentos das vidas de pessoas dedicadas a uma prática política e cultural de resistência e mudança social. Esta pesquisa, em grande parte autobiográfica, trata de pessoas inscritas num movimento pelo qual exercitam sua arte de existir.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-11-09T03:21:29Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/266935
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001186569
url http://hdl.handle.net/10183/266935
identifier_str_mv 001186569
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266935/2/001186569.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266935/1/001186569.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a73a4071c51d30d75af27e6f8badc5e8
58e115047b8c2555768f1fe07e89e1da
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309225480519680