Forjando novos trabalhadores : a experiência do ensino técnico-profissional no Rio Grande do Sul : 1890-1930

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stephanou, Maria
Data de Publicação: 1990
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/182140
Resumo: A presente pesquisa analisa a trajetória e o significado histórico do Instituto Técnico Profissional Farobé, principal iniciativa destinada à qualificação de trabalhadores, no Rio Grande do Sul da República Velha. A análise encontra-se fundamentada na recuperaçao de uma extensa documentação histórica e na bibliografia publicada acerca do tema. A emergência do capitalismo no Rio Grande do Sul fez-se acompanhar pela industrialização e pela necessidade de "educar" os trabalhadores a fim de adequá-los ao processo de trabalho fabril-manufatureiro e de ajustá-los a nova sociedade fundada na disciplina industrial. A experiência do Instituto Parobé somou-se ao movimento de cunho educativo que neste período visou a conformação e disciplinarização dos"novos trabalhadores". Alicerçado nos princípios positivistas de "incorporaçao do proletariado à sociedade moderna", sem alteração da ordem ou prejuízo do progresso, Parobé formulou uma proposta de "educação- amoldamento" integral do aluno-trabalhador: física, moral, cívica intelectual e profissional era a instrução ministrada na escola.
id URGS_6a1b45210b9131fc82ad270300edbe10
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/182140
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Stephanou, MariaFischer, Nilton Bueno2018-09-18T02:30:21Z1990http://hdl.handle.net/10183/182140000034310A presente pesquisa analisa a trajetória e o significado histórico do Instituto Técnico Profissional Farobé, principal iniciativa destinada à qualificação de trabalhadores, no Rio Grande do Sul da República Velha. A análise encontra-se fundamentada na recuperaçao de uma extensa documentação histórica e na bibliografia publicada acerca do tema. A emergência do capitalismo no Rio Grande do Sul fez-se acompanhar pela industrialização e pela necessidade de "educar" os trabalhadores a fim de adequá-los ao processo de trabalho fabril-manufatureiro e de ajustá-los a nova sociedade fundada na disciplina industrial. A experiência do Instituto Parobé somou-se ao movimento de cunho educativo que neste período visou a conformação e disciplinarização dos"novos trabalhadores". Alicerçado nos princípios positivistas de "incorporaçao do proletariado à sociedade moderna", sem alteração da ordem ou prejuízo do progresso, Parobé formulou uma proposta de "educação- amoldamento" integral do aluno-trabalhador: física, moral, cívica intelectual e profissional era a instrução ministrada na escola.This research analyses the trajectory and the ~ torical meaning of the Instituto Técnico Profissional Paro bé, a prime enterprise to qualify workers in the State of Rio Grande do SUl, during the Old Republic. The analysis is built on an historical and extensive documentation, duly recuperated, and on published bibliography about the theme. The ' emergence of capitalism at the State of Rio Grande do Sul was accompanied by an industr ial developnent, and by the necessi ty to "educa te" the labourers for the p~ pose to adjust them to the manufacturing process, and to the new society built on an industrial discipline. The experience of the Instituto Parobé has been added to the educational movement which during the period intended the conformation and the disciplinar ranking upon the "new labourers". Based on the positivist principles r~ lating to "the incorporation of the proletariat in the modern society", wi thout disturbs or harm to the progress, Parobé formulated proposition for an entire "molding-educat~ on" addressed to the student-worker: physical, moral, civics, intellectual and professional was the .teaching ministered by the School.application/pdfporEnsino profissionalizanteTrabalhoRio Grande do SulForjando novos trabalhadores : a experiência do ensino técnico-profissional no Rio Grande do Sul : 1890-1930info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoCurso de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS1990mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000034310.pdfTexto completoapplication/pdf151630948http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182140/1/000034310.pdfbd5a6728491f064530532314ca5907c8MD51TEXT000034310.pdf.txt000034310.pdf.txtExtracted Texttext/plain608234http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182140/2/000034310.pdf.txt91c4a0238cb09c14cefa589864e1e267MD52THUMBNAIL000034310.pdf.jpg000034310.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1144http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182140/3/000034310.pdf.jpgb4e5270c613565f7470dc01d030df2d5MD5310183/1821402018-10-05 07:51:32.335oai:www.lume.ufrgs.br:10183/182140Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-05T10:51:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Forjando novos trabalhadores : a experiência do ensino técnico-profissional no Rio Grande do Sul : 1890-1930
title Forjando novos trabalhadores : a experiência do ensino técnico-profissional no Rio Grande do Sul : 1890-1930
spellingShingle Forjando novos trabalhadores : a experiência do ensino técnico-profissional no Rio Grande do Sul : 1890-1930
Stephanou, Maria
Ensino profissionalizante
Trabalho
Rio Grande do Sul
title_short Forjando novos trabalhadores : a experiência do ensino técnico-profissional no Rio Grande do Sul : 1890-1930
title_full Forjando novos trabalhadores : a experiência do ensino técnico-profissional no Rio Grande do Sul : 1890-1930
title_fullStr Forjando novos trabalhadores : a experiência do ensino técnico-profissional no Rio Grande do Sul : 1890-1930
title_full_unstemmed Forjando novos trabalhadores : a experiência do ensino técnico-profissional no Rio Grande do Sul : 1890-1930
title_sort Forjando novos trabalhadores : a experiência do ensino técnico-profissional no Rio Grande do Sul : 1890-1930
author Stephanou, Maria
author_facet Stephanou, Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Stephanou, Maria
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fischer, Nilton Bueno
contributor_str_mv Fischer, Nilton Bueno
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino profissionalizante
Trabalho
Rio Grande do Sul
topic Ensino profissionalizante
Trabalho
Rio Grande do Sul
description A presente pesquisa analisa a trajetória e o significado histórico do Instituto Técnico Profissional Farobé, principal iniciativa destinada à qualificação de trabalhadores, no Rio Grande do Sul da República Velha. A análise encontra-se fundamentada na recuperaçao de uma extensa documentação histórica e na bibliografia publicada acerca do tema. A emergência do capitalismo no Rio Grande do Sul fez-se acompanhar pela industrialização e pela necessidade de "educar" os trabalhadores a fim de adequá-los ao processo de trabalho fabril-manufatureiro e de ajustá-los a nova sociedade fundada na disciplina industrial. A experiência do Instituto Parobé somou-se ao movimento de cunho educativo que neste período visou a conformação e disciplinarização dos"novos trabalhadores". Alicerçado nos princípios positivistas de "incorporaçao do proletariado à sociedade moderna", sem alteração da ordem ou prejuízo do progresso, Parobé formulou uma proposta de "educação- amoldamento" integral do aluno-trabalhador: física, moral, cívica intelectual e profissional era a instrução ministrada na escola.
publishDate 1990
dc.date.issued.fl_str_mv 1990
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-09-18T02:30:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/182140
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000034310
url http://hdl.handle.net/10183/182140
identifier_str_mv 000034310
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182140/1/000034310.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182140/2/000034310.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182140/3/000034310.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bd5a6728491f064530532314ca5907c8
91c4a0238cb09c14cefa589864e1e267
b4e5270c613565f7470dc01d030df2d5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085454454718464