Imaginário social e educação do surdo institucionalizado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Thoma, Adriana da Silva
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/70870
Resumo: Busco entender o imaginário social construído sobre o surdo abrigado na FEBEM e o papel da escola e da institucionalização em suas vidas. Por se tratar de um grupo duplamente marginalizado (são surdos ... e são da FEBEM), parto do pressuposto de que a imagem presente no âmbito social o condiciona sob a ótica da improdutividade e do conseqüente fracasso social. Em uma sociedade capitalista-moderna que, com suas nonnas de comportamento e seus padrões de perfeição e beleza, prima pela valorização corpórea enquanto força produtiva, que lugar ocupa esse sujeito? A investigação é de cunho qualitativo e a criação se faz presente, apresentando um caráter não-ortodoxo. A pesquisa é descritiva/analítica e os dados coletados aparecem no texto de forma a serem entendidos segundo os conceitos teóricos utilizados. Como fonte de informação, foram realizadas entrevistas com os funcionários da Escola de Surdos onde estudam os sujeitos da pesquisa e com os funcionários da Instituição onde moram, cujas falas utilizei na análise do que tento desvendar. Na análise dos dados, utilizo alguns conceitos de autores que falam sobre a questão do imaginário, do estigma e da formação da identidade. Na perspectiva da surdez, me valho de outros autores que dedicam seus estudos ao tema educação de surdos.
id URGS_6a1db4351e7b15eded6dd9cfbcfdcb1e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/70870
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Thoma, Adriana da SilvaBeyer, Hugo Otto2013-05-03T01:45:45Z1997http://hdl.handle.net/10183/70870000202521Busco entender o imaginário social construído sobre o surdo abrigado na FEBEM e o papel da escola e da institucionalização em suas vidas. Por se tratar de um grupo duplamente marginalizado (são surdos ... e são da FEBEM), parto do pressuposto de que a imagem presente no âmbito social o condiciona sob a ótica da improdutividade e do conseqüente fracasso social. Em uma sociedade capitalista-moderna que, com suas nonnas de comportamento e seus padrões de perfeição e beleza, prima pela valorização corpórea enquanto força produtiva, que lugar ocupa esse sujeito? A investigação é de cunho qualitativo e a criação se faz presente, apresentando um caráter não-ortodoxo. A pesquisa é descritiva/analítica e os dados coletados aparecem no texto de forma a serem entendidos segundo os conceitos teóricos utilizados. Como fonte de informação, foram realizadas entrevistas com os funcionários da Escola de Surdos onde estudam os sujeitos da pesquisa e com os funcionários da Instituição onde moram, cujas falas utilizei na análise do que tento desvendar. Na análise dos dados, utilizo alguns conceitos de autores que falam sobre a questão do imaginário, do estigma e da formação da identidade. Na perspectiva da surdez, me valho de outros autores que dedicam seus estudos ao tema educação de surdos.I try to understand the imaginário social1 built over the deaf sheltered into FEBEM as well as the papers played by school and sheltering in their lives. As they are a twice marginalized group (they are deaf... and they belong to FEBEM), I assume that the images built by society over the deaf constrains them to an state of unproductiveness and, as a result, to the social failure. In a modem-capitalist society which behaviour rules and pattems o f perfection and beauty increases the value o f the body as a productive source, where could this people take place? The investigation has a qualitative non-ortodox character. The research follows the description-analysis pattem. Collected data were exposed so that it can be taken through to the adopted theorical guidelines. As an inforrnation source, some interviews were taken with the Deaf School and Home-Institutional employees whose speeches supports the analysis of what I try to undercover. In data analysis, I assume some author's concepts to deal with imagery, stigma and identity development question. To outlook deaf, other author's concepts conceming deafs education concepts were taken.application/pdfporImaginário socialDeficiente da audiçãoFEBEMImaginário social e educação do surdo institucionalizadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS1997mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000202521.pdf000202521.pdfTexto completoapplication/pdf19385496http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70870/1/000202521.pdf29df616e577a12af0995ffd5d1300909MD51TEXT000202521.pdf.txt000202521.pdf.txtExtracted Texttext/plain300067http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70870/2/000202521.pdf.txtdf1b82cf978baac2255cf83837f4abbdMD52THUMBNAIL000202521.pdf.jpg000202521.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1051http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70870/3/000202521.pdf.jpg2deeeac09ce50e187109b19fa22bfc96MD5310183/708702018-12-19 04:04:29.42511oai:www.lume.ufrgs.br:10183/70870Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-12-19T06:04:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Imaginário social e educação do surdo institucionalizado
title Imaginário social e educação do surdo institucionalizado
spellingShingle Imaginário social e educação do surdo institucionalizado
Thoma, Adriana da Silva
Imaginário social
Deficiente da audição
FEBEM
title_short Imaginário social e educação do surdo institucionalizado
title_full Imaginário social e educação do surdo institucionalizado
title_fullStr Imaginário social e educação do surdo institucionalizado
title_full_unstemmed Imaginário social e educação do surdo institucionalizado
title_sort Imaginário social e educação do surdo institucionalizado
author Thoma, Adriana da Silva
author_facet Thoma, Adriana da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Thoma, Adriana da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Beyer, Hugo Otto
contributor_str_mv Beyer, Hugo Otto
dc.subject.por.fl_str_mv Imaginário social
Deficiente da audição
FEBEM
topic Imaginário social
Deficiente da audição
FEBEM
description Busco entender o imaginário social construído sobre o surdo abrigado na FEBEM e o papel da escola e da institucionalização em suas vidas. Por se tratar de um grupo duplamente marginalizado (são surdos ... e são da FEBEM), parto do pressuposto de que a imagem presente no âmbito social o condiciona sob a ótica da improdutividade e do conseqüente fracasso social. Em uma sociedade capitalista-moderna que, com suas nonnas de comportamento e seus padrões de perfeição e beleza, prima pela valorização corpórea enquanto força produtiva, que lugar ocupa esse sujeito? A investigação é de cunho qualitativo e a criação se faz presente, apresentando um caráter não-ortodoxo. A pesquisa é descritiva/analítica e os dados coletados aparecem no texto de forma a serem entendidos segundo os conceitos teóricos utilizados. Como fonte de informação, foram realizadas entrevistas com os funcionários da Escola de Surdos onde estudam os sujeitos da pesquisa e com os funcionários da Instituição onde moram, cujas falas utilizei na análise do que tento desvendar. Na análise dos dados, utilizo alguns conceitos de autores que falam sobre a questão do imaginário, do estigma e da formação da identidade. Na perspectiva da surdez, me valho de outros autores que dedicam seus estudos ao tema educação de surdos.
publishDate 1997
dc.date.issued.fl_str_mv 1997
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-05-03T01:45:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/70870
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000202521
url http://hdl.handle.net/10183/70870
identifier_str_mv 000202521
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70870/1/000202521.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70870/2/000202521.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70870/3/000202521.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 29df616e577a12af0995ffd5d1300909
df1b82cf978baac2255cf83837f4abbd
2deeeac09ce50e187109b19fa22bfc96
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085254971523072