Desdobramentos da pintura muralista em Buenos Aires : de Siqueiros ao Contraluz Mural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bohnenberger, Michele Teresinha Philomena
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/189879
Resumo: Após sua ocorrência no México, o Muralismo se expandiu por outros países da América Latina. Em 1933, o mexicano David Alfaro Siqueiros chegou à Argentina com o objetivo de difundir as ideias do movimento, a fim de que esse se propagasse no país. O pintor dividiu opiniões sendo atacado devido aos seus efusivos discursos, que culminaram com sua expulsão. Aos seus simpatizantes, coube a missão de desenvolver a pintura muralista. Com algumas variações a partir dos conteúdos pregados por Siqueiros, a pintura muralista adquiriu na Argentina propósitos diferentes dos do Muralismo Mexicano, trazendo particularidades à sua estética visual, que foi baseada por vezes em modelos do Renascimento, ou do Neoclassicismo Italiano, passando as Vanguardas Modernistas como o Cubismo, o Expressionismo e o Surrealismo, mantendo, contudo, associação aos temas locais, personagens populares e a exaltação de figuras que representam a resistência nas tramas da história do país. Sua inserção se deu com diferentes objetivos: como pintura social, no caso de Antônio Berni, Lino Spilimbergo, Juan C. Castagnino, Demétrio Urruchúa, Manoel Colmeiro; na luta contra o imperialismo norte-americano, tal como os artistas do Movimiento Espartaco; ou como forma de vincular a arte, a educação e a sociedade, como nos trabalhos do Contraluz Mural. Através da continuidade dessas práticas, o Muralismo caracterizou-se como uma expressão típica, oportunizando a consolidação da visualidade latinoamericana no cenário cultural mundial. Esta dissertação examina a atuação do grupo muralista argentino Contraluz Mural, atualmente ativo em Buenos Aires. Para analisar seu papel e suas obras, inicia-se com um histórico sobre o Muralismo Mexicano, suas fontes, preocupações, definições e obras relevantes. A seguir, examina-se o impacto de Siqueiros na Argentina e o desenvolvimento de seu legado, até chegarmos ao cenário atual. Além de análises históricas, baseadas na documentação original, realizam-se investigações de obras de referência.
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Com algumas variações a partir dos conteúdos pregados por Siqueiros, a pintura muralista adquiriu na Argentina propósitos diferentes dos do Muralismo Mexicano, trazendo particularidades à sua estética visual, que foi baseada por vezes em modelos do Renascimento, ou do Neoclassicismo Italiano, passando as Vanguardas Modernistas como o Cubismo, o Expressionismo e o Surrealismo, mantendo, contudo, associação aos temas locais, personagens populares e a exaltação de figuras que representam a resistência nas tramas da história do país. Sua inserção se deu com diferentes objetivos: como pintura social, no caso de Antônio Berni, Lino Spilimbergo, Juan C. Castagnino, Demétrio Urruchúa, Manoel Colmeiro; na luta contra o imperialismo norte-americano, tal como os artistas do Movimiento Espartaco; ou como forma de vincular a arte, a educação e a sociedade, como nos trabalhos do Contraluz Mural. Através da continuidade dessas práticas, o Muralismo caracterizou-se como uma expressão típica, oportunizando a consolidação da visualidade latinoamericana no cenário cultural mundial. Esta dissertação examina a atuação do grupo muralista argentino Contraluz Mural, atualmente ativo em Buenos Aires. Para analisar seu papel e suas obras, inicia-se com um histórico sobre o Muralismo Mexicano, suas fontes, preocupações, definições e obras relevantes. A seguir, examina-se o impacto de Siqueiros na Argentina e o desenvolvimento de seu legado, até chegarmos ao cenário atual. Além de análises históricas, baseadas na documentação original, realizam-se investigações de obras de referência.After its occurrence in México, the Muralism has expanded to other Latin American countries. In 1933, the Mexican David Alfaro Siqueiros arrived in Argentina with the aim of disseminating the movement’s ideas, to propagate throughout the country. The painter divided opinions, being attacked due to his effusive speeches which culminated with his expulsion. His supporters took the mission of developing the mural painting. With some variations form Siqueiros’ content, the muralism painting acquired different purposes in Argentina than the ones found in México, bringing some particularities to its visual esthetics, which was sometimes based on Renaissance models, or Italian Neoclassicism, passing the Modernist Vanguards such as Cubism, Expressionism and Surrealism, maintaining, however, an association with local themes, popular characters and the exaltation of figures that represent the resistance in the plot of the history of the country. Its insertion occurred with different objectives: as social painting, in the case of Antônio Berni, Lino Spilimbergo, Juan C. Castagnino, Demetrio Urruchúa, Manuel Colmeiro; in the struggle against US imperialism, like the artists from Movimiento Espartaco; or as a way of linking art to education and society, as in the works of Contraluz Mural. Through the continuity of these practices, muralism has been characterized as a typical expression, giving opportunities for the consolidation of Latin American visibility in the world cultural scene. This dissertation examines the performance of the Argentinian muralist group Contraluz, currently active in Buenos Aires. To analyze the performance of the group and its works, it begins with history about Mexican Muralism, its sources, concerns, definitions and relevant works. Next, we examine the impact of Siqueiros in Argentina and the development of his legacy, until we reach the current scenario. In addition to historical analyzes, based on original documentation, we carry out investigations of reference works.application/pdfporSiqueiros, David Alfaro, 1896-1974Muralismo : ArgentinaArgentinian MuralismContraluz MuralMovimiento EspartacoTaller de Arte MuralDavid Alfaro SiqueirosDesdobramentos da pintura muralista em Buenos Aires : de Siqueiros ao Contraluz Muralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes VisuaisPorto Alegre, BR-RS2018mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001089493.pdf.txt001089493.pdf.txtExtracted Texttext/plain352990http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189879/2/001089493.pdf.txtbe3692797933b9e76655a7c024bec995MD52ORIGINAL001089493.pdfTexto completoapplication/pdf23461369http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189879/1/001089493.pdf06809b5561d94f4986d7706e69ff8172MD5110183/1898792021-07-09 04:33:20.99152oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189879Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-07-09T07:33:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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