Concepções de aprendizagem em relatórios de avaliação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/40484 |
Resumo: | Nesta pesquisa foram analisadas concepções de aprendizagem em relatórios de avaliação dos anos inicias do ensino fundamental de uma escola pública da região metropolitana de Porto Alegre. O referencial teórico utilizado foi a Epistemologia Genética piagetiana, os modelos pedagógicos de Fernando Becker e avaliação mediadora de Jussara Hoffmann. A coleta de dados foi baseada numa metodologia qualitativa com inspiração no método clínico piagetiano, consistindo em análise documental e entrevista. Os documentos foram relatórios de avaliação de anos iniciais do ensino fundamental e o Projeto Político Pedagógico da escola. Foram realizadas entrevistas com cinco professoras. Foram encontradas concepções empirista, inatista e interacionista de aprendizagem. Quanto ao entendimento de avaliação, as docentes demonstraram uma prática avaliativa processual, porém, desacreditam que o sistema atual de registro avaliativo da escola esteja adequado. |
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Gonçalves, Juliana AlmeidaMarques, Tânia Beatriz Iwaszko2012-05-12T01:24:02Z2012http://hdl.handle.net/10183/40484000828901Nesta pesquisa foram analisadas concepções de aprendizagem em relatórios de avaliação dos anos inicias do ensino fundamental de uma escola pública da região metropolitana de Porto Alegre. O referencial teórico utilizado foi a Epistemologia Genética piagetiana, os modelos pedagógicos de Fernando Becker e avaliação mediadora de Jussara Hoffmann. A coleta de dados foi baseada numa metodologia qualitativa com inspiração no método clínico piagetiano, consistindo em análise documental e entrevista. Os documentos foram relatórios de avaliação de anos iniciais do ensino fundamental e o Projeto Político Pedagógico da escola. Foram realizadas entrevistas com cinco professoras. Foram encontradas concepções empirista, inatista e interacionista de aprendizagem. Quanto ao entendimento de avaliação, as docentes demonstraram uma prática avaliativa processual, porém, desacreditam que o sistema atual de registro avaliativo da escola esteja adequado.application/pdfporAvaliaçãoEnsino fundamentalConcepções de aprendizagem em relatórios de avaliaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000828901.pdf000828901.pdfTexto completoapplication/pdf385247http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/40484/1/000828901.pdf6ce9ad5c2d3515c38f60317805225f74MD51TEXT000828901.pdf.txt000828901.pdf.txtExtracted Texttext/plain166257http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/40484/2/000828901.pdf.txt26f25aab416237a47bf2571b321c45f8MD52THUMBNAIL000828901.pdf.jpg000828901.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg992http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/40484/3/000828901.pdf.jpg7645c0488c69684a9b2b0669ba2a917bMD5310183/404842018-10-15 07:52:33.218oai:www.lume.ufrgs.br:10183/40484Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-15T10:52:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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