Simulação de segmentos rodoviários de pista simples com faixas adicionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/5262 |
Resumo: | Este trabalho apresenta o modelo de simulação microscópico, STIRO (Simulador de Tráfego Ininterrupto ROdoviário), desenvolvido para representar trechos de rodovias de pista simples em aclives com faixas adicionais para veículos lentos. STIRO foi utilizado permitir para avaliar as condições de tráfego sob diferentes alternativas de projeto e demanda. O comportamento dos veículos é representado pelos modelos de car-following e lane-changing. No STIRO, o modelo de car-following ainda incorpora uma restrição ao desempenho motriz baseado na relação entre massa e potência de cada categoria de veículo. O trabalho apresenta um estudo sobre diferenças entre as velocidades dos veículos pesados e automóveis e as melhorias proporcionadas pela implantação de faixas adicionais. Por fim, foi realizado um projeto de experimentos para determinar o efeito sobre a velocidade média de percurso dos veículos e ocupação média da via causado por fatores como inclinação da rampa, proporção de veículos pesados no fluxo de tráfego, extensão da rampa, e outras variáveis consideradas no modelo STIRO. |
id |
URGS_6ac9cb6e193fe8236118d3751f7708ae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/5262 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Pecker, Caroline CavagniCybis, Helena Beatriz Bettella2007-06-06T18:44:23Z2003http://hdl.handle.net/10183/5262000423653Este trabalho apresenta o modelo de simulação microscópico, STIRO (Simulador de Tráfego Ininterrupto ROdoviário), desenvolvido para representar trechos de rodovias de pista simples em aclives com faixas adicionais para veículos lentos. STIRO foi utilizado permitir para avaliar as condições de tráfego sob diferentes alternativas de projeto e demanda. O comportamento dos veículos é representado pelos modelos de car-following e lane-changing. No STIRO, o modelo de car-following ainda incorpora uma restrição ao desempenho motriz baseado na relação entre massa e potência de cada categoria de veículo. O trabalho apresenta um estudo sobre diferenças entre as velocidades dos veículos pesados e automóveis e as melhorias proporcionadas pela implantação de faixas adicionais. Por fim, foi realizado um projeto de experimentos para determinar o efeito sobre a velocidade média de percurso dos veículos e ocupação média da via causado por fatores como inclinação da rampa, proporção de veículos pesados no fluxo de tráfego, extensão da rampa, e outras variáveis consideradas no modelo STIRO.application/pdfporSimulador de tráfegoSimulação de segmentos rodoviários de pista simples com faixas adicionaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoPorto Alegre, BR-RS2003mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000423653.pdf000423653.pdfTexto completoapplication/pdf1089068http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5262/1/000423653.pdf128ccac059d8679bc83cbac057908e59MD51TEXT000423653.pdf.txt000423653.pdf.txtExtracted Texttext/plain165184http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5262/2/000423653.pdf.txte28f323ebac2d3c80a74c15a59062b77MD52THUMBNAIL000423653.pdf.jpg000423653.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1112http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5262/3/000423653.pdf.jpge9e1bc47855afe91d67e52804d60566bMD5310183/52622018-10-08 08:05:05.264oai:www.lume.ufrgs.br:10183/5262Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-08T11:05:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Simulação de segmentos rodoviários de pista simples com faixas adicionais |
title |
Simulação de segmentos rodoviários de pista simples com faixas adicionais |
spellingShingle |
Simulação de segmentos rodoviários de pista simples com faixas adicionais Pecker, Caroline Cavagni Simulador de tráfego |
title_short |
Simulação de segmentos rodoviários de pista simples com faixas adicionais |
title_full |
Simulação de segmentos rodoviários de pista simples com faixas adicionais |
title_fullStr |
Simulação de segmentos rodoviários de pista simples com faixas adicionais |
title_full_unstemmed |
Simulação de segmentos rodoviários de pista simples com faixas adicionais |
title_sort |
Simulação de segmentos rodoviários de pista simples com faixas adicionais |
author |
Pecker, Caroline Cavagni |
author_facet |
Pecker, Caroline Cavagni |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pecker, Caroline Cavagni |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cybis, Helena Beatriz Bettella |
contributor_str_mv |
Cybis, Helena Beatriz Bettella |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Simulador de tráfego |
topic |
Simulador de tráfego |
description |
Este trabalho apresenta o modelo de simulação microscópico, STIRO (Simulador de Tráfego Ininterrupto ROdoviário), desenvolvido para representar trechos de rodovias de pista simples em aclives com faixas adicionais para veículos lentos. STIRO foi utilizado permitir para avaliar as condições de tráfego sob diferentes alternativas de projeto e demanda. O comportamento dos veículos é representado pelos modelos de car-following e lane-changing. No STIRO, o modelo de car-following ainda incorpora uma restrição ao desempenho motriz baseado na relação entre massa e potência de cada categoria de veículo. O trabalho apresenta um estudo sobre diferenças entre as velocidades dos veículos pesados e automóveis e as melhorias proporcionadas pela implantação de faixas adicionais. Por fim, foi realizado um projeto de experimentos para determinar o efeito sobre a velocidade média de percurso dos veículos e ocupação média da via causado por fatores como inclinação da rampa, proporção de veículos pesados no fluxo de tráfego, extensão da rampa, e outras variáveis consideradas no modelo STIRO. |
publishDate |
2003 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2003 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2007-06-06T18:44:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/5262 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000423653 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/5262 |
identifier_str_mv |
000423653 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5262/1/000423653.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5262/2/000423653.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5262/3/000423653.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
128ccac059d8679bc83cbac057908e59 e28f323ebac2d3c80a74c15a59062b77 e9e1bc47855afe91d67e52804d60566b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1816736769947729920 |