Desenvolvimento de objetos 3D físicos e virtuais para museus de ciências naturais : diretrizes baseadas na avaliação da satisfação do usuário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbieri, Gabriel
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/255255
Resumo: As tecnologias 3D aliadas ao design são ferramentas importantes para atualizar e difundir o conhecimento em diversas áreas. Em museus, tecnologias como digitalização 3D, fabricação digital e realidade virtual possuem grande potencial para a educação patrimonial e outras ações de preservação do patrimônio cultural e natural. Porém, para integrar as tecnologias 3D e melhor vivenciar esses espaços nos dias atuais, são demandadas soluções que visem aperfeiçoar a experiência e a satisfação do usuário. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é criar diretrizes para o uso de objetos 3D, físicos e virtuais, baseadas na avaliação da satisfação do usuário em ambientes museológicos. A metodologia proposta consiste em digitalizar em 3D parte do acervo do Museu de Ciências Naturais da UFRGS (MUCIN), propor interações com objetos físicos e virtuais, e avaliar a satisfação do usuário. Como resultados, foram digitalizados 12 objetos do MUCIN, sendo 3 selecionados para o desenvolvimento de projetos físicos (por impressão 3D) e virtuais (com uso de óculos de realidade virtual), os quais, por sua vez, foram aplicados em experimentos no museu para avaliação da satisfação do usuário. A maioria dos visitantes considerou os experimentos divertidos e foi constatado um impacto positivo na satisfação dos usuários do MUCIN. A partir disso, considerando as potencialidades e limitações do uso de objetos 3D, físicos e virtuais, no museu foram propostas as referidas diretrizes. Espera-se que as diretrizes propostas possam contribuir para o desenvolvimento de interações com tecnologias 3D capazes de aumentar o grau de satisfação do usuário em museus, bem como que auxiliem a promover a preservação do patrimônio cultural e natural.
id URGS_6b48c908e5fc88253ea658248832b7cc
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255255
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Barbieri, GabrielSilva, Fábio Pinto da2023-03-02T03:27:11Z2022http://hdl.handle.net/10183/255255001163536As tecnologias 3D aliadas ao design são ferramentas importantes para atualizar e difundir o conhecimento em diversas áreas. Em museus, tecnologias como digitalização 3D, fabricação digital e realidade virtual possuem grande potencial para a educação patrimonial e outras ações de preservação do patrimônio cultural e natural. Porém, para integrar as tecnologias 3D e melhor vivenciar esses espaços nos dias atuais, são demandadas soluções que visem aperfeiçoar a experiência e a satisfação do usuário. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é criar diretrizes para o uso de objetos 3D, físicos e virtuais, baseadas na avaliação da satisfação do usuário em ambientes museológicos. A metodologia proposta consiste em digitalizar em 3D parte do acervo do Museu de Ciências Naturais da UFRGS (MUCIN), propor interações com objetos físicos e virtuais, e avaliar a satisfação do usuário. Como resultados, foram digitalizados 12 objetos do MUCIN, sendo 3 selecionados para o desenvolvimento de projetos físicos (por impressão 3D) e virtuais (com uso de óculos de realidade virtual), os quais, por sua vez, foram aplicados em experimentos no museu para avaliação da satisfação do usuário. A maioria dos visitantes considerou os experimentos divertidos e foi constatado um impacto positivo na satisfação dos usuários do MUCIN. A partir disso, considerando as potencialidades e limitações do uso de objetos 3D, físicos e virtuais, no museu foram propostas as referidas diretrizes. Espera-se que as diretrizes propostas possam contribuir para o desenvolvimento de interações com tecnologias 3D capazes de aumentar o grau de satisfação do usuário em museus, bem como que auxiliem a promover a preservação do patrimônio cultural e natural.Doctoral Thesis – School of Engineering, Federal University of Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2022. 3D technologies combined with design are important tools for updating and disseminating knowledge in several areas. In museums, technologies such as 3D scanning, digital fabrication and virtual reality have great potential for heritage education and other actions to preserve cultural and natural heritage. However, in order to integrate 3D technologies and better experience these spaces today, solutions are required that aim to improve user experience and satisfaction. In this sense, the objective of this work is to create guidelines for the use of 3D objects, physical and virtual, based on the evaluation of user satisfaction in museum environments. The proposed methodology consists of 3D scanning parts of the collection of the Museum of Natural Sciences of UFRGS (MUCIN), proposing interactions with physical and virtual objects, and evaluating user satisfaction. As a result, 12 MUCIN objects were scanning, 3 of which were selected for the development of physical (3D printing) and virtual (using virtual reality glasses) projects, which, in turn, were applied in experiments at the museum to user satisfaction assessment. Most visitors found the experiments fun and a positive impact on MUCIN user satisfaction was found. From this, considering the potential and limitations of the use of 3D objects, physical and virtual, these guidelines were proposed in the museum. It is expected that the proposed guidelines can contribute to the development of interactions with 3D technologies capable of increasing the degree of user satisfaction in museums, as well as helping to promote the preservation of cultural and natural heritage.application/pdfporDesignTecnologiaDigitalização tridimensionalImpressão tridimensionalRealidade virtualPatrimônio culturalEducação patrimonialDesign and technology3D scanning3D printingVirtual realityCultural and natural heritageHeritage education in museumDesenvolvimento de objetos 3D físicos e virtuais para museus de ciências naturais : diretrizes baseadas na avaliação da satisfação do usuárioDevelopment of physical and virtual 3D objects for natural science museums : guidelines based on user satisfaction assessmentinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaFaculdade de ArquiteturaPrograma de Pós-Graduação em DesignPorto Alegre, BR-RS2022doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001163536.pdf.txt001163536.pdf.txtExtracted Texttext/plain381846http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255255/2/001163536.pdf.txt55c70c34edc40f923ace2a2d3d92caa7MD52ORIGINAL001163536.pdfTexto completoapplication/pdf64537094http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255255/1/001163536.pdff0ae7f88e3a3f65c6ec89827bf1a70d1MD5110183/2552552023-03-03 03:25:45.046405oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255255Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-03-03T06:25:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desenvolvimento de objetos 3D físicos e virtuais para museus de ciências naturais : diretrizes baseadas na avaliação da satisfação do usuário
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Development of physical and virtual 3D objects for natural science museums : guidelines based on user satisfaction assessment
title Desenvolvimento de objetos 3D físicos e virtuais para museus de ciências naturais : diretrizes baseadas na avaliação da satisfação do usuário
spellingShingle Desenvolvimento de objetos 3D físicos e virtuais para museus de ciências naturais : diretrizes baseadas na avaliação da satisfação do usuário
Barbieri, Gabriel
Design
Tecnologia
Digitalização tridimensional
Impressão tridimensional
Realidade virtual
Patrimônio cultural
Educação patrimonial
Design and technology
3D scanning
3D printing
Virtual reality
Cultural and natural heritage
Heritage education in museum
title_short Desenvolvimento de objetos 3D físicos e virtuais para museus de ciências naturais : diretrizes baseadas na avaliação da satisfação do usuário
title_full Desenvolvimento de objetos 3D físicos e virtuais para museus de ciências naturais : diretrizes baseadas na avaliação da satisfação do usuário
title_fullStr Desenvolvimento de objetos 3D físicos e virtuais para museus de ciências naturais : diretrizes baseadas na avaliação da satisfação do usuário
title_full_unstemmed Desenvolvimento de objetos 3D físicos e virtuais para museus de ciências naturais : diretrizes baseadas na avaliação da satisfação do usuário
title_sort Desenvolvimento de objetos 3D físicos e virtuais para museus de ciências naturais : diretrizes baseadas na avaliação da satisfação do usuário
author Barbieri, Gabriel
author_facet Barbieri, Gabriel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbieri, Gabriel
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Fábio Pinto da
contributor_str_mv Silva, Fábio Pinto da
dc.subject.por.fl_str_mv Design
Tecnologia
Digitalização tridimensional
Impressão tridimensional
Realidade virtual
Patrimônio cultural
Educação patrimonial
topic Design
Tecnologia
Digitalização tridimensional
Impressão tridimensional
Realidade virtual
Patrimônio cultural
Educação patrimonial
Design and technology
3D scanning
3D printing
Virtual reality
Cultural and natural heritage
Heritage education in museum
dc.subject.eng.fl_str_mv Design and technology
3D scanning
3D printing
Virtual reality
Cultural and natural heritage
Heritage education in museum
description As tecnologias 3D aliadas ao design são ferramentas importantes para atualizar e difundir o conhecimento em diversas áreas. Em museus, tecnologias como digitalização 3D, fabricação digital e realidade virtual possuem grande potencial para a educação patrimonial e outras ações de preservação do patrimônio cultural e natural. Porém, para integrar as tecnologias 3D e melhor vivenciar esses espaços nos dias atuais, são demandadas soluções que visem aperfeiçoar a experiência e a satisfação do usuário. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é criar diretrizes para o uso de objetos 3D, físicos e virtuais, baseadas na avaliação da satisfação do usuário em ambientes museológicos. A metodologia proposta consiste em digitalizar em 3D parte do acervo do Museu de Ciências Naturais da UFRGS (MUCIN), propor interações com objetos físicos e virtuais, e avaliar a satisfação do usuário. Como resultados, foram digitalizados 12 objetos do MUCIN, sendo 3 selecionados para o desenvolvimento de projetos físicos (por impressão 3D) e virtuais (com uso de óculos de realidade virtual), os quais, por sua vez, foram aplicados em experimentos no museu para avaliação da satisfação do usuário. A maioria dos visitantes considerou os experimentos divertidos e foi constatado um impacto positivo na satisfação dos usuários do MUCIN. A partir disso, considerando as potencialidades e limitações do uso de objetos 3D, físicos e virtuais, no museu foram propostas as referidas diretrizes. Espera-se que as diretrizes propostas possam contribuir para o desenvolvimento de interações com tecnologias 3D capazes de aumentar o grau de satisfação do usuário em museus, bem como que auxiliem a promover a preservação do patrimônio cultural e natural.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-03-02T03:27:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/255255
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001163536
url http://hdl.handle.net/10183/255255
identifier_str_mv 001163536
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255255/2/001163536.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255255/1/001163536.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 55c70c34edc40f923ace2a2d3d92caa7
f0ae7f88e3a3f65c6ec89827bf1a70d1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085610370629632