Curadorias na arte contemporânea : considerações sobre precursores, conceitos críticos e campo de arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rupp, Bettina
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/24761
Resumo: A pesquisa definiu o processo de transição da curadoria ‘tradicional’, voltada para as atividades de conservação, organização, pesquisa e exposição das obras de arte, para a curadoria ‘contemporânea’, caracterizada pela organização da exposição através da elaboração de conceitos críticos formulados pelo curador, que desenvolve de forma autoral o tema da exposição e seleciona quais artistas irão participar da mostra. O período em que ocorreu esta transição foi na segunda metade do século XX, em sincronia com a arte contemporânea e o aumento do número de exposições, fato, este, decorrente da ampliação de espaços expositivos, visível em diversos países. A pesquisa buscou as origens da curadoria para perceber como a atividade foi se constituindo ao longo do tempo até chegar às características concernentes da curadoria ‘contemporânea’. Feito o levantamento sobre quais exposições se tornaram referenciais na arte contemporânea, foi elaborada uma análise para precisar as mudanças ocorridas no âmbito da curadoria, através da atuação de diferentes curadores. Entre eles, Harald Szeemann, Walter Zanini, Achille Bonito Oliva, Sheila Leirner, Jean-Hubert Martin e Paulo Herkenhoff. Concluídas as análises, foram apresentadas conside-rações sobre o curador enquanto autor de exposições, as relações entre a curadoria e os outros agentes do campo artístico e a curadoria como parte do processo de construção da história da arte.
id URGS_6b7cff6ced761c0da6cdd5074ee35f88
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/24761
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Rupp, BettinaBulhões, Maria Amelia2010-07-21T04:19:02Z2010http://hdl.handle.net/10183/24761000748989A pesquisa definiu o processo de transição da curadoria ‘tradicional’, voltada para as atividades de conservação, organização, pesquisa e exposição das obras de arte, para a curadoria ‘contemporânea’, caracterizada pela organização da exposição através da elaboração de conceitos críticos formulados pelo curador, que desenvolve de forma autoral o tema da exposição e seleciona quais artistas irão participar da mostra. O período em que ocorreu esta transição foi na segunda metade do século XX, em sincronia com a arte contemporânea e o aumento do número de exposições, fato, este, decorrente da ampliação de espaços expositivos, visível em diversos países. A pesquisa buscou as origens da curadoria para perceber como a atividade foi se constituindo ao longo do tempo até chegar às características concernentes da curadoria ‘contemporânea’. Feito o levantamento sobre quais exposições se tornaram referenciais na arte contemporânea, foi elaborada uma análise para precisar as mudanças ocorridas no âmbito da curadoria, através da atuação de diferentes curadores. Entre eles, Harald Szeemann, Walter Zanini, Achille Bonito Oliva, Sheila Leirner, Jean-Hubert Martin e Paulo Herkenhoff. Concluídas as análises, foram apresentadas conside-rações sobre o curador enquanto autor de exposições, as relações entre a curadoria e os outros agentes do campo artístico e a curadoria como parte do processo de construção da história da arte.The research has defined the transition process from the ‘traditional’ curatorship involved in conservation and organization activities, research and display of the art pieces to a ‘contemporary’ curatorship, characterized by the organization of the exhibition through the elaboration of critical concepts formulated by curator who develops in authorial way the theme of the exhibition and selects which artists will take part in it. This transition happened in the second half of the twentieth century, in synchronicity with the contemporary art and the increasing number of exhibitions, which derived from the increase of exhibition spaces, noticeable in many countries. The research searched the origins of the curatorship to perceive how the activity built up throughout the time until the concerning characteristics of contemporary curatorship were settled. After the assessment about which exhibitions became a reference was made, an analysis was elaborated to precise the changes in the scope of curatorship through the work of various curators. We can highlight among them: Harald Szeemann, Walter Zanini, Achille Bonito Oliva, Sheila Leirner, Jean- Hubert Martin and Paulo Herkenhoff. After the conclusion of the analysis, considerations about the curator as an author of the exhibitions were presented; the relationship between the curatorship and other agents of the artistic field and the curatorship as a part of the construction of Art history.application/pdfporArte contemporâneaCuradoria de arteProdutores culturais : CuradoresArte : ExposiçõesContemporary artCuratorshipArt exhibitionsCuratorsCuradorias na arte contemporânea : considerações sobre precursores, conceitos críticos e campo de arteCuratorships in contemporary art: precursors, concepts and artistic field info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes VisuaisPorto Alegre, BR-RS2010mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000748989.pdf000748989.pdfTexto completoapplication/pdf11039176http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24761/1/000748989.pdf2a1d438fb75b3a461804267b768a3ab4MD51TEXT000748989.pdf.txt000748989.pdf.txtExtracted Texttext/plain497680http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24761/2/000748989.pdf.txte5518c3540d833c2f90b98e7be879dbcMD52THUMBNAIL000748989.pdf.jpg000748989.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1009http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24761/3/000748989.pdf.jpg6cda31bd87cd4d9d05ae233334d6e821MD5310183/247612022-12-16 05:49:55.902695oai:www.lume.ufrgs.br:10183/24761Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-12-16T07:49:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Curadorias na arte contemporânea : considerações sobre precursores, conceitos críticos e campo de arte
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Curatorships in contemporary art: precursors, concepts and artistic field
title Curadorias na arte contemporânea : considerações sobre precursores, conceitos críticos e campo de arte
spellingShingle Curadorias na arte contemporânea : considerações sobre precursores, conceitos críticos e campo de arte
Rupp, Bettina
Arte contemporânea
Curadoria de arte
Produtores culturais : Curadores
Arte : Exposições
Contemporary art
Curatorship
Art exhibitions
Curators
title_short Curadorias na arte contemporânea : considerações sobre precursores, conceitos críticos e campo de arte
title_full Curadorias na arte contemporânea : considerações sobre precursores, conceitos críticos e campo de arte
title_fullStr Curadorias na arte contemporânea : considerações sobre precursores, conceitos críticos e campo de arte
title_full_unstemmed Curadorias na arte contemporânea : considerações sobre precursores, conceitos críticos e campo de arte
title_sort Curadorias na arte contemporânea : considerações sobre precursores, conceitos críticos e campo de arte
author Rupp, Bettina
author_facet Rupp, Bettina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rupp, Bettina
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bulhões, Maria Amelia
contributor_str_mv Bulhões, Maria Amelia
dc.subject.por.fl_str_mv Arte contemporânea
Curadoria de arte
Produtores culturais : Curadores
Arte : Exposições
topic Arte contemporânea
Curadoria de arte
Produtores culturais : Curadores
Arte : Exposições
Contemporary art
Curatorship
Art exhibitions
Curators
dc.subject.eng.fl_str_mv Contemporary art
Curatorship
Art exhibitions
Curators
description A pesquisa definiu o processo de transição da curadoria ‘tradicional’, voltada para as atividades de conservação, organização, pesquisa e exposição das obras de arte, para a curadoria ‘contemporânea’, caracterizada pela organização da exposição através da elaboração de conceitos críticos formulados pelo curador, que desenvolve de forma autoral o tema da exposição e seleciona quais artistas irão participar da mostra. O período em que ocorreu esta transição foi na segunda metade do século XX, em sincronia com a arte contemporânea e o aumento do número de exposições, fato, este, decorrente da ampliação de espaços expositivos, visível em diversos países. A pesquisa buscou as origens da curadoria para perceber como a atividade foi se constituindo ao longo do tempo até chegar às características concernentes da curadoria ‘contemporânea’. Feito o levantamento sobre quais exposições se tornaram referenciais na arte contemporânea, foi elaborada uma análise para precisar as mudanças ocorridas no âmbito da curadoria, através da atuação de diferentes curadores. Entre eles, Harald Szeemann, Walter Zanini, Achille Bonito Oliva, Sheila Leirner, Jean-Hubert Martin e Paulo Herkenhoff. Concluídas as análises, foram apresentadas conside-rações sobre o curador enquanto autor de exposições, as relações entre a curadoria e os outros agentes do campo artístico e a curadoria como parte do processo de construção da história da arte.
publishDate 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-07-21T04:19:02Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/24761
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000748989
url http://hdl.handle.net/10183/24761
identifier_str_mv 000748989
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24761/1/000748989.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24761/2/000748989.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24761/3/000748989.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2a1d438fb75b3a461804267b768a3ab4
e5518c3540d833c2f90b98e7be879dbc
6cda31bd87cd4d9d05ae233334d6e821
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1816736835245703168