Curadorias na arte contemporânea : considerações sobre precursores, conceitos críticos e campo de arte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/24761 |
Resumo: | A pesquisa definiu o processo de transição da curadoria ‘tradicional’, voltada para as atividades de conservação, organização, pesquisa e exposição das obras de arte, para a curadoria ‘contemporânea’, caracterizada pela organização da exposição através da elaboração de conceitos críticos formulados pelo curador, que desenvolve de forma autoral o tema da exposição e seleciona quais artistas irão participar da mostra. O período em que ocorreu esta transição foi na segunda metade do século XX, em sincronia com a arte contemporânea e o aumento do número de exposições, fato, este, decorrente da ampliação de espaços expositivos, visível em diversos países. A pesquisa buscou as origens da curadoria para perceber como a atividade foi se constituindo ao longo do tempo até chegar às características concernentes da curadoria ‘contemporânea’. Feito o levantamento sobre quais exposições se tornaram referenciais na arte contemporânea, foi elaborada uma análise para precisar as mudanças ocorridas no âmbito da curadoria, através da atuação de diferentes curadores. Entre eles, Harald Szeemann, Walter Zanini, Achille Bonito Oliva, Sheila Leirner, Jean-Hubert Martin e Paulo Herkenhoff. Concluídas as análises, foram apresentadas conside-rações sobre o curador enquanto autor de exposições, as relações entre a curadoria e os outros agentes do campo artístico e a curadoria como parte do processo de construção da história da arte. |
id |
URGS_6b7cff6ced761c0da6cdd5074ee35f88 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/24761 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Rupp, BettinaBulhões, Maria Amelia2010-07-21T04:19:02Z2010http://hdl.handle.net/10183/24761000748989A pesquisa definiu o processo de transição da curadoria ‘tradicional’, voltada para as atividades de conservação, organização, pesquisa e exposição das obras de arte, para a curadoria ‘contemporânea’, caracterizada pela organização da exposição através da elaboração de conceitos críticos formulados pelo curador, que desenvolve de forma autoral o tema da exposição e seleciona quais artistas irão participar da mostra. O período em que ocorreu esta transição foi na segunda metade do século XX, em sincronia com a arte contemporânea e o aumento do número de exposições, fato, este, decorrente da ampliação de espaços expositivos, visível em diversos países. A pesquisa buscou as origens da curadoria para perceber como a atividade foi se constituindo ao longo do tempo até chegar às características concernentes da curadoria ‘contemporânea’. Feito o levantamento sobre quais exposições se tornaram referenciais na arte contemporânea, foi elaborada uma análise para precisar as mudanças ocorridas no âmbito da curadoria, através da atuação de diferentes curadores. Entre eles, Harald Szeemann, Walter Zanini, Achille Bonito Oliva, Sheila Leirner, Jean-Hubert Martin e Paulo Herkenhoff. Concluídas as análises, foram apresentadas conside-rações sobre o curador enquanto autor de exposições, as relações entre a curadoria e os outros agentes do campo artístico e a curadoria como parte do processo de construção da história da arte.The research has defined the transition process from the ‘traditional’ curatorship involved in conservation and organization activities, research and display of the art pieces to a ‘contemporary’ curatorship, characterized by the organization of the exhibition through the elaboration of critical concepts formulated by curator who develops in authorial way the theme of the exhibition and selects which artists will take part in it. This transition happened in the second half of the twentieth century, in synchronicity with the contemporary art and the increasing number of exhibitions, which derived from the increase of exhibition spaces, noticeable in many countries. The research searched the origins of the curatorship to perceive how the activity built up throughout the time until the concerning characteristics of contemporary curatorship were settled. After the assessment about which exhibitions became a reference was made, an analysis was elaborated to precise the changes in the scope of curatorship through the work of various curators. We can highlight among them: Harald Szeemann, Walter Zanini, Achille Bonito Oliva, Sheila Leirner, Jean- Hubert Martin and Paulo Herkenhoff. After the conclusion of the analysis, considerations about the curator as an author of the exhibitions were presented; the relationship between the curatorship and other agents of the artistic field and the curatorship as a part of the construction of Art history.application/pdfporArte contemporâneaCuradoria de arteProdutores culturais : CuradoresArte : ExposiçõesContemporary artCuratorshipArt exhibitionsCuratorsCuradorias na arte contemporânea : considerações sobre precursores, conceitos críticos e campo de arteCuratorships in contemporary art: precursors, concepts and artistic field info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes VisuaisPorto Alegre, BR-RS2010mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000748989.pdf000748989.pdfTexto completoapplication/pdf11039176http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24761/1/000748989.pdf2a1d438fb75b3a461804267b768a3ab4MD51TEXT000748989.pdf.txt000748989.pdf.txtExtracted Texttext/plain497680http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24761/2/000748989.pdf.txte5518c3540d833c2f90b98e7be879dbcMD52THUMBNAIL000748989.pdf.jpg000748989.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1009http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24761/3/000748989.pdf.jpg6cda31bd87cd4d9d05ae233334d6e821MD5310183/247612022-12-16 05:49:55.902695oai:www.lume.ufrgs.br:10183/24761Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-12-16T07:49:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Curadorias na arte contemporânea : considerações sobre precursores, conceitos críticos e campo de arte |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Curatorships in contemporary art: precursors, concepts and artistic field |
title |
Curadorias na arte contemporânea : considerações sobre precursores, conceitos críticos e campo de arte |
spellingShingle |
Curadorias na arte contemporânea : considerações sobre precursores, conceitos críticos e campo de arte Rupp, Bettina Arte contemporânea Curadoria de arte Produtores culturais : Curadores Arte : Exposições Contemporary art Curatorship Art exhibitions Curators |
title_short |
Curadorias na arte contemporânea : considerações sobre precursores, conceitos críticos e campo de arte |
title_full |
Curadorias na arte contemporânea : considerações sobre precursores, conceitos críticos e campo de arte |
title_fullStr |
Curadorias na arte contemporânea : considerações sobre precursores, conceitos críticos e campo de arte |
title_full_unstemmed |
Curadorias na arte contemporânea : considerações sobre precursores, conceitos críticos e campo de arte |
title_sort |
Curadorias na arte contemporânea : considerações sobre precursores, conceitos críticos e campo de arte |
author |
Rupp, Bettina |
author_facet |
Rupp, Bettina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rupp, Bettina |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bulhões, Maria Amelia |
contributor_str_mv |
Bulhões, Maria Amelia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte contemporânea Curadoria de arte Produtores culturais : Curadores Arte : Exposições |
topic |
Arte contemporânea Curadoria de arte Produtores culturais : Curadores Arte : Exposições Contemporary art Curatorship Art exhibitions Curators |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Contemporary art Curatorship Art exhibitions Curators |
description |
A pesquisa definiu o processo de transição da curadoria ‘tradicional’, voltada para as atividades de conservação, organização, pesquisa e exposição das obras de arte, para a curadoria ‘contemporânea’, caracterizada pela organização da exposição através da elaboração de conceitos críticos formulados pelo curador, que desenvolve de forma autoral o tema da exposição e seleciona quais artistas irão participar da mostra. O período em que ocorreu esta transição foi na segunda metade do século XX, em sincronia com a arte contemporânea e o aumento do número de exposições, fato, este, decorrente da ampliação de espaços expositivos, visível em diversos países. A pesquisa buscou as origens da curadoria para perceber como a atividade foi se constituindo ao longo do tempo até chegar às características concernentes da curadoria ‘contemporânea’. Feito o levantamento sobre quais exposições se tornaram referenciais na arte contemporânea, foi elaborada uma análise para precisar as mudanças ocorridas no âmbito da curadoria, através da atuação de diferentes curadores. Entre eles, Harald Szeemann, Walter Zanini, Achille Bonito Oliva, Sheila Leirner, Jean-Hubert Martin e Paulo Herkenhoff. Concluídas as análises, foram apresentadas conside-rações sobre o curador enquanto autor de exposições, as relações entre a curadoria e os outros agentes do campo artístico e a curadoria como parte do processo de construção da história da arte. |
publishDate |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-07-21T04:19:02Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/24761 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000748989 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/24761 |
identifier_str_mv |
000748989 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24761/1/000748989.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24761/2/000748989.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24761/3/000748989.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2a1d438fb75b3a461804267b768a3ab4 e5518c3540d833c2f90b98e7be879dbc 6cda31bd87cd4d9d05ae233334d6e821 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1816736835245703168 |