Desenvolvimento de ações educativas sobre práticas de saúde mental em uma internação psiquiátrica de um hospital geral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diniz, Elena Mônego Gonçalves
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/268245
Resumo: Introdução: o cuidado humanizado para os pacientes com transtornos mentais internados em unidades psiquiátricas de hospitais gerais ainda é um desafio para as políticas públicas e para os profissionais da área da saúde. Entre esses desafios estão a dificuldade e falta de satisfação profissional com o trabalho devido à insegurança, medo e tensão em realizar este cuidado. Objetivo: desenvolver ações educativas sobre cuidado em saúde mental em uma internação psiquiátrica de um hospital geral. Métodos: trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo intervenção, com a utilização do referencial da Pesquisa Convergente Assistencial (PCA). A coleta de dados foi realizada, no período de janeiro a maio de 2023, com o total de 13 entrevistas semiestruturadas e quatro rodadas de conversa com profissionais da internação psiquiátrica de um hospital geral no interior do Rio Grande do Sul. Esses dados foram analisados conforme o referencial da PCA. Este estudo foi aprovado por um Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: achados foram agrupados em duas categorias: Práticas de cuidado em saúde mental; e Desafios e potencialidades no trabalho de profissionais de unidade de internação psiquiátrica. Os profissionais identificaram potencialidades e limitações das práticas realizadas dentro e fora da unidade de internação. Indicaram a temática do suicídio como prioridade para o processo educativo em serviço. Isso permitiu a elaboração de planilha 5W2H, capacitação sobre Avaliação e Manejo no Risco de Suicídio, elaboração de proposta de Procedimento Operacional Padrão (POP) e a realização de rodadas de conversa para discutir o POP. Conclusão: a equipe está disposta a assumir uma atitude comprometida com a qualificação e o cuidado integral, no entanto, entre as demandas de capacitação não surgiu elementos como direitos humanos, cidadania e estigma social, tão necessários para transformar o cuidado em saúde mental.
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A coleta de dados foi realizada, no período de janeiro a maio de 2023, com o total de 13 entrevistas semiestruturadas e quatro rodadas de conversa com profissionais da internação psiquiátrica de um hospital geral no interior do Rio Grande do Sul. Esses dados foram analisados conforme o referencial da PCA. Este estudo foi aprovado por um Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: achados foram agrupados em duas categorias: Práticas de cuidado em saúde mental; e Desafios e potencialidades no trabalho de profissionais de unidade de internação psiquiátrica. Os profissionais identificaram potencialidades e limitações das práticas realizadas dentro e fora da unidade de internação. Indicaram a temática do suicídio como prioridade para o processo educativo em serviço. Isso permitiu a elaboração de planilha 5W2H, capacitação sobre Avaliação e Manejo no Risco de Suicídio, elaboração de proposta de Procedimento Operacional Padrão (POP) e a realização de rodadas de conversa para discutir o POP. Conclusão: a equipe está disposta a assumir uma atitude comprometida com a qualificação e o cuidado integral, no entanto, entre as demandas de capacitação não surgiu elementos como direitos humanos, cidadania e estigma social, tão necessários para transformar o cuidado em saúde mental.Introduction: humanized care for patients with mental disorders hospitalized in psychiatric units of general hospitals still a challenge for public policies and health professionals. Among these challenges are the difficulty and lack of job satisfaction due to insecurity, fear and tension in performing this care. Objective: to develop educational actions on mental health care in a psychiatric hospitalization of a general hospital. Methods: this is a research of qualitative approach, of the type intervention, with the use of the referential of the Convergent Assistance (PCA). Data collection was performed from January to May 2023, with a total of 13 interviews and four rounds of conversation with professionals of psychiatric hospitalization of a general hospital in the interior of Rio Grande do Sul. These data were analyzed according to the PCA framework. This study was approved by a Research Ethics Committee. Results: findings were grouped into two categories: Mental health care practices; and Challenges and potentialities at work of psychiatric hospitalization unit professionals. The professionals identified potentialities and limitations of the practices performed inside and outside the hospitalization unit. They indicated the theme of suicide as a priority for the educational process in service. This allowed the preparation of worksheet 5W2H, training on Suicide Risk Assessment and Management, elaboration of a proposal for a Standard Operating Procedure (SOP) and conducting conversation rounds to discuss the SOP. Conclusion: the team is willing to take an attitude committed to qualification and comprehensive care, however, among the demands of training did not emerge elements such as human rights, citizenship and social stigma, so necessary to transform care into mental health.application/pdfporSaúde mentalTranstornos mentaisHospitais geraisServiços de saúde mentalEducação em saúdeMental healthMental disordersGeneral hospitalsMental health servicesDesenvolvimento de ações educativas sobre práticas de saúde mental em uma internação psiquiátrica de um hospital geralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisHospital de Clínicas de Porto AlegrePrograma de Pós-Graduação em Prevenção e Assistência em Saúde Mental e Transtornos AditivosPorto Alegre, BR-RS2023mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001189013.pdf.txt001189013.pdf.txtExtracted Texttext/plain38020http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268245/2/001189013.pdf.txtd272f1b1f303a5dfa0fe6991da29810cMD52ORIGINAL001189013.pdfTexto parcialapplication/pdf856063http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268245/1/001189013.pdfa8ebce87581fde75aaa780a54637f2ebMD5110183/2682452023-12-10 04:21:29.830099oai:www.lume.ufrgs.br:10183/268245Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-12-10T06:21:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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