Entre domínios : dimensões científicas e cenográficas em situações ficcionais Porto Alegre 2016

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schröpel, Daiana
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/134933
Resumo: A pesquisa parte da investigação de procedimentos construtivos implicados na representação e apresentação dos trabalhos Um mosaico misterioso (2015), Gabinete de Coleta, Identificação e Significação de Espécies (2015) e Gabinete para Observação e Identificação Ornito- lógica do Delta do Rio Jacuí (2015). Cada situação ficcional é com- posta por diferentes linguagens justapostas (desenho, fotografia, texto, objeto, vídeo), estruturada por narrativas ficcionais e construída em torno de personagens. Ao transitar entre a realidade e a ficção, as ins-talações estabelecem diálogos com a literatura e o teatro. Ao penetrarem o campo das ciências naturais (zoologia, botânica, entomologia, entre outros), apropriam-se de sistemas de representação e simulam regras de funcionamento destas disciplinas. Desta forma, as questões ampliam-se para uma reflexão teórica acerca da definição da noção de instalação por intermédio de seus aspectos cenográficos e teatrais e de seus elementos estruturais, quais sejam a personagem fic- cional e o conjunto de objetos e dados que a compõem. A investigação se debruça sobre as correspondências entre o trabalho artístico e os históricos Gabinetes de Curiosidades, no que concerne a formas de apresentação e disposição dos objetos, artefatos e espécimes. São analisados sistemas de classificação e denominação científicos, ao obser- var seus aspectos objetivos e subjetivos como propulsores da criação poética. O presente estudo aborda, nesse contexto, aspectos ficcionais e representacionais, diálogos entre arte e ciência e trânsitos entre linguagens e gêneros artísticos, amparando-se em obras referenciais dos artistas Marcel Broodthaers, Mark Dion, Joan Fontcuberta e Ilya Kabakov.
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