O aprender : significações construidas por criança de classes populares
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1997 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/262287 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é o de compreender as significações acerca do aprender, construídas por crianças de classes populares, nas séries iniciais, além de possibilitar a essas crianças a tomada de consciência dos seus significados sobre o aprender, para que entendam, com mais autoria: seu próprio processo de aprendizagem. O tema das significações, a tomada de consciência e os dados desta pesquisa, são analisados, predominantemente, à luz das teorias de Piaget e Freire. Realiza-se uma pesquisa qualitativa do tipo etnográfico, discutindo-se duas grandes categorias de significações: as instituintes e as instituídas. As significações instituídas revelam saberes necessários ao aprender perpassados de geração em geração como naturais, como uma tradição no contexto escolar. As significações instituintes: por sua vez, sinalizam novos caminhos em direção a uma nova vivência e consequentemente a uma nova conceituação do aprender. Conclui-se mostrando a necessidade de "desnaturalizar" os fenômenos dados como naturais: no desenvolvimento da aprendizagem através do distanciamento e re-significação do aprender, re-construindo seu lugar - o que implica a re-invenção da escola. |
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Cava, Patricia PereiraBecker, Fernando2023-07-18T03:28:45Z1997http://hdl.handle.net/10183/262287000097113O objetivo deste trabalho é o de compreender as significações acerca do aprender, construídas por crianças de classes populares, nas séries iniciais, além de possibilitar a essas crianças a tomada de consciência dos seus significados sobre o aprender, para que entendam, com mais autoria: seu próprio processo de aprendizagem. O tema das significações, a tomada de consciência e os dados desta pesquisa, são analisados, predominantemente, à luz das teorias de Piaget e Freire. Realiza-se uma pesquisa qualitativa do tipo etnográfico, discutindo-se duas grandes categorias de significações: as instituintes e as instituídas. As significações instituídas revelam saberes necessários ao aprender perpassados de geração em geração como naturais, como uma tradição no contexto escolar. As significações instituintes: por sua vez, sinalizam novos caminhos em direção a uma nova vivência e consequentemente a uma nova conceituação do aprender. Conclui-se mostrando a necessidade de "desnaturalizar" os fenômenos dados como naturais: no desenvolvimento da aprendizagem através do distanciamento e re-significação do aprender, re-construindo seu lugar - o que implica a re-invenção da escola.The aim of tais paper is to comprehend the meanings surrounding the learning, built by children of popular social classes, in the elementary grades, as well as making it possible for these children to develop the self consciousness of their own meaning about learning, so that they understand with more assertiveness their learning process. The theme of meanings, the consciouness raizing and the data of this research are analysed based predominantly on Piaget and Freire’s theories. A qualitative ethnographic research is done, discussing two great meaning categories: the traditional and the modern. The traditional meanings reveal necessarv knowledge for learning perpetuaded from generation to generation, like natural, like natural, like a tradition in the school context. The modern meanings signal new paths in direction to a new living and consequently to a new conceptualization of learning. It is concluded that there is a necessity of making these phenomenons seen as "natural" become "unnatural" in the learning development, through the distancing of learning and renewal of meaning, rebuilding its place, all of which imply in a reinvention of school.application/pdfporEducaçãoClasse popularO aprender : significações construidas por criança de classes popularesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoCurso de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS1997mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000097113.pdf.txt000097113.pdf.txtExtracted Texttext/plain243858http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262287/2/000097113.pdf.txt3f7c214a5b96baa0d3537c1dd531f40fMD52ORIGINAL000097113.pdfTexto completoapplication/pdf12632027http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262287/1/000097113.pdff5a8134489293c3cefc8876d5e5a1690MD5110183/2622872023-07-19 03:39:06.42122oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262287Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-07-19T06:39:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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