Decolonialidade e ancestralidade : os recursos materiais de contação de histórias em performance

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Taiña do Nascimento
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/235988
Resumo: Nesta pesquisa, objetiva-se compreender, em que contextos de atuação e com quais receptores contadores de histórias porto-alegrenses empregam, ou não, recursos materiais em suas performances. Os Recursos Materiais de Contação de Histórias são constituintes da literatura oral e da literatura pós-colonial brasileira e são evidenciados no aporte teórico dessa investigação, em que disserta-se sobre o colonialismo intrínseco à produção de conhecimentos brasileiros, o colonialismo (CÉSAIRE, 2010), a colonialidade (QUIJANO, 2004) e o genocídio cultural (NASCIMENTO, 2016) presentes no Brasil, assim como sobre a subversão destes pela contação de histórias, a origem da tradição oral no Brasil por meio dos povos afro-pindorâmicos (BISPO, 2015), o ofício do contador de histórias no Brasil (MATOS, 2014; MATOS; SORSY, 2009) e a perfomance (ZUMTHOR, 2012) presente na prática do contador de histórias, conceito principal dessa dissertação. Para atingir à proposta, foi construída uma pesquisa qualitativa etnográfica por meio de entrevistas com quatro contadores de histórias distintos, que atuam na cidade de Porto Alegre: uma contadora de histórias de uma escola pública, um contador de histórias que promove ações culturais em um hospital, um contador de histórias do Movimento Negro e uma contadora de histórias indígena Kaingang. Foram realizados os seguintes processos metodológicos: a) entrevistas com os quatro contadores de histórias, gravadas em plataformas digitais de áudio; b) recolha digital de fotografias dos recursos materiais utilizados nas contações de histórias dos performers; c) análise das entrevistas com os contadores de histórias e produção de um quadro-síntese de suas performances. Os dados recolhidos em campo foram transcritos e analisados por meio de suporte teórico de autores vinculados à teoria pós-colonial, à literatura oral e à performance. Tais análises compuseram um quadro-síntese com aproximações e distanciamentos sobre o emprego de recursos materiais na performance dos contadores de histórias contemporâneos investigados, atrelados à minha performance, no lugar de pesquisadora-participante. Concluiu-se que os contadores de histórias investigados empregam Recursos Materiais de Contação de Histórias em suas performances; pois estes são centrais em suas ações e agem na extensão do corpo dos narradores, na inter-relação com os seus ambientes de atuação
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spelling Rosa, Taiña do NascimentoConte, Daniel2022-03-17T04:46:34Z2021http://hdl.handle.net/10183/235988001138282Nesta pesquisa, objetiva-se compreender, em que contextos de atuação e com quais receptores contadores de histórias porto-alegrenses empregam, ou não, recursos materiais em suas performances. Os Recursos Materiais de Contação de Histórias são constituintes da literatura oral e da literatura pós-colonial brasileira e são evidenciados no aporte teórico dessa investigação, em que disserta-se sobre o colonialismo intrínseco à produção de conhecimentos brasileiros, o colonialismo (CÉSAIRE, 2010), a colonialidade (QUIJANO, 2004) e o genocídio cultural (NASCIMENTO, 2016) presentes no Brasil, assim como sobre a subversão destes pela contação de histórias, a origem da tradição oral no Brasil por meio dos povos afro-pindorâmicos (BISPO, 2015), o ofício do contador de histórias no Brasil (MATOS, 2014; MATOS; SORSY, 2009) e a perfomance (ZUMTHOR, 2012) presente na prática do contador de histórias, conceito principal dessa dissertação. Para atingir à proposta, foi construída uma pesquisa qualitativa etnográfica por meio de entrevistas com quatro contadores de histórias distintos, que atuam na cidade de Porto Alegre: uma contadora de histórias de uma escola pública, um contador de histórias que promove ações culturais em um hospital, um contador de histórias do Movimento Negro e uma contadora de histórias indígena Kaingang. Foram realizados os seguintes processos metodológicos: a) entrevistas com os quatro contadores de histórias, gravadas em plataformas digitais de áudio; b) recolha digital de fotografias dos recursos materiais utilizados nas contações de histórias dos performers; c) análise das entrevistas com os contadores de histórias e produção de um quadro-síntese de suas performances. Os dados recolhidos em campo foram transcritos e analisados por meio de suporte teórico de autores vinculados à teoria pós-colonial, à literatura oral e à performance. Tais análises compuseram um quadro-síntese com aproximações e distanciamentos sobre o emprego de recursos materiais na performance dos contadores de histórias contemporâneos investigados, atrelados à minha performance, no lugar de pesquisadora-participante. Concluiu-se que os contadores de histórias investigados empregam Recursos Materiais de Contação de Histórias em suas performances; pois estes são centrais em suas ações e agem na extensão do corpo dos narradores, na inter-relação com os seus ambientes de atuaçãoIn this research, the objective is to understand in which contexts of action and with which receptors Porto Alegre storytellers employ, or not, material resources in their performances. The Material Resources for Storytelling are constituents of oral literature and post-colonial Brazilian literature and are evidenced in the theoretical contribution of this investigation, in which it discusses colonialism intrinsic to the production of Brazilian knowledge, colonialism (CÉSAIRE, 2010), a coloniality (QUIJANO, 2004) and cultural genocide (NASCIMENTO, 2016) present in Brazil, as well as their subversion through storytelling, the origin of oral tradition in Brazil through the Afro-Pyndoramic peoples (BISPO, 2015), the craft of the storyteller in Brazil (MATOS, 2014; MATOS; SORSY, 2009) and the performance (ZUMTHOR, 2012) present in the practice of the storyteller, the main concept of this dissertation. To achieve the proposal, a qualitative ethnographic research was constructed through interviews with four different storytellers who work in the city of Porto Alegre: a storyteller from a public school, a storyteller who promotes cultural actions in a hospital, a Black Movement storyteller and an indigenous Kaingang storyteller. The following methodological processes were carried out: a) interviews with the four storytellers, recorded on digital audio platforms; b) digital collection of photographs of the material resources used in the performers' storytelling; c) analysis of the interviews with the storytellers and production of a summary table of their performances. The data collected in the field were transcribed and analyzed using theoretical support from authors linked to postcolonial theory, oral literature and performance. Such analyzes composed a synthesis-frame with approximations and distances about the use of material resources in the performance of the investigated contemporary storytellers, linked to my performance, in the place of researcher-participant. It was concluded that the storytellers investigated use Material Resources of Storytelling in their performances; these are central in their actions and act in the extension of the narrators' bodies, in the interrelationship with their acting environments.En esta investigación, el objetivo es comprender en qué contextos de acción y con qué receptores los narradores de Porto Alegre emplean, o no, recursos materiales en sus performances. Los Recursos Materiales de Cuentacuentos son constituyentes de la literatura oral y de la literatura brasileña poscolonial y se evidencian en el aporte teórico de esta investigación, en que se discute el colonialismo intrínseco a la producción del conocimiento brasileño, el colonialismo (CÉSAIRE, 2010), la colonialidad (QUIJANO, 2004) y lo genocidio cultural (NASCIMENTO, 2016) presente en Brasil, así como su subversión a través de la narración, el origen de la tradición oral en Brasil a través de los pueblos afro-pirorámicos (BISPO, 2015), el oficio del narrador en Brasil (MATOS, 2014; MATOS; SORSY, 2009) y la performance (ZUMTHOR, 2012) presente en la práctica del narrador, concepto principal de esta tesis. Para lograr la propuesta, se construyó una investigación etnográfica cualitativa a través de entrevistas a cuatro narradores distintos, que trabajan en la ciudad de Porto Alegre: un narrador de una escuela pública, un narrador que promueve acciones culturales en un hospital, un narrador del Movimiento Negro y un narrador indígena Kaingang. Se llevaron a cabo los siguientes procesos metodológicos: a) entrevistas a los cuatro narradores, grabadas en plataformas de audio digital; b) recopilación digital de fotografías de los recursos materiales utilizados en la actuación de los intérpretes; c) análisis de las entrevistas con los narradores y elaboración de una tabla-resumen de sus performances. Los datos recolectados en el campo fueron transcritos y analizados con apoyo teórico de autores vinculados a la teoría poscolonial, la literatura oral y la performance. Dichos análisis componían un marco de síntesis con aproximaciones y distancias sobre el uso de los Recursos Materiales en la actuación de los narradores contemporáneos investigados, vinculados a mi actuación, en el lugar de investigador-participante. Se concluyó que los narradores investigados utilizan los recursos materiales de la narración en sus actuaciones; estos son centrales en sus acciones y actúan en la extensión de los cuerpos de los narradores, en la interrelación con sus entornos de actuación.application/pdfporContação de históriasPerformanceRecursos didáticosDecolonialidadePovos afro-pindorâmicosLinguagem e línguasStorytellingPerformanceMaterial ResourcesAfro-Pindoramic peoplesCuentacuentosPerformanceRecursos MaterialesDecolonialidadPueblos afro-pindorámicosDecolonialidade e ancestralidade : os recursos materiais de contação de histórias em performanceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2021mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001138282.pdf.txt001138282.pdf.txtExtracted Texttext/plain223262http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235988/2/001138282.pdf.txtd05681378a0a2667073a41b28d854142MD52ORIGINAL001138282.pdfTexto completoapplication/pdf17273436http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235988/1/001138282.pdf2f622d285db9300fd4085ddb49427898MD5110183/2359882022-03-26 05:07:53.466805oai:www.lume.ufrgs.br:10183/235988Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-03-26T08:07:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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