Mulheres negras e o tornar-se negra em experiências escolares e de slam

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Natália Pagot
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/253823
Resumo: Esta dissertação busca entender a formação da identidade negra de jovens mulheres negras - atuantes no slam em Porto Alegre, com idade escolar posterior e subsequente à 2004 - em três contextos de socialização: família, escola e slam . A pesquisa teve por objetivo central analisar, interseccionalmente, experiências de jovens mulheres negras atuantes no slam , a fim de entender o processo de formação da identidade de mulheres negras na relação com suas atuações e com a experiência escolar. Para alcançar o objetivo, buscou-se inspiração em um arranjo metodológico elaborado a partir de Bernard Lahire e Patricia Hill Collins. A metodologia consistiu em entrevistas longas, semiestruturadas, divididas entre os eixos e analisadas interseccionalmente. O trabalho apresenta uma revisão bibliográfica, onde buscou-se as contribuições de estudos precedentes realizados por mulheres negras, dentro da área de interesse. Os referenciais teóricos dizem respeito ao racismo, à interseccionalidade, à educação das relações étnico-raciais e à construção de identidade, a partir das autoras Lélia Gonzalez, Carla Akotirene, Patricia Hill Collins, Nilma Lino Gomes, bell hooks, Stuart Hall e Sílvio Almeida. A pesquisa mostra histórias de mulheres negras que foram cuidadas por outras mulheres que preparavam suas filhas e netas para lidar com situações de racismo e contextos de dificuldades. Nas trajetórias das jovens mulheres negras entrevistadas foi possível ver inclinações disposicionais, como a inclinação ao auto-ódio e à transgressão. Por outro lado, elas mostraram que a escola como uma instituição apresenta, em geral, uma inércia frente ao racismo, a qual foi interpretada como disposição à inércia que caracteriza o sistema escolar. Apesar disso, as escolas foram ambientes marcados por contradições, críticas e ações das mulheres negras que protagonizaram importantes experiências. Por fim, o slam na vida dessas sujeitas se tornou um “quilombo contemporâneo”, uma vez que promoveu comunidades de aprendizagem, diálogo verdadeiro e educação antirracista.
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O trabalho apresenta uma revisão bibliográfica, onde buscou-se as contribuições de estudos precedentes realizados por mulheres negras, dentro da área de interesse. Os referenciais teóricos dizem respeito ao racismo, à interseccionalidade, à educação das relações étnico-raciais e à construção de identidade, a partir das autoras Lélia Gonzalez, Carla Akotirene, Patricia Hill Collins, Nilma Lino Gomes, bell hooks, Stuart Hall e Sílvio Almeida. A pesquisa mostra histórias de mulheres negras que foram cuidadas por outras mulheres que preparavam suas filhas e netas para lidar com situações de racismo e contextos de dificuldades. Nas trajetórias das jovens mulheres negras entrevistadas foi possível ver inclinações disposicionais, como a inclinação ao auto-ódio e à transgressão. Por outro lado, elas mostraram que a escola como uma instituição apresenta, em geral, uma inércia frente ao racismo, a qual foi interpretada como disposição à inércia que caracteriza o sistema escolar. Apesar disso, as escolas foram ambientes marcados por contradições, críticas e ações das mulheres negras que protagonizaram importantes experiências. Por fim, o slam na vida dessas sujeitas se tornou um “quilombo contemporâneo”, uma vez que promoveu comunidades de aprendizagem, diálogo verdadeiro e educação antirracista.This dissertation seeks to understand the formation of the black identity of young black women that participate in poetry slam in Porto Alegre, with school age after 2004 - in three socialization contexts: family, school and slam. The central objective of the research was to analyze, intersectionally, experiences of young black women working in poetry slam, in order to understand the process of formation of the identity of black women in relation to their activities and school experience. To achieve the goal, we sought inspiration in a methodological arrangement elaborated from Bernard Lahire and Patricia Hill Collins. The methodology consisted of long, semi-structured interviews, divided between axes and analyzed intersectionally. The work presents a bibliographic review, which sought the contributions of previous studies carried out by black women, within the area of interest. The theoretical frameworks concern racism, intersectionality, the education of ethnic-racial relations and the construction of identity, from the authors Lélia Gonzalez, Carla Akotirene, Patricia Hill Collins, Nilma Lino Gomes, bell hooks, Stuart Hall and Sílvio Almeida. The research shows stories of black women who were cared for by other women who prepared their daughters and granddaughters to deal with situations of racism and contexts of difficulties. In the trajectories of the young black women interviewed, it was possible to see dispositional inclinations, such as inclination to self-hate and transgression. On the other hand, they showed that the school as an institution. In general, presents an inertia in the face of racism, which was interpreted as a willingness to the inertia that characterizes the school system. Despite this, schools were environments marked by contradictions, criticisms and actions of black women who played an important role in experiences. Finally, the poetry slam became a “contemporary Brazilian quilombo” in the lives of these subjects, since it promoted communities of learning, true dialogue and anti-racist education.application/pdfporMulher negraIdentidadeRelações étnicas e raciaisBlack womanEducationIdentityIntersectionalityPoetry slamMulheres negras e o tornar-se negra em experiências escolares e de slaminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2022mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001156328.pdf.txt001156328.pdf.txtExtracted Texttext/plain326797http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253823/2/001156328.pdf.txt3ab79701f4e761772ff549c130ade6f8MD52ORIGINAL001156328.pdfTexto completoapplication/pdf1176259http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253823/1/001156328.pdf6780b7753f8be5be0187f17922f1937cMD5110183/2538232023-01-19 06:00:47.030918oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253823Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-01-19T08:00:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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