Jornalismo em contexto de convergência : implicações da distribuição multiplataforma na ampliação dos contratos de comunicação dos dispositivos de Zero Hora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Belochio, Vivian de Carvalho
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/61450
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo central investigar como a atuação multiplataforma da instância de produção da empresa Zero Hora, em contexto de convergência jornalística, amplia os contratos de comunicação propostos aos seus públicos. Considera-se a hipótese de que quando uma organização noticiosa que trabalha com uma mídia tradicional como o jornal impresso, por exemplo, lança publicações suas na Web e em suportes móveis como celulares e tablets, acaba adaptando a sua atuação às potencialidades e às peculiaridades dos referidos contextos. Nesse sentido, amplia as suas possibilidades de relacionamento com o público. Assim, cria diferentes dispositivos de encenação e também diferentes contratos de comunicação. Parte-se das abordagens de Charaudeau (2007; 2008; 2010) para a reflexão sobre o contrato de comunicação no jornalismo. As suas possíveis mudanças a partir da convergência são discutidas com base nas análises de autores como Jenkins (2001; 2008), Pavlik e Mcintosh (2011), Domingo et. al. (2007) e Salaverría e Negredo (2008). Na parte metodológica é realizada, com inspiração na análise de discurso semiolinguística (CHARAUDEAU, 2010), a observação de Zero Hora em contexto de convergência jornalística. A pesquisa é direcionada para a observação da instância de produção da organização jornalística. São aplicadas técnicas da observação qualitativa indireta em 72 edições de Zero Hora, divididas em: 18 edições do jornal impresso, 18 edições de Zero Hora.com, 18 edições de Zero Hora no iPad e 18 edições de Zero Hora no iPhone. Além disso, foi realizada a entrevista semiestruturada com sete membros da equipe da empresa jornalística. Tal análise revelou que Zero Hora apresenta variações no seu perfil de enunciadora, no sentido de que propõe contratos de comunicação distintos em cada plataforma utilizada nas suas estratégias contemporâneas. A empresa trabalha com dispositivos de encenação da informação diferentes e com perfis de destinatários-alvo que variam de acordo com cada um dos referidos dispositivos.
id URGS_6cff3265b1473b74cd5755ac47123a49
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/61450
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Belochio, Vivian de CarvalhoPrimo, Alessandra Teixeira2012-11-27T01:39:55Z2012http://hdl.handle.net/10183/61450000861516O presente trabalho tem como objetivo central investigar como a atuação multiplataforma da instância de produção da empresa Zero Hora, em contexto de convergência jornalística, amplia os contratos de comunicação propostos aos seus públicos. Considera-se a hipótese de que quando uma organização noticiosa que trabalha com uma mídia tradicional como o jornal impresso, por exemplo, lança publicações suas na Web e em suportes móveis como celulares e tablets, acaba adaptando a sua atuação às potencialidades e às peculiaridades dos referidos contextos. Nesse sentido, amplia as suas possibilidades de relacionamento com o público. Assim, cria diferentes dispositivos de encenação e também diferentes contratos de comunicação. Parte-se das abordagens de Charaudeau (2007; 2008; 2010) para a reflexão sobre o contrato de comunicação no jornalismo. As suas possíveis mudanças a partir da convergência são discutidas com base nas análises de autores como Jenkins (2001; 2008), Pavlik e Mcintosh (2011), Domingo et. al. (2007) e Salaverría e Negredo (2008). Na parte metodológica é realizada, com inspiração na análise de discurso semiolinguística (CHARAUDEAU, 2010), a observação de Zero Hora em contexto de convergência jornalística. A pesquisa é direcionada para a observação da instância de produção da organização jornalística. São aplicadas técnicas da observação qualitativa indireta em 72 edições de Zero Hora, divididas em: 18 edições do jornal impresso, 18 edições de Zero Hora.com, 18 edições de Zero Hora no iPad e 18 edições de Zero Hora no iPhone. Além disso, foi realizada a entrevista semiestruturada com sete membros da equipe da empresa jornalística. Tal análise revelou que Zero Hora apresenta variações no seu perfil de enunciadora, no sentido de que propõe contratos de comunicação distintos em cada plataforma utilizada nas suas estratégias contemporâneas. A empresa trabalha com dispositivos de encenação da informação diferentes e com perfis de destinatários-alvo que variam de acordo com cada um dos referidos dispositivos.This research was aimed at investigating how the performance of multiplatform production instance of the company "Zero Hora" in the context of convergence journalism, the contracts of communication, offered to its public, are extended. Is considered the hypothesis that when a communication vehicle launches traditional versions of their products on the web and mobile media such as mobile phones and tablets, among others, adapt its work to the capabilities and peculiarities of these contexts. Accordingly, increases the chances of relationship with the public. Thus, it may be creating new "devices" and also differentiated communication contracts. To reflect on it, the research considers approaches of Charaudeau (2007, 2008, 2010) on the communication contract in journalism. The possible changes in times of convergence are discussed considering the analyzes of authors such as Jenkins (2001, 2008), Pavlik and Mcintosh (2011), Domingo et. al. (2007) and Salaverria and Negredo (2008). The theoretical part is performed with inspiration in discourse analysis semiolinguistic (CHARAUDEAU, 2010), the observation of “Zero Hora” in the context of convergence journalism. The research is directed to observe the production instance of journalistic organization. Techniques are applied qualitative indirect observation in 72 editions of “Zero Hora”, divided into: 18 editions of the newspaper, Zero Hora.com 18 editions, 18 editions of Zero Hora on the iPad and 18 editions of Zero Hora on the iPhone. In addition, we performed a semi-structured interviews with seven staff members of news organization. This analysis revealed that Zero Hour varies in its profile enunciator in that it proposes different communication contracts on each platform used in their contemporary strategies. The company works with devices from different staging information and target audience profiles that vary with each of said devices.application/pdfporJornalismo onlineCultura da convergênciaJornalismo : Aspectos teóricosZero Hora (Jornal)Communications contractDigital journalismConvergence journalismMultiplatform distributionJornalismo em contexto de convergência : implicações da distribuição multiplataforma na ampliação dos contratos de comunicação dos dispositivos de Zero HoraJournalism in context of convergence: implications of multiplatform distribution in the expansion of the contracts of communication of devices in “Zero Hora” info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e InformaçãoPorto Alegre, BR-RS2012doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000861516.pdf000861516.pdfTexto completoapplication/pdf12748358http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61450/1/000861516.pdf73aa71ad1f09dcca07d790d11d3eafc8MD51000861516-02.pdf000861516-02.pdfAnexosapplication/pdf19141513http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61450/2/000861516-02.pdf82d592e16ba57c33214041d62db80e10MD52TEXT000861516-02.pdf.txt000861516-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain106639http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61450/3/000861516-02.pdf.txt3231932f9299d2c464c79dfcd2f1adebMD53000861516.pdf.txt000861516.pdf.txtExtracted Texttext/plain754408http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61450/4/000861516.pdf.txt9b8b6555a0ec12ac59bd7f6275a9396fMD54THUMBNAIL000861516.pdf.jpg000861516.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1041http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61450/5/000861516.pdf.jpgd4cc8895f4e8d9d21c30843de9757770MD55000861516-02.pdf.jpg000861516-02.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1159http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61450/6/000861516-02.pdf.jpgbb5dfcdf4ff2bd376dfe4751edd5a6d9MD5610183/614502024-04-14 06:46:19.77717oai:www.lume.ufrgs.br:10183/61450Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-04-14T09:46:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Jornalismo em contexto de convergência : implicações da distribuição multiplataforma na ampliação dos contratos de comunicação dos dispositivos de Zero Hora
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Journalism in context of convergence: implications of multiplatform distribution in the expansion of the contracts of communication of devices in “Zero Hora”
title Jornalismo em contexto de convergência : implicações da distribuição multiplataforma na ampliação dos contratos de comunicação dos dispositivos de Zero Hora
spellingShingle Jornalismo em contexto de convergência : implicações da distribuição multiplataforma na ampliação dos contratos de comunicação dos dispositivos de Zero Hora
Belochio, Vivian de Carvalho
Jornalismo online
Cultura da convergência
Jornalismo : Aspectos teóricos
Zero Hora (Jornal)
Communications contract
Digital journalism
Convergence journalism
Multiplatform distribution
title_short Jornalismo em contexto de convergência : implicações da distribuição multiplataforma na ampliação dos contratos de comunicação dos dispositivos de Zero Hora
title_full Jornalismo em contexto de convergência : implicações da distribuição multiplataforma na ampliação dos contratos de comunicação dos dispositivos de Zero Hora
title_fullStr Jornalismo em contexto de convergência : implicações da distribuição multiplataforma na ampliação dos contratos de comunicação dos dispositivos de Zero Hora
title_full_unstemmed Jornalismo em contexto de convergência : implicações da distribuição multiplataforma na ampliação dos contratos de comunicação dos dispositivos de Zero Hora
title_sort Jornalismo em contexto de convergência : implicações da distribuição multiplataforma na ampliação dos contratos de comunicação dos dispositivos de Zero Hora
author Belochio, Vivian de Carvalho
author_facet Belochio, Vivian de Carvalho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Belochio, Vivian de Carvalho
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Primo, Alessandra Teixeira
contributor_str_mv Primo, Alessandra Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Jornalismo online
Cultura da convergência
Jornalismo : Aspectos teóricos
Zero Hora (Jornal)
topic Jornalismo online
Cultura da convergência
Jornalismo : Aspectos teóricos
Zero Hora (Jornal)
Communications contract
Digital journalism
Convergence journalism
Multiplatform distribution
dc.subject.eng.fl_str_mv Communications contract
Digital journalism
Convergence journalism
Multiplatform distribution
description O presente trabalho tem como objetivo central investigar como a atuação multiplataforma da instância de produção da empresa Zero Hora, em contexto de convergência jornalística, amplia os contratos de comunicação propostos aos seus públicos. Considera-se a hipótese de que quando uma organização noticiosa que trabalha com uma mídia tradicional como o jornal impresso, por exemplo, lança publicações suas na Web e em suportes móveis como celulares e tablets, acaba adaptando a sua atuação às potencialidades e às peculiaridades dos referidos contextos. Nesse sentido, amplia as suas possibilidades de relacionamento com o público. Assim, cria diferentes dispositivos de encenação e também diferentes contratos de comunicação. Parte-se das abordagens de Charaudeau (2007; 2008; 2010) para a reflexão sobre o contrato de comunicação no jornalismo. As suas possíveis mudanças a partir da convergência são discutidas com base nas análises de autores como Jenkins (2001; 2008), Pavlik e Mcintosh (2011), Domingo et. al. (2007) e Salaverría e Negredo (2008). Na parte metodológica é realizada, com inspiração na análise de discurso semiolinguística (CHARAUDEAU, 2010), a observação de Zero Hora em contexto de convergência jornalística. A pesquisa é direcionada para a observação da instância de produção da organização jornalística. São aplicadas técnicas da observação qualitativa indireta em 72 edições de Zero Hora, divididas em: 18 edições do jornal impresso, 18 edições de Zero Hora.com, 18 edições de Zero Hora no iPad e 18 edições de Zero Hora no iPhone. Além disso, foi realizada a entrevista semiestruturada com sete membros da equipe da empresa jornalística. Tal análise revelou que Zero Hora apresenta variações no seu perfil de enunciadora, no sentido de que propõe contratos de comunicação distintos em cada plataforma utilizada nas suas estratégias contemporâneas. A empresa trabalha com dispositivos de encenação da informação diferentes e com perfis de destinatários-alvo que variam de acordo com cada um dos referidos dispositivos.
publishDate 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-11-27T01:39:55Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/61450
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000861516
url http://hdl.handle.net/10183/61450
identifier_str_mv 000861516
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61450/1/000861516.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61450/2/000861516-02.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61450/3/000861516-02.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61450/4/000861516.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61450/5/000861516.pdf.jpg
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61450/6/000861516-02.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 73aa71ad1f09dcca07d790d11d3eafc8
82d592e16ba57c33214041d62db80e10
3231932f9299d2c464c79dfcd2f1adeb
9b8b6555a0ec12ac59bd7f6275a9396f
d4cc8895f4e8d9d21c30843de9757770
bb5dfcdf4ff2bd376dfe4751edd5a6d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085244988030976