Desenvolvimento do pensamento geométrico espacial GeoGebra, Impressora 3D e Abstração Reflexionante processo de abstração reflexionante

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hedler, Larissa Weyh Monzon
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/219414
Resumo: Nesta pesquisa investigou-se possibilidades de impacto das tecnologias digitais, o software de geometria dinâmica GeoGebra e a impressão 3D, sobre o pensamento geométrico espacial de estudantes do Ensino Médio. As tecnologias digitais proporcionaram aos sujeitos experiências e interação com uma diversidade de objetos, alguns inacessíveis no ambiente natural, informando ao sujeito sobre suas características físicas e relacionando-as com propriedades advindas de conceitos cognitivos construídos anteriormente pelo próprio sujeito. Essas experiências e interações foram analisadas à luz da teoria de Piaget, referente a abstrações reflexionantes e o desenvolvimento do pensamento geométrico espacial. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa na modalidade de estudo de casos múltiplos, na qual foi proporcionado aos participantes da investigação experiências com objetos espaciais utilizando o software de geometria dinâmica GeoGebra e a impressão 3D. Diante das análises realizadas após a experiência, percebeu-se o potencial do software GeoGebra para criar situações em que os participantes empiricamente enriqueceram suas próximas experiências e relacionaram os objetos visíveis e manipulativos do software com operações cognitivas já construídas, aplicando esses conhecimentos para resolver novas situações. A impressora 3D proporcionou aos sujeitos uma resposta das suas decisões tomadas, propiciando a oportunidade de refletir sobre seus resultados. Assim, os resultados deram indícios que as situações propostas com o uso dessas tecnologias proporcionaram equilibrações em um patamar cognitivo superior ao anterior referente ao pensamento geométrico espacial, ou seja, desenvolvimento do pensamento espacial.
id URGS_6e6b3c9d477fdacf3087bda06b5fe993
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/219414
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Hedler, Larissa Weyh MonzonBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2021-04-02T04:25:59Z2020http://hdl.handle.net/10183/219414001124123Nesta pesquisa investigou-se possibilidades de impacto das tecnologias digitais, o software de geometria dinâmica GeoGebra e a impressão 3D, sobre o pensamento geométrico espacial de estudantes do Ensino Médio. As tecnologias digitais proporcionaram aos sujeitos experiências e interação com uma diversidade de objetos, alguns inacessíveis no ambiente natural, informando ao sujeito sobre suas características físicas e relacionando-as com propriedades advindas de conceitos cognitivos construídos anteriormente pelo próprio sujeito. Essas experiências e interações foram analisadas à luz da teoria de Piaget, referente a abstrações reflexionantes e o desenvolvimento do pensamento geométrico espacial. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa na modalidade de estudo de casos múltiplos, na qual foi proporcionado aos participantes da investigação experiências com objetos espaciais utilizando o software de geometria dinâmica GeoGebra e a impressão 3D. Diante das análises realizadas após a experiência, percebeu-se o potencial do software GeoGebra para criar situações em que os participantes empiricamente enriqueceram suas próximas experiências e relacionaram os objetos visíveis e manipulativos do software com operações cognitivas já construídas, aplicando esses conhecimentos para resolver novas situações. A impressora 3D proporcionou aos sujeitos uma resposta das suas decisões tomadas, propiciando a oportunidade de refletir sobre seus resultados. Assim, os resultados deram indícios que as situações propostas com o uso dessas tecnologias proporcionaram equilibrações em um patamar cognitivo superior ao anterior referente ao pensamento geométrico espacial, ou seja, desenvolvimento do pensamento espacial.This research has investigated the possibilities of digital technologies impact, dynamical geometry software GeoGebra and 3D printing, over the spatial geometric thinking of High School students. The digital technologies have provided to the subjects experiences and interactions with different objects, some unavailable in the natural environment, telling to the subject about their physical characteristics, and relating them with proprieties came from cognitive concepts built previously by the subject himself. This experiences and interactions were analyzed based on Piaget theory, related to reflective abstraction and the development of spatial geometric thinking. The research has a qualitative approach in a multiple case study modality, which has provided to the research participants experiences with space objects using GeoGebra dynamical geometry software and 3D printing. In view of the analyses performed after the experience, the potential of the GeoGebra software was realized on situations in which the participants have empirically enriched their own experiences and related the software’s visible and manipulative objects with cognitive operations already built, applying this knowledge to solve new situations. The 3D printer has provided to the subjects an answer of their taken decisions, affording the opportunity to reflect about their results. The results indicated that the proposed situations using these technologies provided equilibration in a cognitive level higher than the previous one regarding the spatial geometric thinking, that is, the development of the spatial thinking.application/pdfporTecnologia digitalTecnologia educacionalGeometria dinâmicaGeoGebra : SoftwareAbstração reflexionanteDigital TechnologiesSpatial Geometric ThinkingDynamical GeometryGeoGebra3D PrintingReflective AbstractionDesenvolvimento do pensamento geométrico espacial GeoGebra, Impressora 3D e Abstração Reflexionante processo de abstração reflexionanteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Informática na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2020doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001124123.pdf.txt001124123.pdf.txtExtracted Texttext/plain459865http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219414/2/001124123.pdf.txt0bf9678156b02195f90e2737ec9e915dMD52ORIGINAL001124123.pdfTexto completoapplication/pdf2929140http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219414/1/001124123.pdf415d48f843d71dde6623f43644a10058MD5110183/2194142021-05-07 05:09:36.052932oai:www.lume.ufrgs.br:10183/219414Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-05-07T08:09:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desenvolvimento do pensamento geométrico espacial GeoGebra, Impressora 3D e Abstração Reflexionante processo de abstração reflexionante
title Desenvolvimento do pensamento geométrico espacial GeoGebra, Impressora 3D e Abstração Reflexionante processo de abstração reflexionante
spellingShingle Desenvolvimento do pensamento geométrico espacial GeoGebra, Impressora 3D e Abstração Reflexionante processo de abstração reflexionante
Hedler, Larissa Weyh Monzon
Tecnologia digital
Tecnologia educacional
Geometria dinâmica
GeoGebra : Software
Abstração reflexionante
Digital Technologies
Spatial Geometric Thinking
Dynamical Geometry
GeoGebra
3D Printing
Reflective Abstraction
title_short Desenvolvimento do pensamento geométrico espacial GeoGebra, Impressora 3D e Abstração Reflexionante processo de abstração reflexionante
title_full Desenvolvimento do pensamento geométrico espacial GeoGebra, Impressora 3D e Abstração Reflexionante processo de abstração reflexionante
title_fullStr Desenvolvimento do pensamento geométrico espacial GeoGebra, Impressora 3D e Abstração Reflexionante processo de abstração reflexionante
title_full_unstemmed Desenvolvimento do pensamento geométrico espacial GeoGebra, Impressora 3D e Abstração Reflexionante processo de abstração reflexionante
title_sort Desenvolvimento do pensamento geométrico espacial GeoGebra, Impressora 3D e Abstração Reflexionante processo de abstração reflexionante
author Hedler, Larissa Weyh Monzon
author_facet Hedler, Larissa Weyh Monzon
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hedler, Larissa Weyh Monzon
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
contributor_str_mv Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia digital
Tecnologia educacional
Geometria dinâmica
GeoGebra : Software
Abstração reflexionante
topic Tecnologia digital
Tecnologia educacional
Geometria dinâmica
GeoGebra : Software
Abstração reflexionante
Digital Technologies
Spatial Geometric Thinking
Dynamical Geometry
GeoGebra
3D Printing
Reflective Abstraction
dc.subject.eng.fl_str_mv Digital Technologies
Spatial Geometric Thinking
Dynamical Geometry
GeoGebra
3D Printing
Reflective Abstraction
description Nesta pesquisa investigou-se possibilidades de impacto das tecnologias digitais, o software de geometria dinâmica GeoGebra e a impressão 3D, sobre o pensamento geométrico espacial de estudantes do Ensino Médio. As tecnologias digitais proporcionaram aos sujeitos experiências e interação com uma diversidade de objetos, alguns inacessíveis no ambiente natural, informando ao sujeito sobre suas características físicas e relacionando-as com propriedades advindas de conceitos cognitivos construídos anteriormente pelo próprio sujeito. Essas experiências e interações foram analisadas à luz da teoria de Piaget, referente a abstrações reflexionantes e o desenvolvimento do pensamento geométrico espacial. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa na modalidade de estudo de casos múltiplos, na qual foi proporcionado aos participantes da investigação experiências com objetos espaciais utilizando o software de geometria dinâmica GeoGebra e a impressão 3D. Diante das análises realizadas após a experiência, percebeu-se o potencial do software GeoGebra para criar situações em que os participantes empiricamente enriqueceram suas próximas experiências e relacionaram os objetos visíveis e manipulativos do software com operações cognitivas já construídas, aplicando esses conhecimentos para resolver novas situações. A impressora 3D proporcionou aos sujeitos uma resposta das suas decisões tomadas, propiciando a oportunidade de refletir sobre seus resultados. Assim, os resultados deram indícios que as situações propostas com o uso dessas tecnologias proporcionaram equilibrações em um patamar cognitivo superior ao anterior referente ao pensamento geométrico espacial, ou seja, desenvolvimento do pensamento espacial.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-04-02T04:25:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/219414
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001124123
url http://hdl.handle.net/10183/219414
identifier_str_mv 001124123
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219414/2/001124123.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219414/1/001124123.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0bf9678156b02195f90e2737ec9e915d
415d48f843d71dde6623f43644a10058
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085549407469568