Quanto custa o livro didático? uma análise a partir do Portal da Transparência do FNDE/MEC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Douglas Fraga
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/210551
Resumo: Com quase cem anos desde sua idealização, o PNLD - Programa Nacional do Livro Didático é, hoje, indiscutivelmente um dos maiores e mais importantes recursos voltado ao ensino na educação básica de escolas públicas no Brasil. Contudo, mesmo apresentando melhorias ao longo de sua existência, o PNLD ainda apresenta lacunas. Neste sentido, este trabalho tem o objetivo de produzir uma análise econômico-financeira para o PNLD, a partir de um recorte dos últimos seis anos (2014-2019). Para isso, foi realizada uma pesquisa documental no portal da transparência do FNDE/MEC - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação do Ministério da Educação à luz da literatura existente sobre Livro Didático. Como resultado, esta proposta expõe o quão significativo tem sido o investimento neste Programa durante o período analisado. Por outro lado, os resultados apresentam o quantitativo de exemplares adquiridos e de beneficiados por nível escolar (anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos) que permite inferir o baixo custo unitário e sua abrangência. Além disto, os comparativos entre os níveis beneficiados permitem considerações, tais como, econômico-financeiras.
id URGS_6ea94bbc8599b412c9cdcbce6a6030b1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/210551
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Silveira, Douglas FragaTeixeira, Maria do Rocio Fontoura2020-06-24T03:39:46Z2020http://hdl.handle.net/10183/210551001115478Com quase cem anos desde sua idealização, o PNLD - Programa Nacional do Livro Didático é, hoje, indiscutivelmente um dos maiores e mais importantes recursos voltado ao ensino na educação básica de escolas públicas no Brasil. Contudo, mesmo apresentando melhorias ao longo de sua existência, o PNLD ainda apresenta lacunas. Neste sentido, este trabalho tem o objetivo de produzir uma análise econômico-financeira para o PNLD, a partir de um recorte dos últimos seis anos (2014-2019). Para isso, foi realizada uma pesquisa documental no portal da transparência do FNDE/MEC - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação do Ministério da Educação à luz da literatura existente sobre Livro Didático. Como resultado, esta proposta expõe o quão significativo tem sido o investimento neste Programa durante o período analisado. Por outro lado, os resultados apresentam o quantitativo de exemplares adquiridos e de beneficiados por nível escolar (anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos) que permite inferir o baixo custo unitário e sua abrangência. Além disto, os comparativos entre os níveis beneficiados permitem considerações, tais como, econômico-financeiras.Almost one hundred years since its idealization, the PNLD - Programa Nacional do Livro Didático is, today, arguably one of the biggest and most important resources for teaching in public schools in Brazil. However, even with improvements throughout its existence, the Program still has shortcomings. In this sense, the present work aims to produce a financial analysis for PNLD, from a sample of the last six years (from 2014 to 2019). For this, a documentary research was conducted at the FNDE/MEC - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação do Ministério da Educação transparency portal by using the existing literature about textbooks. As a result, this proposition shows how the investment in this Program has been significant during the period analyzed. On the other hand, the results present the quantity of copies purchased and students benefited (from initial and final years of Elementary School, High School and Youth and Adult Education), which allows to infer the low unit cost and its scope. In addition, comparisons between the beneficiary levels allow other considerations, such as economic and financial.Casi cien años después de su creación, el PNLD - Programa Nacional do Livro Didático es hoy uno de los recursos mas grandes e importantes para ayudar a la práctica docente en Brasil. Sin embargo, aunque con mejoras a lo largo de su existencia, el Programa todavía tiene deficiencias. En este sentido, el presente trabajo tiene como objetivo producir un análisis financiero para PNLD, a partir de un corte de los últimos seis años (2014 a 2019). Para esto, se realizó una investigación documental en el portal de transparencia del FNDE/MEC - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação do Ministério da Educação a la luz de la literatura existente sobre libros de texto. Como resultado, esta propuesta muestra cuán significativa ha sido la inversión en este Programa, durante el período analizado y, por otro lado, la cantidad de copias compradas y beneficiadas (años iniciales y finales de la escuela primaria, secundaria y educación de jóvenes y adultos) que permiten inferir el bajo costo unitario y su alcance. Además, las comparaciones entre los niveles de beneficiarios permiten consideraciones, como las económicas y financeiras.application/pdfporPrograma Nacional do Livro DidáticoLivro didáticoPreço de livrosPolíticas públicas : BrasilInvestimento públicoUnit costTextbookCosto unitarioLibro de textoQuanto custa o livro didático? uma análise a partir do Portal da Transparência do FNDE/MECinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2020mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001115478.pdf.txt001115478.pdf.txtExtracted Texttext/plain50885http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210551/2/001115478.pdf.txta2a8ee3cb1f6f2933063848cc9354d4fMD52ORIGINAL001115478.pdfTexto completoapplication/pdf356606http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210551/1/001115478.pdfc46800202fabdc132e0c42c58bec4378MD5110183/2105512021-05-07 05:00:11.2632oai:www.lume.ufrgs.br:10183/210551Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-05-07T08:00:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Quanto custa o livro didático? uma análise a partir do Portal da Transparência do FNDE/MEC
title Quanto custa o livro didático? uma análise a partir do Portal da Transparência do FNDE/MEC
spellingShingle Quanto custa o livro didático? uma análise a partir do Portal da Transparência do FNDE/MEC
Silveira, Douglas Fraga
Programa Nacional do Livro Didático
Livro didático
Preço de livros
Políticas públicas : Brasil
Investimento público
Unit cost
Textbook
Costo unitario
Libro de texto
title_short Quanto custa o livro didático? uma análise a partir do Portal da Transparência do FNDE/MEC
title_full Quanto custa o livro didático? uma análise a partir do Portal da Transparência do FNDE/MEC
title_fullStr Quanto custa o livro didático? uma análise a partir do Portal da Transparência do FNDE/MEC
title_full_unstemmed Quanto custa o livro didático? uma análise a partir do Portal da Transparência do FNDE/MEC
title_sort Quanto custa o livro didático? uma análise a partir do Portal da Transparência do FNDE/MEC
author Silveira, Douglas Fraga
author_facet Silveira, Douglas Fraga
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Douglas Fraga
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Teixeira, Maria do Rocio Fontoura
contributor_str_mv Teixeira, Maria do Rocio Fontoura
dc.subject.por.fl_str_mv Programa Nacional do Livro Didático
Livro didático
Preço de livros
Políticas públicas : Brasil
Investimento público
topic Programa Nacional do Livro Didático
Livro didático
Preço de livros
Políticas públicas : Brasil
Investimento público
Unit cost
Textbook
Costo unitario
Libro de texto
dc.subject.eng.fl_str_mv Unit cost
Textbook
dc.subject.spa.fl_str_mv Costo unitario
Libro de texto
description Com quase cem anos desde sua idealização, o PNLD - Programa Nacional do Livro Didático é, hoje, indiscutivelmente um dos maiores e mais importantes recursos voltado ao ensino na educação básica de escolas públicas no Brasil. Contudo, mesmo apresentando melhorias ao longo de sua existência, o PNLD ainda apresenta lacunas. Neste sentido, este trabalho tem o objetivo de produzir uma análise econômico-financeira para o PNLD, a partir de um recorte dos últimos seis anos (2014-2019). Para isso, foi realizada uma pesquisa documental no portal da transparência do FNDE/MEC - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação do Ministério da Educação à luz da literatura existente sobre Livro Didático. Como resultado, esta proposta expõe o quão significativo tem sido o investimento neste Programa durante o período analisado. Por outro lado, os resultados apresentam o quantitativo de exemplares adquiridos e de beneficiados por nível escolar (anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos) que permite inferir o baixo custo unitário e sua abrangência. Além disto, os comparativos entre os níveis beneficiados permitem considerações, tais como, econômico-financeiras.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-06-24T03:39:46Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/210551
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001115478
url http://hdl.handle.net/10183/210551
identifier_str_mv 001115478
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210551/2/001115478.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210551/1/001115478.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a2a8ee3cb1f6f2933063848cc9354d4f
c46800202fabdc132e0c42c58bec4378
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309165117145088