Educação positiva : desenvolvimento, implementação e avaliação de um programa de formação e intervenção online para professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Cyntia Mendes de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/229858
Resumo: Educação Positiva é um termo amplo para descrever intervenções positivas empiricamente validadas que tenham um impacto no bem-estar do aluno e da equipe escolar. Este estudo investigou o desenvolvimento, a implementação e a avaliação da viabilidade de um programa de Educação Positiva para professores online, bem como adaptou e investigou as propriedades psicométricas de um instrumento de avaliação do otimismo em crianças e adolescentes. Para tanto, a tese está composta por dois capítulos teóricos, os quais abordam conceitos e aplicações da Educação Positiva, e um capítulo que apresenta uma revisão sistemática de intervenções que promovem bem-estar em crianças no contexto escolar, além de três estudos empíricos. O primeiro estudo empírico investigou a percepção de professores e coordenadores sobre o ensino do bem estar nas escolas. Esse estudo reforçou a necessidade da formação de professores antes da implementação de programas de intervenção em bem-estar com os alunos. Em seguida, apresenta-se o capítulo que trata do desenvolvimento do programa de Educação Positiva para professores. O programa multicomponente foi organizado em seis encontros, em formato grupal e foi implementado na modalidade online, o qual visa ensinar e promover os elementos do modelo multidimensional de bem-estar PERMA, entre os professores para que possam vivenciar e multiplicá-los entre os seus alunos. Educação Positiva é um termo amplo para descrever intervenções positivas empiricamente validadas que tenham um impacto no bem-estar do aluno e da equipe escolar. Este estudo investigou o desenvolvimento, a implementação e a avaliação da viabilidade de um programa de Educação Positiva para professores online, bem como adaptou e investigou as propriedades psicométricas de um instrumento de avaliação do otimismo em crianças e adolescentes. Para tanto, a tese está composta por dois capítulos teóricos, os quais abordam conceitos e aplicações da Educação Positiva, e um capítulo que apresenta uma revisão sistemática de intervenções que promovem bem-estar em crianças no contexto escolar, além de três estudos empíricos. O primeiro estudo empírico investigou a percepção de professores e coordenadores sobre o ensino do bem estar nas escolas. Esse estudo reforçou a necessidade da formação de professores antes da implementação de programas de intervenção em bem-estar com os alunos. Em seguida, apresenta-se o capítulo que trata do desenvolvimento do programa de Educação Positiva para professores. O programa multicomponente foi organizado em seis encontros, em formato grupal e foi implementado na modalidade online, o qual visa ensinar e promover os elementos do modelo multidimensional de bem-estar PERMA, entre os professores para que possam vivenciar e multiplicá-los entre os seus alunos.
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Esse estudo reforçou a necessidade da formação de professores antes da implementação de programas de intervenção em bem-estar com os alunos. Em seguida, apresenta-se o capítulo que trata do desenvolvimento do programa de Educação Positiva para professores. O programa multicomponente foi organizado em seis encontros, em formato grupal e foi implementado na modalidade online, o qual visa ensinar e promover os elementos do modelo multidimensional de bem-estar PERMA, entre os professores para que possam vivenciar e multiplicá-los entre os seus alunos. Educação Positiva é um termo amplo para descrever intervenções positivas empiricamente validadas que tenham um impacto no bem-estar do aluno e da equipe escolar. Este estudo investigou o desenvolvimento, a implementação e a avaliação da viabilidade de um programa de Educação Positiva para professores online, bem como adaptou e investigou as propriedades psicométricas de um instrumento de avaliação do otimismo em crianças e adolescentes. Para tanto, a tese está composta por dois capítulos teóricos, os quais abordam conceitos e aplicações da Educação Positiva, e um capítulo que apresenta uma revisão sistemática de intervenções que promovem bem-estar em crianças no contexto escolar, além de três estudos empíricos. O primeiro estudo empírico investigou a percepção de professores e coordenadores sobre o ensino do bem estar nas escolas. Esse estudo reforçou a necessidade da formação de professores antes da implementação de programas de intervenção em bem-estar com os alunos. Em seguida, apresenta-se o capítulo que trata do desenvolvimento do programa de Educação Positiva para professores. O programa multicomponente foi organizado em seis encontros, em formato grupal e foi implementado na modalidade online, o qual visa ensinar e promover os elementos do modelo multidimensional de bem-estar PERMA, entre os professores para que possam vivenciar e multiplicá-los entre os seus alunos.Positive Education is a broad term to describe empirically validated positive interventions that have an impact on student and school staff well-being. This study investigated the development, implementation, and feasibility assessment of an online Positive Education programme for teachers, as well as adapted and investigated the psychometric properties of an instrument to assess optimism in children and adolescents. Therefore, the thesis is composed of two theoretical chapters, which address concepts and applications of Positive Education, and a chapter that presents a systematic review of interventions that promote well-being in children in the school context, in addition to three empirical studies. The first empirical study was carried out with seven teachers and coordinators and investigated their perception of the teaching of well-being in schools. This study reinforced the need for teacher training before implementing well-being intervention programs with students. Then, the chapter that deals with the development of the program for teachers is presented. The multi component program was organized in six meetings, in group format and was implemented online, which aims to teach and promote the elements of the multidimensional model of PERMA well-being among teachers so that they can experience and multiply them among their students. students. The second empirical study, based on data from seven teachers, presents the program's feasibility criteria: demand, acceptability, adherence, moderator evaluation (social skills and integrity/fidelity), dose (verbalizations of practice or use of the tools made available in the intervention), satisfaction with the program and with the moderator, understanding of the contents and the process of implementing the program. Triangulation of data using quantitative and qualitative measures, and multiple informants (teachers, observers, and moderator), pointed to the feasibility of the program. Further studies are needed to verify the program's effectiveness. Finally, the last empirical study offers evidence of the validity, reliability, and invariance of the Portuguese Brazilian version of the YLOT, an instrument that can be used by the teacher or school team to compose the quantitative baseline and post-intervention assessment, which will help in the assessment of outcomes related to well-being. The relevance of the findings to support the development, implementation, and evaluation of interventions in the school context is highlighted.application/pdfporBem-estarEducaçãoPsicometriaAvaliação de programa educacionalOtimismoPsicologia positivaFormação de professoresProgrammePositive educationPositive psychologyTeachersEducação positiva : desenvolvimento, implementação e avaliação de um programa de formação e intervenção online para professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2021doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001131450.pdf.txt001131450.pdf.txtExtracted Texttext/plain99057http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229858/2/001131450.pdf.txt0159519eb68ad3c5e8b75d360690225aMD52ORIGINAL001131450.pdfTexto parcialapplication/pdf1282192http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229858/1/001131450.pdfd93df171cfb1ea582183e601617af18aMD5110183/2298582021-09-19 04:30:23.546693oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229858Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-09-19T07:30:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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