O impacto de um curso de ensino a distância (EAD) de prevenção em LER/DORT na qualidade de vida de um grupo de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Renata Cristina Rocha da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/181285
Resumo: Introdução: As Lesões por Esforços Repetitivos (LER) ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) são afecções músculo esqueléticas. A enfermagem é uma das categorias da área da saúde mais atingidas por estas, devido aos fatores de risco da profissão. Apresentar desconforto e dor em regiões específicas do corpo, faz parte do cotidiano de muitos destes trabalhadores, que acabam apresentando alterações em sua qualidade de vida. Estes fatores levam ao aparecimento do presenteísmo observado quando o trabalhador está presente no trabalho apesar de doente ou com algum problema físico ou psicológico e ao absenteísmo que ocorre quando este trabalhador falta ao trabalho. Objetivo: Avaliar o impacto de um Curso de Ensino à Distância (EAD) de Prevenção em LER/DORT na qualidade de vida destes trabalhadores e avaliar também desconforto e dor, presenteísmo e absenteísmo. Métodos: Sessenta funcionários da enfermagem de um hospital geral universitário participaram do ensaio clínico, randomizados aleatoriamente em dois grupos.Os critérios de inclusão foram: ser contratado do hospital nas categorias profissionais enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e atuarem em unidades de internação. Foram excluídos trabalhadores com diagnóstico de LER/DORT auto-referido.O grupo intervenção participou de um curso em EAD com duração de 8 horas, composto por estratégias e dicas laborais para a prevenção de LER/DORT, literaturas disponíveis e provas teóricas, o grupo controle foi submetido a uma palestra educativa com duração de 30 minutos, com os mesmos conteúdos do curso em EAD. Foram avaliados antes da intervenção, duas e oito semanas após. Resultados: Quando comparada a qualidade de vida entre os grupos não observamos melhores resultados na percepção do grupo intervenção. O domínio de dor apresentou pior percepção. Presenteísmo foi observado em ambos os grupos, observamos redução do presenteísmo nos grupos sendo no grupo controle uma diferença significativa.Em relação ao desconforto e dor, ambos os grupos apresentaram alta prevalência, houve mudança significativa no grupo controle, com redução na escala do basal para a 8ª semana depois na região das costas inferior. No grupo intervenção não há uma diferença estatisticamente significativa, apesar de haver uma importante redução. Já o absenteísmo apresentou diferença entre os grupos, sendo que no vii grupo intervenção teve redução do número de horas de afastamento por doença. Conclusão: Não há evidência do impacto de um curso de ensino a distância (EAD) de prevenção em LER/DORT na melhora da percepção de qualidade de vida de um grupo de enfermagem.
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Objetivo: Avaliar o impacto de um Curso de Ensino à Distância (EAD) de Prevenção em LER/DORT na qualidade de vida destes trabalhadores e avaliar também desconforto e dor, presenteísmo e absenteísmo. Métodos: Sessenta funcionários da enfermagem de um hospital geral universitário participaram do ensaio clínico, randomizados aleatoriamente em dois grupos.Os critérios de inclusão foram: ser contratado do hospital nas categorias profissionais enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e atuarem em unidades de internação. Foram excluídos trabalhadores com diagnóstico de LER/DORT auto-referido.O grupo intervenção participou de um curso em EAD com duração de 8 horas, composto por estratégias e dicas laborais para a prevenção de LER/DORT, literaturas disponíveis e provas teóricas, o grupo controle foi submetido a uma palestra educativa com duração de 30 minutos, com os mesmos conteúdos do curso em EAD. Foram avaliados antes da intervenção, duas e oito semanas após. Resultados: Quando comparada a qualidade de vida entre os grupos não observamos melhores resultados na percepção do grupo intervenção. O domínio de dor apresentou pior percepção. Presenteísmo foi observado em ambos os grupos, observamos redução do presenteísmo nos grupos sendo no grupo controle uma diferença significativa.Em relação ao desconforto e dor, ambos os grupos apresentaram alta prevalência, houve mudança significativa no grupo controle, com redução na escala do basal para a 8ª semana depois na região das costas inferior. No grupo intervenção não há uma diferença estatisticamente significativa, apesar de haver uma importante redução. Já o absenteísmo apresentou diferença entre os grupos, sendo que no vii grupo intervenção teve redução do número de horas de afastamento por doença. Conclusão: Não há evidência do impacto de um curso de ensino a distância (EAD) de prevenção em LER/DORT na melhora da percepção de qualidade de vida de um grupo de enfermagem.Introduction: Repetitive Strain Injuries (RSI) or Work-Related Musculoskeletal Disorders (WMSDs) are musculoskeletal disorders. Nursing is one of the health categories that area most affected by these, due to the profession risk factors. Many of these workers show discomfort and pain in specific regions of the body as part of the daily life that end up presenting changes in their quality of life. These factors lead to the appearance of presenteeism observed when the worker is present at work despite being ill or with some physical or psychological problem and to absenteeism that occurs when this worker is absent from work. Objective: To evaluate the effects of a distance learning (DL) course on prevention of RSI and WMSDs in the quality of life of these workers and also to assess discomfort and pain, presenteeism and absenteeism. Methods: Sixty nursing staff from a general university hospital participated in the randomized trial, randomly divided into two groups. The inclusion criteria were: to be a hospital employee in the categories professional nurses, technicians, nurse assistants and to work in hospitalization units. Workers with self-reported diagnosis of RSI/WMSDs were excluded. The intervention group participated in an 8h DL course, consisting of strategies and work tips for the prevention of RSI/ WMSDs, available literature and theoretical evidence, the control group was submitted to a 30 minute educational lecture, with the same content of the DL course. They were evaluated before the intervention, two and eight weeks after. Results: When comparing the quality of life between the groups, the we did not observe better results in the perception of the intervention group. The pain domain presented worse perception. Presenteeism was observed in both groups, we observed reduction of presenteeism in the groups being a significant difference in the control group. Regarding to discomfort and pain, both groups presented a high prevalence, there was a significant change in the control group, with a reduction in the baseline scale to the 8th week later in the lower back region. In the intervention group there is no significant difference statistically, although there is a significant reduction. On the other hand, absenteeism presented a difference between the groups and in the intervention group there was a reduction in the number of hours of sick leave. Conclusion: There is no evidence of the impact of a distance learning prevention course on RSI/WMSDs on the improvement of the perception of the quality of life of a nursing groupapplication/pdfporTranstornos traumáticos cumulativosSaúde ocupacionalEnfermagemEducação a distânciaPrevenção de doençasQualidade de vidaPresenteísmoAbsenteísmoRSI/WMSDsWorker HealthDistance Learning - DLNursingPreventionO impacto de um curso de ensino a distância (EAD) de prevenção em LER/DORT na qualidade de vida de um grupo de enfermageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de MedicinaPrograma de Pós-Graduação em Medicina: Ciências CirúrgicasPorto Alegre, BR-RS2018doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001063746.pdf.txt001063746.pdf.txtExtracted Texttext/plain139295http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181285/2/001063746.pdf.txt1b4029815c0f0461209a08ee6ff26cffMD52ORIGINAL001063746.pdfTexto completoapplication/pdf1328428http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181285/1/001063746.pdfc17c36d0bf7ca03381ee16ae82dfd42cMD5110183/1812852023-08-24 03:33:46.126426oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181285Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-08-24T06:33:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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