Avaliação do impacto de ações de fiscalização de velocidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Rafael Pinto
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/231568
Resumo: O excesso de velocidade aumenta a possibilidade da ocorrência de um acidente de trânsito bem como sua severidade, sendo função da Polícia Rodoviária Federal a fiscalização de velocidade nas rodovias federais com o intuito de evitar a ocorrência de acidentes ou de reduzir os danos decorrentes dos acidentes que não foram possíveis de serem evitados. Nesse sentido, este estudo busca avaliar o impacto de ações de fiscalização de velocidade sobre a segurança viária, bem como identificar o impacto da presença ostensiva da viatura caracterizada em locais de fiscalização de velocidade e comparar as variações de velocidade entre duas estratégias de fiscalização de velocidade. A rodovia federal selecionada foi a BR 290, no trecho metropolitano, onde foram medidas as velocidades dos veículos em dois pontos, com distância de 2 km entre eles, sendo testadas duas estratégias de fiscalização de velocidade (Estratégia de Fiscalização A: viatura operacional caracterizada e viatura discreta administrativa, respectivamente no primeiro e no segundo ponto e Estratégia de Fiscalização B: viatura discreta administrativa em ambos os pontos). Através do teste t pareado verificou-se que na Estratégia de Fiscalização A houve uma diminuição de velocidade comparando o primeiro ponto com o segundo ponto e que esta diminuição foi significativamente relevante enquanto na Estratégia de Fiscalização B, apesar de ter sido indicada a redução de velocidade do ponto 1 para o ponto 2, esta não foi significativamente relevante. Através do teste t para amostras independentes, comparando as duas estratégias de fiscalização pela média da diferença de velocidade dos pontos 1 e 2, ficou constatado que a diferença média da Estratégia de Fiscalização A foi maior que na Estratégia de Fiscalização B, isto é, na estratégia onde a viatura operacional caracterizada estava presente.
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