Entre a lente e o pincel : interfaces de linguagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Niura Aparecida Legramante
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/270524
Resumo: Esta pesquisa propõe-se a análise de diversas questões resultantes das interfaces entre o meio fotográfico e o pictórico e de alguns aspectos dos meios gráficos em produções contemporâneas: mise en scène, matérias, códigos e convenções pictofotográficas e tableau photographique. O estudo estrutura-se em dois eixos principais: a fotografia como reminiscências do pictural e a fotografia como premissa para o pictural e o gráfico. Investigam-se as fontes visuais utilizadas nos processos de criação, de que forma uma linguagem pode reverberar em outra e como a fotografia transformou o conceito de obra e de artista ao modificar a relação deste com o real. Para realizar as abordagens sobre as naturezas desses meios, considera-se um conjunto de obras de artistas atuantes a partir dos anos de 1970 até o presente momento em Paris, Porto Alegre e São Paulo: Bachelot Caron, Cia de Foto, Felipe Cama, Marco Giannotti, Marco Buti, Marilice Corona, Mário Röhnelt, Maristela Salvatori, Miriam Tolpolar, Philippe Cognée e Vera Chaves Barcellos, entre outros. O foco das análises não se encontra na totalidade da produção de cada artista, mas somente em determinadas obras de cada um, pertinentes às problemáticas elencadas em cada capítulo. Também fazem parte das abordagens alguns trabalhos de artistas internacionais bastante conhecidos – Robert Rauschenberg, Gerhard Richter, Jeff Wall, Luc Tuymans, Joel-Peter Witkin e Cindy Sherman, entre outros –, uma vez que suas obras e processos têm consonância com as questões tratadas nesta pesquisa. O campo teórico estruturou-se a partir das contribuições de teóricos como André Rouillé, Éric de Chassey, Dominique Baqué, Icleia Cattani, Laura Flores, Michel Frizot, Michel Poivert, Olivier Lugon, Régis Durand, Vicent Lavoie e Vilém Flusser, entre outros. Dessa forma, a pesquisa procura contemplar um trabalho analítico conceitual sobre o cruzamento entre diferentes linguagens.
id URGS_6faad4c3b66595ebcfa48aa29afe27df
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/270524
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Ribeiro, Niura Aparecida LegramanteCattani, Icleia Maria Borsa2023-12-23T03:29:50Z2013http://hdl.handle.net/10183/270524000892337Esta pesquisa propõe-se a análise de diversas questões resultantes das interfaces entre o meio fotográfico e o pictórico e de alguns aspectos dos meios gráficos em produções contemporâneas: mise en scène, matérias, códigos e convenções pictofotográficas e tableau photographique. O estudo estrutura-se em dois eixos principais: a fotografia como reminiscências do pictural e a fotografia como premissa para o pictural e o gráfico. Investigam-se as fontes visuais utilizadas nos processos de criação, de que forma uma linguagem pode reverberar em outra e como a fotografia transformou o conceito de obra e de artista ao modificar a relação deste com o real. Para realizar as abordagens sobre as naturezas desses meios, considera-se um conjunto de obras de artistas atuantes a partir dos anos de 1970 até o presente momento em Paris, Porto Alegre e São Paulo: Bachelot Caron, Cia de Foto, Felipe Cama, Marco Giannotti, Marco Buti, Marilice Corona, Mário Röhnelt, Maristela Salvatori, Miriam Tolpolar, Philippe Cognée e Vera Chaves Barcellos, entre outros. O foco das análises não se encontra na totalidade da produção de cada artista, mas somente em determinadas obras de cada um, pertinentes às problemáticas elencadas em cada capítulo. Também fazem parte das abordagens alguns trabalhos de artistas internacionais bastante conhecidos – Robert Rauschenberg, Gerhard Richter, Jeff Wall, Luc Tuymans, Joel-Peter Witkin e Cindy Sherman, entre outros –, uma vez que suas obras e processos têm consonância com as questões tratadas nesta pesquisa. O campo teórico estruturou-se a partir das contribuições de teóricos como André Rouillé, Éric de Chassey, Dominique Baqué, Icleia Cattani, Laura Flores, Michel Frizot, Michel Poivert, Olivier Lugon, Régis Durand, Vicent Lavoie e Vilém Flusser, entre outros. Dessa forma, a pesquisa procura contemplar um trabalho analítico conceitual sobre o cruzamento entre diferentes linguagens.This thesis aims at analyzing several issues resulting from interfaces between photographic and pictorial means, and some aspects of graphic means in contemporary productions: mise en scène, matters, pictorial-photographic codes and conventions, and tableau photographique. The study is structured on two axes: photography as reminiscences of the pictorial, and photography as a premise of the pictorial and the graphical. The investigation addresses the visual sources used in the creation processes, the way through which a language can reverberate in another language, and the way that photography has changed the concept of both art work and artist by modifying the relationship between the latter and the real. In order to approach the natures of those means, works by several artists that have been working since the 1970’s up to the present, in Paris, Porto Alegre and Sao Paulo, have been considered, such as Bachelot Caron, Cia de Foto, Felipe Cama, Marco Giannotti, Marco Buti, Marilice Corona, Mário Röhnelt, Maristela Salvatori, Miriam Tolpolar, Philippe Cognée and Vera Chaves Barcellos, among others. The focus of the analyses is not on the whole production of each artist, but only on certain works regarded as relevant to the issues raised in each chapter. Other foreign artists such as Robert Rauschenberg, Gerhard Richter, Jeff Wall, Luc Tuymans, Joel-Peter Witkin and Cindy Sherman, among others, have also been addressed, as their works and processes are in line with the issues approached in this research. The theoretical field is structured on contributions by theorists such as André Rouillé, Éric de Chassey, Dominique Baqué, Icleia Cattani, Laura Flores, Michel Frizot, Michel Poivert, Olivier Lugon, Régis Durand, Vicent Lavoie and Vilém Flusser, among others. Thus, the research attempts to conduct an analytical conceptual approach of the crossing of different languages.application/pdfporArte contemporâneaFotografiaPinturaMatérias pictofotográficasCruzamento de linguagensLanguage crossings,Pictorial- photographic mattersMise en scèneTableau photographiqueEntre a lente e o pincel : interfaces de linguagensinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes VisuaisPorto Alegre, BR-RS2013doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000892337.pdf.txt000892337.pdf.txtExtracted Texttext/plain1041541http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270524/3/000892337.pdf.txt87d355e081edd50d1403ef3af7c512a2MD53000892337-02.pdf.txt000892337-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain131498http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270524/4/000892337-02.pdf.txtaaf8d2479f13ede518857437ce5ff0a4MD54ORIGINAL000892337.pdfVolume 1application/pdf2466981http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270524/1/000892337.pdfee2e123b4484b940a1d8b40232196f0bMD51000892337-02.pdfVolume 2application/pdf28461362http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270524/2/000892337-02.pdf335169c08b455d48e7ccdbfc7dc41514MD5210183/2705242023-12-24 04:26:47.447858oai:www.lume.ufrgs.br:10183/270524Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-12-24T06:26:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Entre a lente e o pincel : interfaces de linguagens
title Entre a lente e o pincel : interfaces de linguagens
spellingShingle Entre a lente e o pincel : interfaces de linguagens
Ribeiro, Niura Aparecida Legramante
Arte contemporânea
Fotografia
Pintura
Matérias pictofotográficas
Cruzamento de linguagens
Language crossings,
Pictorial- photographic matters
Mise en scène
Tableau photographique
title_short Entre a lente e o pincel : interfaces de linguagens
title_full Entre a lente e o pincel : interfaces de linguagens
title_fullStr Entre a lente e o pincel : interfaces de linguagens
title_full_unstemmed Entre a lente e o pincel : interfaces de linguagens
title_sort Entre a lente e o pincel : interfaces de linguagens
author Ribeiro, Niura Aparecida Legramante
author_facet Ribeiro, Niura Aparecida Legramante
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Niura Aparecida Legramante
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cattani, Icleia Maria Borsa
contributor_str_mv Cattani, Icleia Maria Borsa
dc.subject.por.fl_str_mv Arte contemporânea
Fotografia
Pintura
Matérias pictofotográficas
Cruzamento de linguagens
topic Arte contemporânea
Fotografia
Pintura
Matérias pictofotográficas
Cruzamento de linguagens
Language crossings,
Pictorial- photographic matters
Mise en scène
Tableau photographique
dc.subject.eng.fl_str_mv Language crossings,
Pictorial- photographic matters
Mise en scène
Tableau photographique
description Esta pesquisa propõe-se a análise de diversas questões resultantes das interfaces entre o meio fotográfico e o pictórico e de alguns aspectos dos meios gráficos em produções contemporâneas: mise en scène, matérias, códigos e convenções pictofotográficas e tableau photographique. O estudo estrutura-se em dois eixos principais: a fotografia como reminiscências do pictural e a fotografia como premissa para o pictural e o gráfico. Investigam-se as fontes visuais utilizadas nos processos de criação, de que forma uma linguagem pode reverberar em outra e como a fotografia transformou o conceito de obra e de artista ao modificar a relação deste com o real. Para realizar as abordagens sobre as naturezas desses meios, considera-se um conjunto de obras de artistas atuantes a partir dos anos de 1970 até o presente momento em Paris, Porto Alegre e São Paulo: Bachelot Caron, Cia de Foto, Felipe Cama, Marco Giannotti, Marco Buti, Marilice Corona, Mário Röhnelt, Maristela Salvatori, Miriam Tolpolar, Philippe Cognée e Vera Chaves Barcellos, entre outros. O foco das análises não se encontra na totalidade da produção de cada artista, mas somente em determinadas obras de cada um, pertinentes às problemáticas elencadas em cada capítulo. Também fazem parte das abordagens alguns trabalhos de artistas internacionais bastante conhecidos – Robert Rauschenberg, Gerhard Richter, Jeff Wall, Luc Tuymans, Joel-Peter Witkin e Cindy Sherman, entre outros –, uma vez que suas obras e processos têm consonância com as questões tratadas nesta pesquisa. O campo teórico estruturou-se a partir das contribuições de teóricos como André Rouillé, Éric de Chassey, Dominique Baqué, Icleia Cattani, Laura Flores, Michel Frizot, Michel Poivert, Olivier Lugon, Régis Durand, Vicent Lavoie e Vilém Flusser, entre outros. Dessa forma, a pesquisa procura contemplar um trabalho analítico conceitual sobre o cruzamento entre diferentes linguagens.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-23T03:29:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/270524
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000892337
url http://hdl.handle.net/10183/270524
identifier_str_mv 000892337
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270524/3/000892337.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270524/4/000892337-02.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270524/1/000892337.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270524/2/000892337-02.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 87d355e081edd50d1403ef3af7c512a2
aaf8d2479f13ede518857437ce5ff0a4
ee2e123b4484b940a1d8b40232196f0b
335169c08b455d48e7ccdbfc7dc41514
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309228076793856