Educação do campo e desenvolvimento territorial : um olhar sobre as contribuições da política de formação de professoras/es do campo em Santa Rosa de Lima (SC)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula, Cláudia Regina Ataíde de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/253078
Resumo: Este estudo tem por objetivo, a partir de uma pesquisa realizada entre os anos de 2020 e 2022 com egressas/os e ex-professores/gestores do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (Turma de 2012 das Encostas da Serra Geral/SC) da Universi-dade Federal de Santa Catarina (UFSC), compreender quais foram as contribuições que a formação de Professoras/es “do”, “no” e “para campo aportou ao processo de construção territorial que, desde o início da década de 1990, vem se desenvolvendo nas Encostas da Serra Geral. Os resultados deste estudo apontam que o acesso à universidade em função do projeto de “interiorização” e o formato em Regime de Al-ternância, proporcionou às/aos egressas/os do Curso, além do aprendizado e forma-ção de educadoras/es apropriadamente preparados para trabalhar em escolas do campo, a ampliar o olhar e a percepção da realidade (social, ambiental, cultural, polí-tica e econômica) na qual se encontram inseridos. O Curso contribuiu também para despertar o interesse, fortalecer e qualificar as discussões e o papel participativo des-tes educandos em questões que envolvem o desenvolvimento do território. Fazendo com que, atualmente, essas/es egressas/os ocupem salas de aulas, direção de esco-las, Diretoria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Turismo, lideranças em cooperativas e associações locais e sejam rea-lizadores ainda mais qualificados do agroturismo e da produção agroecológica em suas propriedades rurais, se colocando com agentes fortalecedores do desenvolvi-mento territorial.
id URGS_70a9da16afc5932b65aafe1c6ffaaf10
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253078
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Paula, Cláudia Regina Ataíde deMoll, JaquelineGuzzatti, Thaise2022-12-23T04:52:42Z2022http://hdl.handle.net/10183/253078001157882Este estudo tem por objetivo, a partir de uma pesquisa realizada entre os anos de 2020 e 2022 com egressas/os e ex-professores/gestores do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (Turma de 2012 das Encostas da Serra Geral/SC) da Universi-dade Federal de Santa Catarina (UFSC), compreender quais foram as contribuições que a formação de Professoras/es “do”, “no” e “para campo aportou ao processo de construção territorial que, desde o início da década de 1990, vem se desenvolvendo nas Encostas da Serra Geral. Os resultados deste estudo apontam que o acesso à universidade em função do projeto de “interiorização” e o formato em Regime de Al-ternância, proporcionou às/aos egressas/os do Curso, além do aprendizado e forma-ção de educadoras/es apropriadamente preparados para trabalhar em escolas do campo, a ampliar o olhar e a percepção da realidade (social, ambiental, cultural, polí-tica e econômica) na qual se encontram inseridos. O Curso contribuiu também para despertar o interesse, fortalecer e qualificar as discussões e o papel participativo des-tes educandos em questões que envolvem o desenvolvimento do território. Fazendo com que, atualmente, essas/es egressas/os ocupem salas de aulas, direção de esco-las, Diretoria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Turismo, lideranças em cooperativas e associações locais e sejam rea-lizadores ainda mais qualificados do agroturismo e da produção agroecológica em suas propriedades rurais, se colocando com agentes fortalecedores do desenvolvi-mento territorial.This study aims, based on a survey conducted between the years 2020 and 2022 with graduates and former teachers/managers of the Degree Course in Field Education (Class of 2012 from Encostas da Serra Geral/SC) of the Federal University of Santa Catarina (UFSC), to understand which were the contributions that the formation of tea-chers "from", "in" and "for" the countryside contributed to the process of territorial cons-truction that, since the beginning of the 1990s, has been developed in the Encostas da Serra Geral. The results of this study point out that the access to the university due to the "interiorization" project and the Alternating Cycle format have provided the course's graduates, besides knowledge, and the formation of educators appropriately prepared to work in rural schools, also the broadening of their perception of the reality (social, environmental, cultural, political and economic) in which they are inserted. The Course has also contributed to awaken the interest, strengthen and qualify the discussions and the participative role of these students in issues that involve the development of the territory. As a result, these graduates now occupy classrooms, school management, the Municipal Board of Education, the Municipal Secretariat of Education, the Municipal Secretariat of Tourism, leadership in cooperatives and local associations, and are even more qualified entrepreneurs in agro-tourism and agro-ecological production in their rural properties, becoming strengthening agents of territorial development.application/pdfporEducação do campoLicenciaturaCapacitação profissionalTrabalhadores ruraisRural educationTraining for rural teachersTerritorial developmentEducação do campo e desenvolvimento territorial : um olhar sobre as contribuições da política de formação de professoras/es do campo em Santa Rosa de Lima (SC)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2022mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001157882.pdf.txt001157882.pdf.txtExtracted Texttext/plain269071http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253078/2/001157882.pdf.txtf9ce22e1706757b456d8ee72b3580940MD52ORIGINAL001157882.pdfTexto completoapplication/pdf3104080http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253078/1/001157882.pdf2fc18aa7015ff2eb03952fc1b20c0c21MD5110183/2530782022-12-24 06:05:11.474192oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253078Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-12-24T08:05:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação do campo e desenvolvimento territorial : um olhar sobre as contribuições da política de formação de professoras/es do campo em Santa Rosa de Lima (SC)
title Educação do campo e desenvolvimento territorial : um olhar sobre as contribuições da política de formação de professoras/es do campo em Santa Rosa de Lima (SC)
spellingShingle Educação do campo e desenvolvimento territorial : um olhar sobre as contribuições da política de formação de professoras/es do campo em Santa Rosa de Lima (SC)
Paula, Cláudia Regina Ataíde de
Educação do campo
Licenciatura
Capacitação profissional
Trabalhadores rurais
Rural education
Training for rural teachers
Territorial development
title_short Educação do campo e desenvolvimento territorial : um olhar sobre as contribuições da política de formação de professoras/es do campo em Santa Rosa de Lima (SC)
title_full Educação do campo e desenvolvimento territorial : um olhar sobre as contribuições da política de formação de professoras/es do campo em Santa Rosa de Lima (SC)
title_fullStr Educação do campo e desenvolvimento territorial : um olhar sobre as contribuições da política de formação de professoras/es do campo em Santa Rosa de Lima (SC)
title_full_unstemmed Educação do campo e desenvolvimento territorial : um olhar sobre as contribuições da política de formação de professoras/es do campo em Santa Rosa de Lima (SC)
title_sort Educação do campo e desenvolvimento territorial : um olhar sobre as contribuições da política de formação de professoras/es do campo em Santa Rosa de Lima (SC)
author Paula, Cláudia Regina Ataíde de
author_facet Paula, Cláudia Regina Ataíde de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paula, Cláudia Regina Ataíde de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moll, Jaqueline
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Guzzatti, Thaise
contributor_str_mv Moll, Jaqueline
Guzzatti, Thaise
dc.subject.por.fl_str_mv Educação do campo
Licenciatura
Capacitação profissional
Trabalhadores rurais
topic Educação do campo
Licenciatura
Capacitação profissional
Trabalhadores rurais
Rural education
Training for rural teachers
Territorial development
dc.subject.eng.fl_str_mv Rural education
Training for rural teachers
Territorial development
description Este estudo tem por objetivo, a partir de uma pesquisa realizada entre os anos de 2020 e 2022 com egressas/os e ex-professores/gestores do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (Turma de 2012 das Encostas da Serra Geral/SC) da Universi-dade Federal de Santa Catarina (UFSC), compreender quais foram as contribuições que a formação de Professoras/es “do”, “no” e “para campo aportou ao processo de construção territorial que, desde o início da década de 1990, vem se desenvolvendo nas Encostas da Serra Geral. Os resultados deste estudo apontam que o acesso à universidade em função do projeto de “interiorização” e o formato em Regime de Al-ternância, proporcionou às/aos egressas/os do Curso, além do aprendizado e forma-ção de educadoras/es apropriadamente preparados para trabalhar em escolas do campo, a ampliar o olhar e a percepção da realidade (social, ambiental, cultural, polí-tica e econômica) na qual se encontram inseridos. O Curso contribuiu também para despertar o interesse, fortalecer e qualificar as discussões e o papel participativo des-tes educandos em questões que envolvem o desenvolvimento do território. Fazendo com que, atualmente, essas/es egressas/os ocupem salas de aulas, direção de esco-las, Diretoria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Turismo, lideranças em cooperativas e associações locais e sejam rea-lizadores ainda mais qualificados do agroturismo e da produção agroecológica em suas propriedades rurais, se colocando com agentes fortalecedores do desenvolvi-mento territorial.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-23T04:52:42Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/253078
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001157882
url http://hdl.handle.net/10183/253078
identifier_str_mv 001157882
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253078/2/001157882.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253078/1/001157882.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f9ce22e1706757b456d8ee72b3580940
2fc18aa7015ff2eb03952fc1b20c0c21
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085604837294080