Avaliação da aplicação de uma ferramenta pedagógica para o estudo do fumo passivo com os licenciandos em biologia da Universidade Regional do Cariri, CE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bento, Elizângela Beneval
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/188466
Resumo: A exposição à fumaça de tabaco tem sido objeto de pouca discussão no âmbito escolar. O objetivo deste estudo foi identificar a percepção dos alunos licenciandos da Universidade Regional do Cariri – URCA do Curso de Biologia, sobre a ferramenta pedagógica – gibi “Pulmão e sua turma”, e os efeitos do fumo passivo, a fim de contribuir para a sua formação bem, como aplicá-las no cotidiano. Trata-se de uma abordagem de natureza qualitativa. Utilizou-se, na coleta de dados, dois questionários em momentos específicos da pesquisa, contendo dez perguntas abertas aos alunos do segundo, quinto e oitavo semestre da disciplina de Ação Docente Supervisionada-ADS, da Universidade Regional do Cariri-URCA-Campus Crato e Campos Sales-CE e que dispuseram participar voluntariamente. Os resultados indicam que os participantes da pesquisa entendem a importância de se promover saúde na escola e de uma abordagem mais significativa sobre os temas transversais no processo de graduação, entendem também a relevância da prática docente voltada para a promoção da saúde e as dificuldades de inserir os temas nas escolas. Ficou evidente o desconhecimento dos alunos entrevistados no estudo sobre o tema em questão. Os resultados da pesquisa destacam a importância da ferramenta pedagógica como um material de apoio de ensino lúdico insubstituível quando se trata de uma técnica de ensino inovadora já que, o próprio aluno estará aprendendo o conteúdo explorado de forma eficiente e dinâmica. Os dados mostram a necessidade de uma maior abordagem sobre os temas transversais na formação desses futuros professores, repensando em uma nova proposta curricular como sugestão para o curso, que seja voltada para o preparo real da vida e para solucionar problemas de todas as naturezas, não apenas científicos, de forma que esta possa incentivar a promoção da saúde nas escolas, ajudar na formação inicial dos saberes docentes dos licenciandos, sobretudo para dar-lhes segurança sobre o tema em sua futura atuação como professor. Em conjunto, observa-se a existência de uma grande distância entre a teorização e o que é feito na prática.
id URGS_719a0b9d01ad704709417cf4ffe88bdc
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188466
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Bento, Elizângela BenevalRocha, Joao Batista Teixeira da2019-01-31T02:33:23Z2018http://hdl.handle.net/10183/188466001085401A exposição à fumaça de tabaco tem sido objeto de pouca discussão no âmbito escolar. O objetivo deste estudo foi identificar a percepção dos alunos licenciandos da Universidade Regional do Cariri – URCA do Curso de Biologia, sobre a ferramenta pedagógica – gibi “Pulmão e sua turma”, e os efeitos do fumo passivo, a fim de contribuir para a sua formação bem, como aplicá-las no cotidiano. Trata-se de uma abordagem de natureza qualitativa. Utilizou-se, na coleta de dados, dois questionários em momentos específicos da pesquisa, contendo dez perguntas abertas aos alunos do segundo, quinto e oitavo semestre da disciplina de Ação Docente Supervisionada-ADS, da Universidade Regional do Cariri-URCA-Campus Crato e Campos Sales-CE e que dispuseram participar voluntariamente. Os resultados indicam que os participantes da pesquisa entendem a importância de se promover saúde na escola e de uma abordagem mais significativa sobre os temas transversais no processo de graduação, entendem também a relevância da prática docente voltada para a promoção da saúde e as dificuldades de inserir os temas nas escolas. Ficou evidente o desconhecimento dos alunos entrevistados no estudo sobre o tema em questão. Os resultados da pesquisa destacam a importância da ferramenta pedagógica como um material de apoio de ensino lúdico insubstituível quando se trata de uma técnica de ensino inovadora já que, o próprio aluno estará aprendendo o conteúdo explorado de forma eficiente e dinâmica. Os dados mostram a necessidade de uma maior abordagem sobre os temas transversais na formação desses futuros professores, repensando em uma nova proposta curricular como sugestão para o curso, que seja voltada para o preparo real da vida e para solucionar problemas de todas as naturezas, não apenas científicos, de forma que esta possa incentivar a promoção da saúde nas escolas, ajudar na formação inicial dos saberes docentes dos licenciandos, sobretudo para dar-lhes segurança sobre o tema em sua futura atuação como professor. Em conjunto, observa-se a existência de uma grande distância entre a teorização e o que é feito na prática.The objective of this study is to identify the students 'perceptions of the University of Cariri - URCA of the Biology Course, about the pedagogical tool - gibi "Lung and its class", the students' conceptions about transversal themes and passive smoking and their effects on the biological system. Analyzing it in the conception of the future professors of the Course of Degree in Biological Sciences of the Regional University of Cariri - URCA, contributing to its formation as well as applying the teaching practices. The present study is a qualitative approach. Two questionnaires were applied at specific moments of the research, containing ten questions open to the students of the second, fifth and eighth semester of the Supervised Teaching-ADS course of the Regional University of Cariri- URCA-Campus Crato and Campos Sales-CE and who wanted to participate voluntarily. The results indicate that the participants of the research understand the importance of promoting health at school and a more meaningful approach on the transversal themes in the graduation process, they also understand the relevance of teaching practice focused on health promotion and the difficulties of inserting themes in schools. It was evident the lack of knowledge of the students interviewed in the study on the subject in question. The research results highlight the importance of the pedagogic tool as an irreplaceable play teaching support material when it comes to an innovative teaching technique since the student himself will be learning the content explained in an efficient and dynamic way. The data show the need for a greater approach on cross-cutting themes in the training of these future teachers, rethinking in a new curricular proposal as a suggestion for the course, which is directed to the real preparation of life and to solve problems of all natures, not only scientific, so that it can encourage the promotion of health in schools, help in the initial training of the teachers' knowledge of the graduates, and to give them security on the subject in their future role as a teacher. Through the analysis of the obtained data, it is observed the existence of a great distance between theorization and what is done in the practice.application/pdfporEducação em saúdePoluição por fumaça de tabacoAprendizagem significativaHistória em quadrinhosMetodologia do ensinoFormação de professoresCross-cuttingthemesPassives moke and teacher trainingPedagogical toolHealthAvaliação da aplicação de uma ferramenta pedagógica para o estudo do fumo passivo com os licenciandos em biologia da Universidade Regional do Cariri, CEEvaluation of the applicability of a pedagogical tool for the study of passive smoking in biology undergraduate students of the Regional University of Cariri, Ceará info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2018doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001085401.pdf.txt001085401.pdf.txtExtracted Texttext/plain107080http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188466/2/001085401.pdf.txt958c02cb659420b8917e9213cf5f3f06MD52ORIGINAL001085401.pdfTexto completoapplication/pdf1271752http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188466/1/001085401.pdf91753a291bacd20232b97ac2771d9701MD5110183/1884662019-03-10 02:30:38.876833oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188466Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-03-10T05:30:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação da aplicação de uma ferramenta pedagógica para o estudo do fumo passivo com os licenciandos em biologia da Universidade Regional do Cariri, CE
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Evaluation of the applicability of a pedagogical tool for the study of passive smoking in biology undergraduate students of the Regional University of Cariri, Ceará
title Avaliação da aplicação de uma ferramenta pedagógica para o estudo do fumo passivo com os licenciandos em biologia da Universidade Regional do Cariri, CE
spellingShingle Avaliação da aplicação de uma ferramenta pedagógica para o estudo do fumo passivo com os licenciandos em biologia da Universidade Regional do Cariri, CE
Bento, Elizângela Beneval
Educação em saúde
Poluição por fumaça de tabaco
Aprendizagem significativa
História em quadrinhos
Metodologia do ensino
Formação de professores
Cross-cuttingthemes
Passives moke and teacher training
Pedagogical tool
Health
title_short Avaliação da aplicação de uma ferramenta pedagógica para o estudo do fumo passivo com os licenciandos em biologia da Universidade Regional do Cariri, CE
title_full Avaliação da aplicação de uma ferramenta pedagógica para o estudo do fumo passivo com os licenciandos em biologia da Universidade Regional do Cariri, CE
title_fullStr Avaliação da aplicação de uma ferramenta pedagógica para o estudo do fumo passivo com os licenciandos em biologia da Universidade Regional do Cariri, CE
title_full_unstemmed Avaliação da aplicação de uma ferramenta pedagógica para o estudo do fumo passivo com os licenciandos em biologia da Universidade Regional do Cariri, CE
title_sort Avaliação da aplicação de uma ferramenta pedagógica para o estudo do fumo passivo com os licenciandos em biologia da Universidade Regional do Cariri, CE
author Bento, Elizângela Beneval
author_facet Bento, Elizângela Beneval
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bento, Elizângela Beneval
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rocha, Joao Batista Teixeira da
contributor_str_mv Rocha, Joao Batista Teixeira da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em saúde
Poluição por fumaça de tabaco
Aprendizagem significativa
História em quadrinhos
Metodologia do ensino
Formação de professores
topic Educação em saúde
Poluição por fumaça de tabaco
Aprendizagem significativa
História em quadrinhos
Metodologia do ensino
Formação de professores
Cross-cuttingthemes
Passives moke and teacher training
Pedagogical tool
Health
dc.subject.eng.fl_str_mv Cross-cuttingthemes
Passives moke and teacher training
Pedagogical tool
Health
description A exposição à fumaça de tabaco tem sido objeto de pouca discussão no âmbito escolar. O objetivo deste estudo foi identificar a percepção dos alunos licenciandos da Universidade Regional do Cariri – URCA do Curso de Biologia, sobre a ferramenta pedagógica – gibi “Pulmão e sua turma”, e os efeitos do fumo passivo, a fim de contribuir para a sua formação bem, como aplicá-las no cotidiano. Trata-se de uma abordagem de natureza qualitativa. Utilizou-se, na coleta de dados, dois questionários em momentos específicos da pesquisa, contendo dez perguntas abertas aos alunos do segundo, quinto e oitavo semestre da disciplina de Ação Docente Supervisionada-ADS, da Universidade Regional do Cariri-URCA-Campus Crato e Campos Sales-CE e que dispuseram participar voluntariamente. Os resultados indicam que os participantes da pesquisa entendem a importância de se promover saúde na escola e de uma abordagem mais significativa sobre os temas transversais no processo de graduação, entendem também a relevância da prática docente voltada para a promoção da saúde e as dificuldades de inserir os temas nas escolas. Ficou evidente o desconhecimento dos alunos entrevistados no estudo sobre o tema em questão. Os resultados da pesquisa destacam a importância da ferramenta pedagógica como um material de apoio de ensino lúdico insubstituível quando se trata de uma técnica de ensino inovadora já que, o próprio aluno estará aprendendo o conteúdo explorado de forma eficiente e dinâmica. Os dados mostram a necessidade de uma maior abordagem sobre os temas transversais na formação desses futuros professores, repensando em uma nova proposta curricular como sugestão para o curso, que seja voltada para o preparo real da vida e para solucionar problemas de todas as naturezas, não apenas científicos, de forma que esta possa incentivar a promoção da saúde nas escolas, ajudar na formação inicial dos saberes docentes dos licenciandos, sobretudo para dar-lhes segurança sobre o tema em sua futura atuação como professor. Em conjunto, observa-se a existência de uma grande distância entre a teorização e o que é feito na prática.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-01-31T02:33:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/188466
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001085401
url http://hdl.handle.net/10183/188466
identifier_str_mv 001085401
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188466/2/001085401.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188466/1/001085401.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 958c02cb659420b8917e9213cf5f3f06
91753a291bacd20232b97ac2771d9701
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309138037669888