“É urgente repensar o que estamos fazendo na escola” : a ressignificação pedagógica e a iniciação à investigação científica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Celia, Luciana dos Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/238989
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo investigar sobre a educação, acerca da ressignificação pedagógica e da Iniciação Científica (IC), a partir de um trabalho científico, envolvendo um território de estudo onde são retratadas as experiências de três escolas do Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, sendo um estudo de caso, de natureza exploratória. Para tanto, foram realizadas entrevistas, leitura dos respectivos Projetos Políticos Pedagógicos de cada escola e uma tessitura de obras no campo da educação e das ciências. A dissertação é composta por capítulos e artigos que são independentes, mas que possuem uma conexão entre si, pois todos discorrem acerca das transformações pedagógicas urgentes. No decorrer deste trabalho constatou-se que é necessário e possível realizar a ressignificação pedagógica, em uma perspectiva onde a IC contribua na formação das crianças e dos jovens e que, apesar dos desafios, há escolas que já inovaram suas práticas ou que estão em processo de mudança.
id URGS_71fe03b13812f4740a0df4e964a723f9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/238989
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Celia, Luciana dos SantosMoll, Jaqueline2022-05-24T04:45:05Z2022http://hdl.handle.net/10183/238989001141292A presente pesquisa tem por objetivo investigar sobre a educação, acerca da ressignificação pedagógica e da Iniciação Científica (IC), a partir de um trabalho científico, envolvendo um território de estudo onde são retratadas as experiências de três escolas do Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, sendo um estudo de caso, de natureza exploratória. Para tanto, foram realizadas entrevistas, leitura dos respectivos Projetos Políticos Pedagógicos de cada escola e uma tessitura de obras no campo da educação e das ciências. A dissertação é composta por capítulos e artigos que são independentes, mas que possuem uma conexão entre si, pois todos discorrem acerca das transformações pedagógicas urgentes. No decorrer deste trabalho constatou-se que é necessário e possível realizar a ressignificação pedagógica, em uma perspectiva onde a IC contribua na formação das crianças e dos jovens e que, apesar dos desafios, há escolas que já inovaram suas práticas ou que estão em processo de mudança.The present research aims to investigate about education, about the pedagogical resignification and Scientific Initiation (SI), from a scientific work, involving a study territory in which 03 (three) schools in Brazil are portrayed. This is a qualitative research, a case study, of an exploratory nature. To this end, interviews were carried out, Pedagogical Political Projects of each school were read and a merge of literature in the field of education and science were done. The dissertation is composed of chapters and articles that are independent, but have a connection each other talking about urgent pedagogical transformations. In the course of this study, was found the need and possibility to do pedagogical resignification in which the SI contributes to the training of children and young people and there are schools that have already innovated their practices or are in the process of change despite the challenges.application/pdfporPrática pedagógicaIniciação científicaPedagogical practicesPedagogical resignificationScientific research at school“É urgente repensar o que estamos fazendo na escola” : a ressignificação pedagógica e a iniciação à investigação científicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2022mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001141292.pdf.txt001141292.pdf.txtExtracted Texttext/plain276655http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238989/2/001141292.pdf.txt893c2a4010cb5ab23a94156fe6ff3d26MD52ORIGINAL001141292.pdfTexto completoapplication/pdf1950839http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238989/1/001141292.pdf18327c8fc81fe86cd527de23b5e8d5ebMD5110183/2389892022-05-24 04:59:53.616oai:www.lume.ufrgs.br:10183/238989Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-05-24T07:59:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv “É urgente repensar o que estamos fazendo na escola” : a ressignificação pedagógica e a iniciação à investigação científica
title “É urgente repensar o que estamos fazendo na escola” : a ressignificação pedagógica e a iniciação à investigação científica
spellingShingle “É urgente repensar o que estamos fazendo na escola” : a ressignificação pedagógica e a iniciação à investigação científica
Celia, Luciana dos Santos
Prática pedagógica
Iniciação científica
Pedagogical practices
Pedagogical resignification
Scientific research at school
title_short “É urgente repensar o que estamos fazendo na escola” : a ressignificação pedagógica e a iniciação à investigação científica
title_full “É urgente repensar o que estamos fazendo na escola” : a ressignificação pedagógica e a iniciação à investigação científica
title_fullStr “É urgente repensar o que estamos fazendo na escola” : a ressignificação pedagógica e a iniciação à investigação científica
title_full_unstemmed “É urgente repensar o que estamos fazendo na escola” : a ressignificação pedagógica e a iniciação à investigação científica
title_sort “É urgente repensar o que estamos fazendo na escola” : a ressignificação pedagógica e a iniciação à investigação científica
author Celia, Luciana dos Santos
author_facet Celia, Luciana dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Celia, Luciana dos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moll, Jaqueline
contributor_str_mv Moll, Jaqueline
dc.subject.por.fl_str_mv Prática pedagógica
Iniciação científica
topic Prática pedagógica
Iniciação científica
Pedagogical practices
Pedagogical resignification
Scientific research at school
dc.subject.eng.fl_str_mv Pedagogical practices
Pedagogical resignification
Scientific research at school
description A presente pesquisa tem por objetivo investigar sobre a educação, acerca da ressignificação pedagógica e da Iniciação Científica (IC), a partir de um trabalho científico, envolvendo um território de estudo onde são retratadas as experiências de três escolas do Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, sendo um estudo de caso, de natureza exploratória. Para tanto, foram realizadas entrevistas, leitura dos respectivos Projetos Políticos Pedagógicos de cada escola e uma tessitura de obras no campo da educação e das ciências. A dissertação é composta por capítulos e artigos que são independentes, mas que possuem uma conexão entre si, pois todos discorrem acerca das transformações pedagógicas urgentes. No decorrer deste trabalho constatou-se que é necessário e possível realizar a ressignificação pedagógica, em uma perspectiva onde a IC contribua na formação das crianças e dos jovens e que, apesar dos desafios, há escolas que já inovaram suas práticas ou que estão em processo de mudança.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-24T04:45:05Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/238989
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001141292
url http://hdl.handle.net/10183/238989
identifier_str_mv 001141292
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238989/2/001141292.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238989/1/001141292.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 893c2a4010cb5ab23a94156fe6ff3d26
18327c8fc81fe86cd527de23b5e8d5eb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085585270865920