A dimensão humana nas estratégias de treinamento e desenvolvimento do sistema de ensino a distância de uma empresa de telecomunicações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pilla, Bianca Smith
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/4059
Resumo: Este estudo verifica como são considerados os aspectos humanos nas estratégias de Treinamento e Desenvolvimento do Sistema de Ensino a Distância (EAD) de uma empresa do setor de telecomunicações. A análise tomou como base três temas principais – Relações Humanas, Treinamento & Desenvolvimento Estratégicos e Ensino a Distância, sendo que os autores priorizados na construção das variáveis foram Chanlat (1996), Motta (1998) e Peters (2001). Para atingir os objetivos propostos, efetuou-se uma pesquisa qualitativa caracterizada como estudo de caso. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram: documentação, observação direta e entrevistas com especialistas em EAD da empresa, líderes e funcionários que participaram de cursos a distância. Os resultados obtidos a partir da análise documental e de conteúdo revelam que nem todos os aspectos humanos estão sendo priorizados na gestão do ensino a distância da empresa. Constata-se que o EAD reflete os problemas tradicionais do treinamento presencial e carece de um novo modelo de aprendizagem voltado à construção do conhecimento. A pesquisa aponta ainda questões relevantes referentes à postura pessoal, às diferenças entre o ensino presencial e o EAD, à visão atual e futura, à comunicação na gestão, ao contexto do EAD na empresa e ao modelo pedagógico.
id URGS_735dc80cc86b05ed44b77c0c0019846d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/4059
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Pilla, Bianca SmithNakayama, Marina Keiko2007-06-06T17:32:40Z2002http://hdl.handle.net/10183/4059000347123Este estudo verifica como são considerados os aspectos humanos nas estratégias de Treinamento e Desenvolvimento do Sistema de Ensino a Distância (EAD) de uma empresa do setor de telecomunicações. A análise tomou como base três temas principais – Relações Humanas, Treinamento & Desenvolvimento Estratégicos e Ensino a Distância, sendo que os autores priorizados na construção das variáveis foram Chanlat (1996), Motta (1998) e Peters (2001). Para atingir os objetivos propostos, efetuou-se uma pesquisa qualitativa caracterizada como estudo de caso. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram: documentação, observação direta e entrevistas com especialistas em EAD da empresa, líderes e funcionários que participaram de cursos a distância. Os resultados obtidos a partir da análise documental e de conteúdo revelam que nem todos os aspectos humanos estão sendo priorizados na gestão do ensino a distância da empresa. Constata-se que o EAD reflete os problemas tradicionais do treinamento presencial e carece de um novo modelo de aprendizagem voltado à construção do conhecimento. A pesquisa aponta ainda questões relevantes referentes à postura pessoal, às diferenças entre o ensino presencial e o EAD, à visão atual e futura, à comunicação na gestão, ao contexto do EAD na empresa e ao modelo pedagógico.This research verifies how the human aspects are considerated in the Long Distance Learning (LDL) developing and training system of certain company on the telecommunication field. The analysis took in consideration three main themes – Human Relations, Strategic Training and Development and Long Distance Learning. Three authors were taken as influence to construct the variables: Chanlat (1996), Motta (1998) e Peters (2001). To achieve the proposed goals, a qualitative research was made characterized as a case study. The datas' colecting techinics used were: documentations, direct observation and interviews with some of the company's long distance learning specialists, leaders and employees that participated in long distance learning. The results obtained from the content and documental analysis reveals that not every human aspects are being taken in consideration in the company's LDL management. It's notable that the LDL reflects the traditional problems of the presential training and lacks of a new learning model that promotes the construction of knowledge. The research also points out relevant questions regarding to the personal atitude, to the diferences between the presential and the distance learning, to the actual and future view, to the communication in the management, to the context of the LDL in the company and to the pedagogic model.application/pdfporTelecomunicaçõesEnsino a distânciaTreinamento : Desenvolvimento : Recursos humanosRelações humanasEstrategias : EnsinoGestão de pessoasA dimensão humana nas estratégias de treinamento e desenvolvimento do sistema de ensino a distância de uma empresa de telecomunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2002mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000347123.pdf000347123.pdfTexto completoapplication/pdf695378http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/4059/1/000347123.pdf0e5a6dd7fb2290a3fddcab1d82ca110fMD51TEXT000347123.pdf.txt000347123.pdf.txtExtracted Texttext/plain274267http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/4059/2/000347123.pdf.txtfa51d340693219b7f9f89a8e1e943a21MD52THUMBNAIL000347123.pdf.jpg000347123.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1190http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/4059/3/000347123.pdf.jpg5f405d3560c700775ff8538de05a7f71MD5310183/40592021-12-06 05:39:46.500997oai:www.lume.ufrgs.br:10183/4059Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-12-06T07:39:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A dimensão humana nas estratégias de treinamento e desenvolvimento do sistema de ensino a distância de uma empresa de telecomunicações
title A dimensão humana nas estratégias de treinamento e desenvolvimento do sistema de ensino a distância de uma empresa de telecomunicações
spellingShingle A dimensão humana nas estratégias de treinamento e desenvolvimento do sistema de ensino a distância de uma empresa de telecomunicações
Pilla, Bianca Smith
Telecomunicações
Ensino a distância
Treinamento : Desenvolvimento : Recursos humanos
Relações humanas
Estrategias : Ensino
Gestão de pessoas
title_short A dimensão humana nas estratégias de treinamento e desenvolvimento do sistema de ensino a distância de uma empresa de telecomunicações
title_full A dimensão humana nas estratégias de treinamento e desenvolvimento do sistema de ensino a distância de uma empresa de telecomunicações
title_fullStr A dimensão humana nas estratégias de treinamento e desenvolvimento do sistema de ensino a distância de uma empresa de telecomunicações
title_full_unstemmed A dimensão humana nas estratégias de treinamento e desenvolvimento do sistema de ensino a distância de uma empresa de telecomunicações
title_sort A dimensão humana nas estratégias de treinamento e desenvolvimento do sistema de ensino a distância de uma empresa de telecomunicações
author Pilla, Bianca Smith
author_facet Pilla, Bianca Smith
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pilla, Bianca Smith
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nakayama, Marina Keiko
contributor_str_mv Nakayama, Marina Keiko
dc.subject.por.fl_str_mv Telecomunicações
Ensino a distância
Treinamento : Desenvolvimento : Recursos humanos
Relações humanas
Estrategias : Ensino
Gestão de pessoas
topic Telecomunicações
Ensino a distância
Treinamento : Desenvolvimento : Recursos humanos
Relações humanas
Estrategias : Ensino
Gestão de pessoas
description Este estudo verifica como são considerados os aspectos humanos nas estratégias de Treinamento e Desenvolvimento do Sistema de Ensino a Distância (EAD) de uma empresa do setor de telecomunicações. A análise tomou como base três temas principais – Relações Humanas, Treinamento & Desenvolvimento Estratégicos e Ensino a Distância, sendo que os autores priorizados na construção das variáveis foram Chanlat (1996), Motta (1998) e Peters (2001). Para atingir os objetivos propostos, efetuou-se uma pesquisa qualitativa caracterizada como estudo de caso. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram: documentação, observação direta e entrevistas com especialistas em EAD da empresa, líderes e funcionários que participaram de cursos a distância. Os resultados obtidos a partir da análise documental e de conteúdo revelam que nem todos os aspectos humanos estão sendo priorizados na gestão do ensino a distância da empresa. Constata-se que o EAD reflete os problemas tradicionais do treinamento presencial e carece de um novo modelo de aprendizagem voltado à construção do conhecimento. A pesquisa aponta ainda questões relevantes referentes à postura pessoal, às diferenças entre o ensino presencial e o EAD, à visão atual e futura, à comunicação na gestão, ao contexto do EAD na empresa e ao modelo pedagógico.
publishDate 2002
dc.date.issued.fl_str_mv 2002
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T17:32:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/4059
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000347123
url http://hdl.handle.net/10183/4059
identifier_str_mv 000347123
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/4059/1/000347123.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/4059/2/000347123.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/4059/3/000347123.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0e5a6dd7fb2290a3fddcab1d82ca110f
fa51d340693219b7f9f89a8e1e943a21
5f405d3560c700775ff8538de05a7f71
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085036767051776