O papel do revisor : é preciso pedir ao óbvio que se justifique

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Volkweis, Felícia Xavier
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/216077
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral averiguar o papel do revisor de textos no meio acadêmico, especificamente na graduação. Para tanto, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: a) conhecer a forma de trabalho dos revisores bem como a visão que eles têm sobre sua própria atuação nesse contexto; b) identificar quais são as demandas dos alunos de graduação ao contratar um revisor de textos; c) traçar um comparativo entre as expectativas dos alunos quanto ao trabalho do revisor e o trabalho que os revisores entregam a esses alunos para, então, compor uma síntese da atuação desse profissional nesse cenário. Perseguindo esses objetivos, primeiramente, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica sobre: leitura e escrita, abordando desde seus conceitos básicos até o valor da interlocução nessas tarefas na universidade – onde se insere o revisor; e os diferentes olhares sobre o papel do revisor, o que inclui a visão de obras de referência, pesquisas acadêmicas e, por fim, o olhar da revisão sob o viés da escrita enunciativa, com base nos conceitos de Émile Benveniste. Em seguida, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa interpretativa por meio de análise de narrativas; estas suscitadas em entrevistas com revisores de texto acadêmico e alunos de graduação que contrataram revisores para apoio de escrita acadêmica. A análise das falas desses participantes, apoiada pelas teorias apresentadas previamente, permitiu compreender que, quando atuando na graduação, o revisor de textos assume, pelo menos, quatro funções: leitor, revisor, interlocutor e mediador.
id URGS_74eac658307c332df210a65a97cd0663
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/216077
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Volkweis, Felícia XavierEndruweit, Magali Lopes2020-12-04T04:09:45Z2020http://hdl.handle.net/10183/216077001119746Esta pesquisa teve como objetivo geral averiguar o papel do revisor de textos no meio acadêmico, especificamente na graduação. Para tanto, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: a) conhecer a forma de trabalho dos revisores bem como a visão que eles têm sobre sua própria atuação nesse contexto; b) identificar quais são as demandas dos alunos de graduação ao contratar um revisor de textos; c) traçar um comparativo entre as expectativas dos alunos quanto ao trabalho do revisor e o trabalho que os revisores entregam a esses alunos para, então, compor uma síntese da atuação desse profissional nesse cenário. Perseguindo esses objetivos, primeiramente, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica sobre: leitura e escrita, abordando desde seus conceitos básicos até o valor da interlocução nessas tarefas na universidade – onde se insere o revisor; e os diferentes olhares sobre o papel do revisor, o que inclui a visão de obras de referência, pesquisas acadêmicas e, por fim, o olhar da revisão sob o viés da escrita enunciativa, com base nos conceitos de Émile Benveniste. Em seguida, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa interpretativa por meio de análise de narrativas; estas suscitadas em entrevistas com revisores de texto acadêmico e alunos de graduação que contrataram revisores para apoio de escrita acadêmica. A análise das falas desses participantes, apoiada pelas teorias apresentadas previamente, permitiu compreender que, quando atuando na graduação, o revisor de textos assume, pelo menos, quatro funções: leitor, revisor, interlocutor e mediador.The main objective of this research was to investigate the role of the proofreader in the academic environment, specifically in graduation courses. For that, three specific objectives were stablished: a) to know the proofreaders’ way of work as well as their point of view on their activity in this scenario; b) to identify the students’ demands when hiring a proofreader; c) to make a comparison between the students’ expectations regarding the proofreader’s work and the final work that proofreaders offer to these students in order to synthetize the activity of this professional in this scenario. To reach these objectives, firstly a bibliographic research was carried out about: reading and writing, approaching since the most basic concepts until the value of interlocution in these tasks in the university – where the proofreader is included; and the different perspectives on the role of the proofreader, comprising reference books, academic researches and, finally, editing under the perspective of enunciative writing, based on Émile Benveniste’s concepts. Afterwards, a qualitative interpretative research through narrative analysis was carried out; the narratives were elicited during interviews with proofreaders who use to edit academic texts and university students who hired proofreaders for support on academic writing. The analysis of the participants’ narratives, based on the theory previously presented, allowed to comprehend that, when acting in the graduation environment, the proofreader assumes at least four functions: reader, proofreader, interlocutor and mediator.application/pdfporLeitura e escritaRevisão textualLetramentoEscrita acadêmicaEnunciaçãoProofreadingAcademic literacyAcademic writingEnunciative writingO papel do revisor : é preciso pedir ao óbvio que se justifiqueinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2020mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001119746.pdf.txt001119746.pdf.txtExtracted Texttext/plain361658http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216077/2/001119746.pdf.txt74a8ed862186ec79fd239486ce70d4e5MD52ORIGINAL001119746.pdfTexto completoapplication/pdf1069475http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216077/1/001119746.pdf7d638b19e1b588836ea4d5ab778cf120MD5110183/2160772023-04-22 03:23:28.136936oai:www.lume.ufrgs.br:10183/216077Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-04-22T06:23:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O papel do revisor : é preciso pedir ao óbvio que se justifique
title O papel do revisor : é preciso pedir ao óbvio que se justifique
spellingShingle O papel do revisor : é preciso pedir ao óbvio que se justifique
Volkweis, Felícia Xavier
Leitura e escrita
Revisão textual
Letramento
Escrita acadêmica
Enunciação
Proofreading
Academic literacy
Academic writing
Enunciative writing
title_short O papel do revisor : é preciso pedir ao óbvio que se justifique
title_full O papel do revisor : é preciso pedir ao óbvio que se justifique
title_fullStr O papel do revisor : é preciso pedir ao óbvio que se justifique
title_full_unstemmed O papel do revisor : é preciso pedir ao óbvio que se justifique
title_sort O papel do revisor : é preciso pedir ao óbvio que se justifique
author Volkweis, Felícia Xavier
author_facet Volkweis, Felícia Xavier
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Volkweis, Felícia Xavier
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Endruweit, Magali Lopes
contributor_str_mv Endruweit, Magali Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura e escrita
Revisão textual
Letramento
Escrita acadêmica
Enunciação
topic Leitura e escrita
Revisão textual
Letramento
Escrita acadêmica
Enunciação
Proofreading
Academic literacy
Academic writing
Enunciative writing
dc.subject.eng.fl_str_mv Proofreading
Academic literacy
Academic writing
Enunciative writing
description Esta pesquisa teve como objetivo geral averiguar o papel do revisor de textos no meio acadêmico, especificamente na graduação. Para tanto, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: a) conhecer a forma de trabalho dos revisores bem como a visão que eles têm sobre sua própria atuação nesse contexto; b) identificar quais são as demandas dos alunos de graduação ao contratar um revisor de textos; c) traçar um comparativo entre as expectativas dos alunos quanto ao trabalho do revisor e o trabalho que os revisores entregam a esses alunos para, então, compor uma síntese da atuação desse profissional nesse cenário. Perseguindo esses objetivos, primeiramente, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica sobre: leitura e escrita, abordando desde seus conceitos básicos até o valor da interlocução nessas tarefas na universidade – onde se insere o revisor; e os diferentes olhares sobre o papel do revisor, o que inclui a visão de obras de referência, pesquisas acadêmicas e, por fim, o olhar da revisão sob o viés da escrita enunciativa, com base nos conceitos de Émile Benveniste. Em seguida, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa interpretativa por meio de análise de narrativas; estas suscitadas em entrevistas com revisores de texto acadêmico e alunos de graduação que contrataram revisores para apoio de escrita acadêmica. A análise das falas desses participantes, apoiada pelas teorias apresentadas previamente, permitiu compreender que, quando atuando na graduação, o revisor de textos assume, pelo menos, quatro funções: leitor, revisor, interlocutor e mediador.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-12-04T04:09:45Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/216077
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001119746
url http://hdl.handle.net/10183/216077
identifier_str_mv 001119746
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216077/2/001119746.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216077/1/001119746.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 74a8ed862186ec79fd239486ce70d4e5
7d638b19e1b588836ea4d5ab778cf120
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085538955264000