Documentarte : experiências de pensamento entre educação, filosofia da diferença e a história

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Helbich, Luciane
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/70591
Resumo: Este trabalho apresenta uma experiência sobre o uso do documento como parte constitutiva do pensamento do professor de história. Nesta dissertação, o pensamento é visto como a produção de um fazer artístico. O encontro com os documentos podem produzir uma criação artística de poéticas e narrativas que são inventadas a partir da problemática do encontro. Uma história-problema, nesta perspectiva, é apresentada como um movimento de criação que resulta do contato entre documentos e professor. Este trabalho procura novos olhares sobre as experiências com os documentos e as entende como práticas do presente, como atualização de virtualidades que a potência dos documentos disponibiliza. Nesta pesquisa os documentos são como monumentos que se compõem juntamente com o corpo da professora que os encontra dando uma forma artística e singular ao acontecimento. Nesta perspectiva, o que se pretende é experimentar encontros com documentos-obras de arte e trilhar percursos não estabelecidos pelos modelos convencionais de abordagem do documento. Inscrita na filosofia da diferença, esta pesquisa busca a empiria com os corpos-matérias de documentos que dão consistência ao plano de pensamento da professora que escreve. Os escritos deste texto se constroem principalmente com o pensamento filosófico de Spinoza, Nietzsche, Michel Foucault e Gilles Deleuze e com o historiador Durval Muniz de Albuquerque Junior buscando linhas de fuga para além dos planos existentes das discussões teóricas sobre produção de narrativa e arte, historiografia e abordagem de documentos históricos.
id URGS_7516a745def54970014c1efdb495f881
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/70591
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Helbich, LucianePereira, Nilton Mullet2013-04-25T01:49:32Z2013http://hdl.handle.net/10183/70591000877958Este trabalho apresenta uma experiência sobre o uso do documento como parte constitutiva do pensamento do professor de história. Nesta dissertação, o pensamento é visto como a produção de um fazer artístico. O encontro com os documentos podem produzir uma criação artística de poéticas e narrativas que são inventadas a partir da problemática do encontro. Uma história-problema, nesta perspectiva, é apresentada como um movimento de criação que resulta do contato entre documentos e professor. Este trabalho procura novos olhares sobre as experiências com os documentos e as entende como práticas do presente, como atualização de virtualidades que a potência dos documentos disponibiliza. Nesta pesquisa os documentos são como monumentos que se compõem juntamente com o corpo da professora que os encontra dando uma forma artística e singular ao acontecimento. Nesta perspectiva, o que se pretende é experimentar encontros com documentos-obras de arte e trilhar percursos não estabelecidos pelos modelos convencionais de abordagem do documento. Inscrita na filosofia da diferença, esta pesquisa busca a empiria com os corpos-matérias de documentos que dão consistência ao plano de pensamento da professora que escreve. Os escritos deste texto se constroem principalmente com o pensamento filosófico de Spinoza, Nietzsche, Michel Foucault e Gilles Deleuze e com o historiador Durval Muniz de Albuquerque Junior buscando linhas de fuga para além dos planos existentes das discussões teóricas sobre produção de narrativa e arte, historiografia e abordagem de documentos históricos.This paper presents an experiment on the use of the document as a constitutive part of the thinking of a history professor. In this dissertation, the thought is seen as an artistic production. The meeting with the documents may produce, in the teacher´s work, an artistic production of poetics and narratives, of writings which are invented from the meeting problematic. A history-problem, in this perspective, is presented as a creation movement which is a result of the contact between documents and teacher. This paper looks for new ways of seeing the experiences with documents and figures them out as practices of the present, as the update of virtualities that the potentialization of virtualities makes available. In this research, documents are like monuments which are therefore composed gathered to the teacher who finds them, giving an artistic and singular form to the fact. In this perspective, this paper aims at experiencing the meeting with historical documents and follow paths which have not been determined by conventional models of the document approach. Inscribed under the Difference Philosophy, this research seeks the empiricism with body-subject of documents which give consistency to the thought plan of the teacher who writes it. The writings of this text are built mainly with the philosophical thoughts of Spinoza, Nietzsche, Michel Foucault and Gilles Deleuze and with the Historian Durval Muniz de Albuquerque Junior seeking escape lines beyond the existing plans of the theoretical discussions about narrative and art production, historiography and historical documents approach.application/pdfporProfessorDocumentoArteFilosofia da diferençaHistóriaPensamentoTeacherDocumentArtPhilosophyHistoryThoughtDocumentarte : experiências de pensamento entre educação, filosofia da diferença e a históriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000877958.pdf000877958.pdfTexto completoapplication/pdf1836815http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70591/1/000877958.pdf77098a387b09f4424675c808eb7d2f9cMD51TEXT000877958.pdf.txt000877958.pdf.txtExtracted Texttext/plain184425http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70591/2/000877958.pdf.txta35bc8a33a51f0d1cd69cde8e949b42bMD52THUMBNAIL000877958.pdf.jpg000877958.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1663http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70591/3/000877958.pdf.jpg1b864b8ddaf6ee6f03a2e672933ee266MD5310183/705912018-10-16 08:11:44.822oai:www.lume.ufrgs.br:10183/70591Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-16T11:11:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Documentarte : experiências de pensamento entre educação, filosofia da diferença e a história
title Documentarte : experiências de pensamento entre educação, filosofia da diferença e a história
spellingShingle Documentarte : experiências de pensamento entre educação, filosofia da diferença e a história
Helbich, Luciane
Professor
Documento
Arte
Filosofia da diferença
História
Pensamento
Teacher
Document
Art
Philosophy
History
Thought
title_short Documentarte : experiências de pensamento entre educação, filosofia da diferença e a história
title_full Documentarte : experiências de pensamento entre educação, filosofia da diferença e a história
title_fullStr Documentarte : experiências de pensamento entre educação, filosofia da diferença e a história
title_full_unstemmed Documentarte : experiências de pensamento entre educação, filosofia da diferença e a história
title_sort Documentarte : experiências de pensamento entre educação, filosofia da diferença e a história
author Helbich, Luciane
author_facet Helbich, Luciane
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Helbich, Luciane
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pereira, Nilton Mullet
contributor_str_mv Pereira, Nilton Mullet
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Documento
Arte
Filosofia da diferença
História
Pensamento
topic Professor
Documento
Arte
Filosofia da diferença
História
Pensamento
Teacher
Document
Art
Philosophy
History
Thought
dc.subject.eng.fl_str_mv Teacher
Document
Art
Philosophy
History
Thought
description Este trabalho apresenta uma experiência sobre o uso do documento como parte constitutiva do pensamento do professor de história. Nesta dissertação, o pensamento é visto como a produção de um fazer artístico. O encontro com os documentos podem produzir uma criação artística de poéticas e narrativas que são inventadas a partir da problemática do encontro. Uma história-problema, nesta perspectiva, é apresentada como um movimento de criação que resulta do contato entre documentos e professor. Este trabalho procura novos olhares sobre as experiências com os documentos e as entende como práticas do presente, como atualização de virtualidades que a potência dos documentos disponibiliza. Nesta pesquisa os documentos são como monumentos que se compõem juntamente com o corpo da professora que os encontra dando uma forma artística e singular ao acontecimento. Nesta perspectiva, o que se pretende é experimentar encontros com documentos-obras de arte e trilhar percursos não estabelecidos pelos modelos convencionais de abordagem do documento. Inscrita na filosofia da diferença, esta pesquisa busca a empiria com os corpos-matérias de documentos que dão consistência ao plano de pensamento da professora que escreve. Os escritos deste texto se constroem principalmente com o pensamento filosófico de Spinoza, Nietzsche, Michel Foucault e Gilles Deleuze e com o historiador Durval Muniz de Albuquerque Junior buscando linhas de fuga para além dos planos existentes das discussões teóricas sobre produção de narrativa e arte, historiografia e abordagem de documentos históricos.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-04-25T01:49:32Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/70591
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000877958
url http://hdl.handle.net/10183/70591
identifier_str_mv 000877958
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70591/1/000877958.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70591/2/000877958.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70591/3/000877958.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 77098a387b09f4424675c808eb7d2f9c
a35bc8a33a51f0d1cd69cde8e949b42b
1b864b8ddaf6ee6f03a2e672933ee266
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085254677921792