Escola & pesquisa : sentidos de um encontro possível

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Remião, Joelma Adriana Abrão
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/21376
Resumo: Esta dissertação se insere, entre as discussões no campo educacional, na temática que trata da formação continuada do professor no espaço de trabalho. E, mais especificamente, destaca o modo de inserção da pesquisa na instância escolar. Neste estudo, problematizo uma experiência desenvolvida em uma escola de ensino fundamental e médio, do interior do Estado do Rio Grande do Sul, onde atuei, que mostra a formação continuada em serviço relacionada à pesquisa, a qual teve seu início com a presença da Universidade, viabilizando a aproximação da escola com o discurso da informática na educação vinculado à pesquisa. Fundamento a pesquisa nas noções teórico-analíticas da Análise de Discurso (AD) de linha francesa, fundada por Michel Pêcheux, tais como: discurso e produção de sentidos, sujeito e memória discursiva, interdiscurso e intradiscurso, gesto de interpretação e autoria. O corpus para a análise discursiva foi constituído a partir das interlocuções efetivadas entre os professores e coordenação pedagógica da escola em uma lista de discussão organizada via correio eletrônico, e as interações na ferramenta forchat, buscando evidenciar efeitos de sentido concernentes às posições enunciativas do professor no discurso pedagógico que acolhe a pesquisa, no contexto escolar, com mediação do ambiente virtual de interação. Os efeitos de sentido resultantes da análise apontam para o movimento realizado pelo professor na tentativa de dar sentido à pesquisa na escola, enunciando seu desejo por mudança, soluções para as dificuldades da prática pedagógica, como também a necessidade de pertencimento a um grupo de trabalho. Diferentes sentidos circulam, constituindo as posições discursivas ocupadas pelos professores, na busca de seu lugar de fazer e entender a pesquisa na escola. Nesse processo, os resultados apontam para o acolhimento da construção de um espaço de formação que contemple a escuta ao saber do professor, para que se viabilize, no exercício da prática diária, a assunção de uma posição discursiva de professor pesquisador na escola, que não se limite à reprodução do discurso do formador, tampouco se subestime por não coincidir com o lugar legitimado pela academia.
id URGS_756ae4526cfb076611184b89f910b35d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/21376
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Remião, Joelma Adriana AbrãoMutti, Regina Maria Varini2010-04-30T04:16:14Z2009http://hdl.handle.net/10183/21376000736930Esta dissertação se insere, entre as discussões no campo educacional, na temática que trata da formação continuada do professor no espaço de trabalho. E, mais especificamente, destaca o modo de inserção da pesquisa na instância escolar. Neste estudo, problematizo uma experiência desenvolvida em uma escola de ensino fundamental e médio, do interior do Estado do Rio Grande do Sul, onde atuei, que mostra a formação continuada em serviço relacionada à pesquisa, a qual teve seu início com a presença da Universidade, viabilizando a aproximação da escola com o discurso da informática na educação vinculado à pesquisa. Fundamento a pesquisa nas noções teórico-analíticas da Análise de Discurso (AD) de linha francesa, fundada por Michel Pêcheux, tais como: discurso e produção de sentidos, sujeito e memória discursiva, interdiscurso e intradiscurso, gesto de interpretação e autoria. O corpus para a análise discursiva foi constituído a partir das interlocuções efetivadas entre os professores e coordenação pedagógica da escola em uma lista de discussão organizada via correio eletrônico, e as interações na ferramenta forchat, buscando evidenciar efeitos de sentido concernentes às posições enunciativas do professor no discurso pedagógico que acolhe a pesquisa, no contexto escolar, com mediação do ambiente virtual de interação. Os efeitos de sentido resultantes da análise apontam para o movimento realizado pelo professor na tentativa de dar sentido à pesquisa na escola, enunciando seu desejo por mudança, soluções para as dificuldades da prática pedagógica, como também a necessidade de pertencimento a um grupo de trabalho. Diferentes sentidos circulam, constituindo as posições discursivas ocupadas pelos professores, na busca de seu lugar de fazer e entender a pesquisa na escola. Nesse processo, os resultados apontam para o acolhimento da construção de um espaço de formação que contemple a escuta ao saber do professor, para que se viabilize, no exercício da prática diária, a assunção de uma posição discursiva de professor pesquisador na escola, que não se limite à reprodução do discurso do formador, tampouco se subestime por não coincidir com o lugar legitimado pela academia.Among the discussions in the educational field, this paper is included in the thematic on the continuous training of teachers in the working space. And, more specifically, it highlights the way research is inserted in the school environment. In this paper, I problematize an experiment developed in a school in the countryside of Rio Grande do Sul state, where I functioned, showing the continuous training in action, related to research, which started with the presence of the University, making possible the approximation of the school with the speech of informatics in education linked to research. I found the research on the grounds of the theoretical-analytical notions of the French platform of Discourse Analysis (DA), founded by Michel Pêcheux, such as: discourse and meaning production, subject and discursive memory, interdiscourse and intradiscourse, interpretation gesture and authorship. The corpus for discursive analysis was built from the dialogues effected between teachers and school’s pedagogic coordination in a discussion list organized via e-mail, and the interactions in the forchat tool, seeking to show meaning effects concerning the enunciative positions of the teacher in the pedagogic discourse that welcomes research, in the school context, mediated by virtual interaction environment. The meaning effects resulting from the analysis point to the movement performed by the teacher in an attempt to give the research in school meaning, stating his/her desire for changing, solutions for the difficulties in pedagogic practice, as well as the need of belonging to a workgroup. Different meanings surround, constituting the discursive positions engaged by the teachers, seeking his/her place to make and understand research in school. On this process, results point to the hosting of the building of a graduation space which would contemplate the listening to the teacher’s knowledge, to make possible, in daily practice, the assumption of a discursive position of a teacher researcher in school, not restricted to the graduator’s discourse reproduction, nor underestimate nim/herself for not coinciding with the position legitimated by the academy.application/pdfporProfessorEducação continuadaDiscurso pedagógicoPesquisaAmbiente virtualPêcheux, Michel, 1938-1983TeacherContinuing educationResearchPedagogic DiscourseDiscourse AnalysisVirtual EnvironmentsEscola & pesquisa : sentidos de um encontro possívelinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2009mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000736930.pdf.txt000736930.pdf.txtExtracted Texttext/plain259075http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21376/2/000736930.pdf.txt9bde2d9eadd862d4ff457cecd294c8c1MD52ORIGINAL000736930.pdf000736930.pdfTexto completoapplication/pdf548759http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21376/1/000736930.pdf3be7bf65708e519262ba32e46f845a57MD51THUMBNAIL000736930.pdf.jpg000736930.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg959http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21376/3/000736930.pdf.jpg660ff72c698f6bdd4b606962688855cdMD5310183/213762018-10-08 09:21:33.279oai:www.lume.ufrgs.br:10183/21376Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-08T12:21:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Escola & pesquisa : sentidos de um encontro possível
title Escola & pesquisa : sentidos de um encontro possível
spellingShingle Escola & pesquisa : sentidos de um encontro possível
Remião, Joelma Adriana Abrão
Professor
Educação continuada
Discurso pedagógico
Pesquisa
Ambiente virtual
Pêcheux, Michel, 1938-1983
Teacher
Continuing education
Research
Pedagogic Discourse
Discourse Analysis
Virtual Environments
title_short Escola & pesquisa : sentidos de um encontro possível
title_full Escola & pesquisa : sentidos de um encontro possível
title_fullStr Escola & pesquisa : sentidos de um encontro possível
title_full_unstemmed Escola & pesquisa : sentidos de um encontro possível
title_sort Escola & pesquisa : sentidos de um encontro possível
author Remião, Joelma Adriana Abrão
author_facet Remião, Joelma Adriana Abrão
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Remião, Joelma Adriana Abrão
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mutti, Regina Maria Varini
contributor_str_mv Mutti, Regina Maria Varini
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Educação continuada
Discurso pedagógico
Pesquisa
Ambiente virtual
Pêcheux, Michel, 1938-1983
topic Professor
Educação continuada
Discurso pedagógico
Pesquisa
Ambiente virtual
Pêcheux, Michel, 1938-1983
Teacher
Continuing education
Research
Pedagogic Discourse
Discourse Analysis
Virtual Environments
dc.subject.eng.fl_str_mv Teacher
Continuing education
Research
Pedagogic Discourse
Discourse Analysis
Virtual Environments
description Esta dissertação se insere, entre as discussões no campo educacional, na temática que trata da formação continuada do professor no espaço de trabalho. E, mais especificamente, destaca o modo de inserção da pesquisa na instância escolar. Neste estudo, problematizo uma experiência desenvolvida em uma escola de ensino fundamental e médio, do interior do Estado do Rio Grande do Sul, onde atuei, que mostra a formação continuada em serviço relacionada à pesquisa, a qual teve seu início com a presença da Universidade, viabilizando a aproximação da escola com o discurso da informática na educação vinculado à pesquisa. Fundamento a pesquisa nas noções teórico-analíticas da Análise de Discurso (AD) de linha francesa, fundada por Michel Pêcheux, tais como: discurso e produção de sentidos, sujeito e memória discursiva, interdiscurso e intradiscurso, gesto de interpretação e autoria. O corpus para a análise discursiva foi constituído a partir das interlocuções efetivadas entre os professores e coordenação pedagógica da escola em uma lista de discussão organizada via correio eletrônico, e as interações na ferramenta forchat, buscando evidenciar efeitos de sentido concernentes às posições enunciativas do professor no discurso pedagógico que acolhe a pesquisa, no contexto escolar, com mediação do ambiente virtual de interação. Os efeitos de sentido resultantes da análise apontam para o movimento realizado pelo professor na tentativa de dar sentido à pesquisa na escola, enunciando seu desejo por mudança, soluções para as dificuldades da prática pedagógica, como também a necessidade de pertencimento a um grupo de trabalho. Diferentes sentidos circulam, constituindo as posições discursivas ocupadas pelos professores, na busca de seu lugar de fazer e entender a pesquisa na escola. Nesse processo, os resultados apontam para o acolhimento da construção de um espaço de formação que contemple a escuta ao saber do professor, para que se viabilize, no exercício da prática diária, a assunção de uma posição discursiva de professor pesquisador na escola, que não se limite à reprodução do discurso do formador, tampouco se subestime por não coincidir com o lugar legitimado pela academia.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-04-30T04:16:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/21376
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000736930
url http://hdl.handle.net/10183/21376
identifier_str_mv 000736930
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21376/2/000736930.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21376/1/000736930.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21376/3/000736930.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9bde2d9eadd862d4ff457cecd294c8c1
3be7bf65708e519262ba32e46f845a57
660ff72c698f6bdd4b606962688855cd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085170139627520