Estudo comparativo de métodos de dosagem para concreto de alta resistência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/159041 |
Resumo: | A utilização do concreto de alta resistência (CAR) como material de construção tem se intensificado nas últimas décadas devido aos muitos beneficios que ele proporciona, seja no estado fresco seja no estado endurecido. Além de poder ser submetido a tensões mais elevadas, quando comparado ao concreto convencional o CAR apresenta vantagens em termos de custos, tempo de execução, diminuição de seções de peças estruturais e conseqüentes ganhos em área útil, entre outros. Entretanto, principalmente no âmbito nacional, pouca ênfase tem sido dada a métodos de dosagem específicos para CAR, de forma que nos locais onde este material é produzido muitas vezes são utilizados métodos de dosagem para concreto convencional. Esta pesquisa parte da hipótese de que para a produção de concreto de alta resistência, a utilização de métodos de dosagem específicos traz grandes vantagens ao produto final, quando comparados à utilização de métodos de dosagem convencionais. O objetivo principal é produzir CAR por diferentes métodos de dosagem, específicos ou não, de forma que eles possam ser avaliados e comparados do ponto de vista técnico e econômico. Para tal, foram utilizados quatro métodos de dosagem, sendo três específicos para concreto de alta resistência e um para concreto convencional, e o concreto produzido por estes métodos foi submetido aos ensaios de resistência à compressão simples e à tração por compressão diametral. Os resultados finais indicam que, para a produção de concreto de alta resistência, há uma diferença significativa entre a utilização de métodos específicos para CAR e de métodos para concreto convencional, principalmente em tennos de consumo de material cimentante por m3 de concreto e de custos, além de diferenças nos valores de resistência alcançados. |
id |
URGS_75aaf2018f3e116fda9d29e968e89efb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/159041 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Alves, Martha FigueiredoCremonini, Ruy AlbertoDal Molin, Denise Carpena Coitinho2017-06-03T02:43:36Z2000http://hdl.handle.net/10183/159041000278805A utilização do concreto de alta resistência (CAR) como material de construção tem se intensificado nas últimas décadas devido aos muitos beneficios que ele proporciona, seja no estado fresco seja no estado endurecido. Além de poder ser submetido a tensões mais elevadas, quando comparado ao concreto convencional o CAR apresenta vantagens em termos de custos, tempo de execução, diminuição de seções de peças estruturais e conseqüentes ganhos em área útil, entre outros. Entretanto, principalmente no âmbito nacional, pouca ênfase tem sido dada a métodos de dosagem específicos para CAR, de forma que nos locais onde este material é produzido muitas vezes são utilizados métodos de dosagem para concreto convencional. Esta pesquisa parte da hipótese de que para a produção de concreto de alta resistência, a utilização de métodos de dosagem específicos traz grandes vantagens ao produto final, quando comparados à utilização de métodos de dosagem convencionais. O objetivo principal é produzir CAR por diferentes métodos de dosagem, específicos ou não, de forma que eles possam ser avaliados e comparados do ponto de vista técnico e econômico. Para tal, foram utilizados quatro métodos de dosagem, sendo três específicos para concreto de alta resistência e um para concreto convencional, e o concreto produzido por estes métodos foi submetido aos ensaios de resistência à compressão simples e à tração por compressão diametral. Os resultados finais indicam que, para a produção de concreto de alta resistência, há uma diferença significativa entre a utilização de métodos específicos para CAR e de métodos para concreto convencional, principalmente em tennos de consumo de material cimentante por m3 de concreto e de custos, além de diferenças nos valores de resistência alcançados.The use of high-strength concrete (HSC) has gained wide acceptance in the last decades due to its characteristics both in fresh and hardened states. Among the benefits that the use ofHSC brings, when compared to the use of normal concrete, we can list: increase of mechanical strength, reduction in costs, higher speed of execution and reduction in sections of structural elements. Although, once little attention has been paid to its mix proportioning methods, specially in Brazil, HSC ends up being produced according to usual concrete's mix proportioning methods. This research deals with the idea that, in order to make HSC, the use of specific mix proportioning methods brings several advantages to the final product when compared to usual concrete's mix proportioning methods. To prove that, HSC has been produced by four different methods, three of them specially developed for HSC and one developed for usual concrete, and the concrete produced has been submitted to mechanical strength tests. The results indicate that the production of HSC according to specific mix proportioning methods brings important benefits, such as decrease of the amount of cementitious material required to produce concrete and reduction in costs as a consequence, besides the increase in the mechanical strength achieved.application/pdfporDosagem de concretoConcreto de alto desempenhoEstudo comparativo de métodos de dosagem para concreto de alta resistênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaCurso de Pós-Graduação em Engenharia CivilPorto Alegre, BR-RS2000mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000278805.pdf000278805.pdfTexto completoapplication/pdf21886991http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159041/1/000278805.pdf4d5c0323871cfe1313a6a9b0da34e635MD51TEXT000278805.pdf.txt000278805.pdf.txtExtracted Texttext/plain281938http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159041/2/000278805.pdf.txte54200faa9da2aa69bd31c3deb71f4bcMD5210183/1590412017-06-21 02:51:00.064716oai:www.lume.ufrgs.br:10183/159041Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532017-06-21T05:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estudo comparativo de métodos de dosagem para concreto de alta resistência |
title |
Estudo comparativo de métodos de dosagem para concreto de alta resistência |
spellingShingle |
Estudo comparativo de métodos de dosagem para concreto de alta resistência Alves, Martha Figueiredo Dosagem de concreto Concreto de alto desempenho |
title_short |
Estudo comparativo de métodos de dosagem para concreto de alta resistência |
title_full |
Estudo comparativo de métodos de dosagem para concreto de alta resistência |
title_fullStr |
Estudo comparativo de métodos de dosagem para concreto de alta resistência |
title_full_unstemmed |
Estudo comparativo de métodos de dosagem para concreto de alta resistência |
title_sort |
Estudo comparativo de métodos de dosagem para concreto de alta resistência |
author |
Alves, Martha Figueiredo |
author_facet |
Alves, Martha Figueiredo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Martha Figueiredo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cremonini, Ruy Alberto Dal Molin, Denise Carpena Coitinho |
contributor_str_mv |
Cremonini, Ruy Alberto Dal Molin, Denise Carpena Coitinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dosagem de concreto Concreto de alto desempenho |
topic |
Dosagem de concreto Concreto de alto desempenho |
description |
A utilização do concreto de alta resistência (CAR) como material de construção tem se intensificado nas últimas décadas devido aos muitos beneficios que ele proporciona, seja no estado fresco seja no estado endurecido. Além de poder ser submetido a tensões mais elevadas, quando comparado ao concreto convencional o CAR apresenta vantagens em termos de custos, tempo de execução, diminuição de seções de peças estruturais e conseqüentes ganhos em área útil, entre outros. Entretanto, principalmente no âmbito nacional, pouca ênfase tem sido dada a métodos de dosagem específicos para CAR, de forma que nos locais onde este material é produzido muitas vezes são utilizados métodos de dosagem para concreto convencional. Esta pesquisa parte da hipótese de que para a produção de concreto de alta resistência, a utilização de métodos de dosagem específicos traz grandes vantagens ao produto final, quando comparados à utilização de métodos de dosagem convencionais. O objetivo principal é produzir CAR por diferentes métodos de dosagem, específicos ou não, de forma que eles possam ser avaliados e comparados do ponto de vista técnico e econômico. Para tal, foram utilizados quatro métodos de dosagem, sendo três específicos para concreto de alta resistência e um para concreto convencional, e o concreto produzido por estes métodos foi submetido aos ensaios de resistência à compressão simples e à tração por compressão diametral. Os resultados finais indicam que, para a produção de concreto de alta resistência, há uma diferença significativa entre a utilização de métodos específicos para CAR e de métodos para concreto convencional, principalmente em tennos de consumo de material cimentante por m3 de concreto e de custos, além de diferenças nos valores de resistência alcançados. |
publishDate |
2000 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2000 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-06-03T02:43:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/159041 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000278805 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/159041 |
identifier_str_mv |
000278805 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159041/1/000278805.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159041/2/000278805.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4d5c0323871cfe1313a6a9b0da34e635 e54200faa9da2aa69bd31c3deb71f4bc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085407297110016 |