Saúde mental, ajustamento conjugal, percepção de suporte familiar e suas associações com o desenvolvimento de crianças no pós-adoção
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/274599 |
Resumo: | A adoção é um tema complexo que sofreu modificações ao longo dos anos, especialmente com a criação da Lei 12010 de 2009, que passou a priorizar o melhor interesse da criança assim como melhor definiu critérios dos pretendentes à adoção. O presente estudo objetivou verificar se o desenvolvimento pessoal-social, de linguagem, motor fino e motor amplo de crianças que viveram em acolhimento institucional se modifica ao longo de seis meses de convívio com a família adotiva e suas relações e associações com problemas de saúde mental, ajustamento conjugal, percepção de suporte familiar e escolaridade parental. No presente estudo participaram 13 crianças, sendo oito (61,53%) do sexo masculino. A coleta de dados aconteceu em duas fases: 1) no primeiro mês após a colocação da criança na família adotiva e 2) seis meses após a aplicação da primeira etapa. Nas duas fases foram aplicados questionários sociodemográficos e de desenvolvimento da criança, instrumentos para avaliação da saúde mental, ajustamento conjugal e percepção de suporte familiar com os pais e o Denver-II com a criança. Os dados foram analisados de forma descritiva utilizando o software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Foram também realizadas Análises de Redes com os dados provenientes da segunda fase do estudo. Dentre os resultados no Denver Global e nas dimensões avaliadas pelo instrumento, pode-se constatar que as crianças, em sua maioria, mantiveram ou evoluíram sua classificação. Quanto à análise de redes, a escolaridade e a percepção materna quanto ao suporte familiar foram as variáveis com maiores índices de força ou centralidade do nó, isto é, as variáveis que estabeleceram associações mais fortes na rede. Conclui-se que características maternas tiveram maior potencial de impacto nas redes, sendo que a escolaridade foi um fator decisivo no desenvolvimento das crianças adotadas. |
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Santos, Ana Patrícia Heidrich dosBandeira, Denise RuschelFrizzo, Giana Bitencourt2024-04-11T06:25:49Z2023http://hdl.handle.net/10183/274599001200305A adoção é um tema complexo que sofreu modificações ao longo dos anos, especialmente com a criação da Lei 12010 de 2009, que passou a priorizar o melhor interesse da criança assim como melhor definiu critérios dos pretendentes à adoção. O presente estudo objetivou verificar se o desenvolvimento pessoal-social, de linguagem, motor fino e motor amplo de crianças que viveram em acolhimento institucional se modifica ao longo de seis meses de convívio com a família adotiva e suas relações e associações com problemas de saúde mental, ajustamento conjugal, percepção de suporte familiar e escolaridade parental. No presente estudo participaram 13 crianças, sendo oito (61,53%) do sexo masculino. A coleta de dados aconteceu em duas fases: 1) no primeiro mês após a colocação da criança na família adotiva e 2) seis meses após a aplicação da primeira etapa. Nas duas fases foram aplicados questionários sociodemográficos e de desenvolvimento da criança, instrumentos para avaliação da saúde mental, ajustamento conjugal e percepção de suporte familiar com os pais e o Denver-II com a criança. Os dados foram analisados de forma descritiva utilizando o software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Foram também realizadas Análises de Redes com os dados provenientes da segunda fase do estudo. Dentre os resultados no Denver Global e nas dimensões avaliadas pelo instrumento, pode-se constatar que as crianças, em sua maioria, mantiveram ou evoluíram sua classificação. Quanto à análise de redes, a escolaridade e a percepção materna quanto ao suporte familiar foram as variáveis com maiores índices de força ou centralidade do nó, isto é, as variáveis que estabeleceram associações mais fortes na rede. Conclui-se que características maternas tiveram maior potencial de impacto nas redes, sendo que a escolaridade foi um fator decisivo no desenvolvimento das crianças adotadas.Adoption is a complex topic that has undergone changes over the years, especially with the creation of Law 12010 of 2009, which began to prioritize the best interests of the child as well as better definition of criteria for adoption candidates. The present study aimed to verify whether the personal-social, language, fine motor and broad motor development of children who lived in institutional care changes over six months of living with the adoptive family and their relationships and associations with mental health problems, marital adjustment, perception of family support and parental education. In the present study, 13 children participated, eight (61.53%) were male. Data collection occurred in two phases: 1) in the first month after placing the child in the adoptive family and 2) six months after applying the first stage. In both phases, sociodemographic and child development questionnaires, instruments for assessing mental health, marital adjustment and perception of family support were applied to the parents and the Denver-II to the child. The data were analyzed descriptively using the Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) software. Network Analysis was also carried out with data from the second phase of the study. Among the results in Denver Global and in the dimensions assessed by the instrument, it can be seen that the majority of children maintained or improved their classification. Regarding network analysis, education and maternal perception regarding family support were the variables with the highest indices of node strength or centrality, that is, the variables that established stronger associations in the network. It is concluded that maternal characteristics had a greater potential impact on networks, with education being a decisive factor in the development of employed children.application/pdfporAdoçãoCriança acolhidaDesenvolvimento infantilCuidado da criançaSaúde mentalApoio familiarRelações conjugaisPais adotivosAdoptionInstitutionalizationFoster parentingChild developmentSaúde mental, ajustamento conjugal, percepção de suporte familiar e suas associações com o desenvolvimento de crianças no pós-adoçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Psicologia, Serviço Social, Saúde e Comunicação HumanaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2023mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001200305.pdf.txt001200305.pdf.txtExtracted Texttext/plain115295http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274599/2/001200305.pdf.txtb9b28749ac9dbf30f1bdc0a3c625e06eMD52ORIGINAL001200305.pdfTexto completoapplication/pdf2746359http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274599/1/001200305.pdf96ce5cdce8fe7003fa2ddc7e1b38e1e7MD5110183/2745992024-04-12 06:20:28.858903oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274599Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-04-12T09:20:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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A adoção é um tema complexo que sofreu modificações ao longo dos anos, especialmente com a criação da Lei 12010 de 2009, que passou a priorizar o melhor interesse da criança assim como melhor definiu critérios dos pretendentes à adoção. O presente estudo objetivou verificar se o desenvolvimento pessoal-social, de linguagem, motor fino e motor amplo de crianças que viveram em acolhimento institucional se modifica ao longo de seis meses de convívio com a família adotiva e suas relações e associações com problemas de saúde mental, ajustamento conjugal, percepção de suporte familiar e escolaridade parental. No presente estudo participaram 13 crianças, sendo oito (61,53%) do sexo masculino. A coleta de dados aconteceu em duas fases: 1) no primeiro mês após a colocação da criança na família adotiva e 2) seis meses após a aplicação da primeira etapa. Nas duas fases foram aplicados questionários sociodemográficos e de desenvolvimento da criança, instrumentos para avaliação da saúde mental, ajustamento conjugal e percepção de suporte familiar com os pais e o Denver-II com a criança. Os dados foram analisados de forma descritiva utilizando o software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Foram também realizadas Análises de Redes com os dados provenientes da segunda fase do estudo. Dentre os resultados no Denver Global e nas dimensões avaliadas pelo instrumento, pode-se constatar que as crianças, em sua maioria, mantiveram ou evoluíram sua classificação. Quanto à análise de redes, a escolaridade e a percepção materna quanto ao suporte familiar foram as variáveis com maiores índices de força ou centralidade do nó, isto é, as variáveis que estabeleceram associações mais fortes na rede. Conclui-se que características maternas tiveram maior potencial de impacto nas redes, sendo que a escolaridade foi um fator decisivo no desenvolvimento das crianças adotadas. |
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