Ciências naturais e química : saberes epistemológicos na construção das identidades docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Cesar Valmor Machado
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/265981
Resumo: Esta dissertação apresenta-se dividida em três artigos que abordam aspectos da identidade e dos saberes docentes. No primeiro artigo procuramos explicitar as concepções sobre a natureza da ciência apresentadas por dois grupos de professores de química participantes de atividades de educação continuada categorizando-as a partir de questionários escritos e entrevistas semi-estruturadas. Estas abordam aspectos relacionados à percepção de realidade, de método científico, de conhecimento científico, além de sua caracterização em comparação com o conhecimento cotidiano. Desta análise emergiram aspectos que permitem localizar suas concepções num marco referencial hipotéticodedutivo, embora a apresentação de idéias contraditórias e mudanças de opinião tenham sido uma constante no transcorrer da entrevista. No segundo artigo pretendi ampliar a discussão de forma quantitativa, ampliando o universo investigado, construindo categorias de análise a partir das respostas escritas à pergunta "O que é ciências naturais para você? E química?" e de referenciais que enfatizam a não categorização de sujeitos, mas sim de respostas que são produzidas e validadas em diferentes contextos. Neste artigo propomos uma reflexão sobre os conceitos de Ciências Naturais e de Química apresentados por professores/as de Ciências e Química em atuação na Escola Básica, no Rio Grande do Sul-Brasil. No terceiro artigo foi feita uma investigação junto a um grupo de professores e professoras de química e ciências, em atuação na Escola Básica, na grande Porto AlegreRS, participantes de um curso de formação continuada coordenado pela Área de Educação Química da l)FRGS, a partir da qual abordamos a constituição de identidades docentes, tendo como ponto inicial as representações de ciências e química que estes professores e professoras constróem/construiram e sua integração com as representações de professor e professora. Estas representações são analisadas a partir dos textos (falados e escritos) produzidos por este grupo em situações debate em grupo, entrevistas, produção textual e demais situações vivenciadas durante a realização do curso. Sendo que estes registros foram realizados com anotações, ou gravações em vídeo e/ou áudio e os trabalhos escritos pelos participantes. Destacamos algumas representações que se apresentaram de forma recorrente, e propomos uma reflexão sobre a constituição destas representações, seus espaços de produção e sua reprodução nos espaços escolares.
id URGS_77416b2feaa993cc822b32d591b2cf98
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265981
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Lopes, Cesar Valmor MachadoSouza, Diogo Onofre Gomes de2023-10-15T03:32:20Z2001http://hdl.handle.net/10183/265981000286123Esta dissertação apresenta-se dividida em três artigos que abordam aspectos da identidade e dos saberes docentes. No primeiro artigo procuramos explicitar as concepções sobre a natureza da ciência apresentadas por dois grupos de professores de química participantes de atividades de educação continuada categorizando-as a partir de questionários escritos e entrevistas semi-estruturadas. Estas abordam aspectos relacionados à percepção de realidade, de método científico, de conhecimento científico, além de sua caracterização em comparação com o conhecimento cotidiano. Desta análise emergiram aspectos que permitem localizar suas concepções num marco referencial hipotéticodedutivo, embora a apresentação de idéias contraditórias e mudanças de opinião tenham sido uma constante no transcorrer da entrevista. No segundo artigo pretendi ampliar a discussão de forma quantitativa, ampliando o universo investigado, construindo categorias de análise a partir das respostas escritas à pergunta "O que é ciências naturais para você? E química?" e de referenciais que enfatizam a não categorização de sujeitos, mas sim de respostas que são produzidas e validadas em diferentes contextos. Neste artigo propomos uma reflexão sobre os conceitos de Ciências Naturais e de Química apresentados por professores/as de Ciências e Química em atuação na Escola Básica, no Rio Grande do Sul-Brasil. No terceiro artigo foi feita uma investigação junto a um grupo de professores e professoras de química e ciências, em atuação na Escola Básica, na grande Porto AlegreRS, participantes de um curso de formação continuada coordenado pela Área de Educação Química da l)FRGS, a partir da qual abordamos a constituição de identidades docentes, tendo como ponto inicial as representações de ciências e química que estes professores e professoras constróem/construiram e sua integração com as representações de professor e professora. Estas representações são analisadas a partir dos textos (falados e escritos) produzidos por este grupo em situações debate em grupo, entrevistas, produção textual e demais situações vivenciadas durante a realização do curso. Sendo que estes registros foram realizados com anotações, ou gravações em vídeo e/ou áudio e os trabalhos escritos pelos participantes. Destacamos algumas representações que se apresentaram de forma recorrente, e propomos uma reflexão sobre a constituição destas representações, seus espaços de produção e sua reprodução nos espaços escolares.application/pdfporEnsinoQuímicaFormaçãoEducação continuadaProfessorIdentidadeCiências naturais e química : saberes epistemológicos na construção das identidades docentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da Saúde. Departamento de BioquímicaCurso de Pós-Graduação em Ciências Biológicas : BioquímicaPorto Alegre, BR-RS2001mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000286123.pdf.txt000286123.pdf.txtExtracted Texttext/plain127052http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265981/2/000286123.pdf.txtd0ec3837bf342488c121a8e67f2b1389MD52ORIGINAL000286123.pdfTexto completoapplication/pdf2585941http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265981/1/000286123.pdf1b14c387c38eb0d6253157f7014a9c1bMD5110183/2659812023-10-17 03:37:55.899622oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265981Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-10-17T06:37:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ciências naturais e química : saberes epistemológicos na construção das identidades docentes
title Ciências naturais e química : saberes epistemológicos na construção das identidades docentes
spellingShingle Ciências naturais e química : saberes epistemológicos na construção das identidades docentes
Lopes, Cesar Valmor Machado
Ensino
Química
Formação
Educação continuada
Professor
Identidade
title_short Ciências naturais e química : saberes epistemológicos na construção das identidades docentes
title_full Ciências naturais e química : saberes epistemológicos na construção das identidades docentes
title_fullStr Ciências naturais e química : saberes epistemológicos na construção das identidades docentes
title_full_unstemmed Ciências naturais e química : saberes epistemológicos na construção das identidades docentes
title_sort Ciências naturais e química : saberes epistemológicos na construção das identidades docentes
author Lopes, Cesar Valmor Machado
author_facet Lopes, Cesar Valmor Machado
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Cesar Valmor Machado
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza, Diogo Onofre Gomes de
contributor_str_mv Souza, Diogo Onofre Gomes de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Química
Formação
Educação continuada
Professor
Identidade
topic Ensino
Química
Formação
Educação continuada
Professor
Identidade
description Esta dissertação apresenta-se dividida em três artigos que abordam aspectos da identidade e dos saberes docentes. No primeiro artigo procuramos explicitar as concepções sobre a natureza da ciência apresentadas por dois grupos de professores de química participantes de atividades de educação continuada categorizando-as a partir de questionários escritos e entrevistas semi-estruturadas. Estas abordam aspectos relacionados à percepção de realidade, de método científico, de conhecimento científico, além de sua caracterização em comparação com o conhecimento cotidiano. Desta análise emergiram aspectos que permitem localizar suas concepções num marco referencial hipotéticodedutivo, embora a apresentação de idéias contraditórias e mudanças de opinião tenham sido uma constante no transcorrer da entrevista. No segundo artigo pretendi ampliar a discussão de forma quantitativa, ampliando o universo investigado, construindo categorias de análise a partir das respostas escritas à pergunta "O que é ciências naturais para você? E química?" e de referenciais que enfatizam a não categorização de sujeitos, mas sim de respostas que são produzidas e validadas em diferentes contextos. Neste artigo propomos uma reflexão sobre os conceitos de Ciências Naturais e de Química apresentados por professores/as de Ciências e Química em atuação na Escola Básica, no Rio Grande do Sul-Brasil. No terceiro artigo foi feita uma investigação junto a um grupo de professores e professoras de química e ciências, em atuação na Escola Básica, na grande Porto AlegreRS, participantes de um curso de formação continuada coordenado pela Área de Educação Química da l)FRGS, a partir da qual abordamos a constituição de identidades docentes, tendo como ponto inicial as representações de ciências e química que estes professores e professoras constróem/construiram e sua integração com as representações de professor e professora. Estas representações são analisadas a partir dos textos (falados e escritos) produzidos por este grupo em situações debate em grupo, entrevistas, produção textual e demais situações vivenciadas durante a realização do curso. Sendo que estes registros foram realizados com anotações, ou gravações em vídeo e/ou áudio e os trabalhos escritos pelos participantes. Destacamos algumas representações que se apresentaram de forma recorrente, e propomos uma reflexão sobre a constituição destas representações, seus espaços de produção e sua reprodução nos espaços escolares.
publishDate 2001
dc.date.issued.fl_str_mv 2001
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-10-15T03:32:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/265981
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000286123
url http://hdl.handle.net/10183/265981
identifier_str_mv 000286123
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265981/2/000286123.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265981/1/000286123.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d0ec3837bf342488c121a8e67f2b1389
1b14c387c38eb0d6253157f7014a9c1b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085630577737728