Ciências naturais e química : saberes epistemológicos na construção das identidades docentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/265981 |
Resumo: | Esta dissertação apresenta-se dividida em três artigos que abordam aspectos da identidade e dos saberes docentes. No primeiro artigo procuramos explicitar as concepções sobre a natureza da ciência apresentadas por dois grupos de professores de química participantes de atividades de educação continuada categorizando-as a partir de questionários escritos e entrevistas semi-estruturadas. Estas abordam aspectos relacionados à percepção de realidade, de método científico, de conhecimento científico, além de sua caracterização em comparação com o conhecimento cotidiano. Desta análise emergiram aspectos que permitem localizar suas concepções num marco referencial hipotéticodedutivo, embora a apresentação de idéias contraditórias e mudanças de opinião tenham sido uma constante no transcorrer da entrevista. No segundo artigo pretendi ampliar a discussão de forma quantitativa, ampliando o universo investigado, construindo categorias de análise a partir das respostas escritas à pergunta "O que é ciências naturais para você? E química?" e de referenciais que enfatizam a não categorização de sujeitos, mas sim de respostas que são produzidas e validadas em diferentes contextos. Neste artigo propomos uma reflexão sobre os conceitos de Ciências Naturais e de Química apresentados por professores/as de Ciências e Química em atuação na Escola Básica, no Rio Grande do Sul-Brasil. No terceiro artigo foi feita uma investigação junto a um grupo de professores e professoras de química e ciências, em atuação na Escola Básica, na grande Porto AlegreRS, participantes de um curso de formação continuada coordenado pela Área de Educação Química da l)FRGS, a partir da qual abordamos a constituição de identidades docentes, tendo como ponto inicial as representações de ciências e química que estes professores e professoras constróem/construiram e sua integração com as representações de professor e professora. Estas representações são analisadas a partir dos textos (falados e escritos) produzidos por este grupo em situações debate em grupo, entrevistas, produção textual e demais situações vivenciadas durante a realização do curso. Sendo que estes registros foram realizados com anotações, ou gravações em vídeo e/ou áudio e os trabalhos escritos pelos participantes. Destacamos algumas representações que se apresentaram de forma recorrente, e propomos uma reflexão sobre a constituição destas representações, seus espaços de produção e sua reprodução nos espaços escolares. |
id |
URGS_77416b2feaa993cc822b32d591b2cf98 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265981 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Lopes, Cesar Valmor MachadoSouza, Diogo Onofre Gomes de2023-10-15T03:32:20Z2001http://hdl.handle.net/10183/265981000286123Esta dissertação apresenta-se dividida em três artigos que abordam aspectos da identidade e dos saberes docentes. No primeiro artigo procuramos explicitar as concepções sobre a natureza da ciência apresentadas por dois grupos de professores de química participantes de atividades de educação continuada categorizando-as a partir de questionários escritos e entrevistas semi-estruturadas. Estas abordam aspectos relacionados à percepção de realidade, de método científico, de conhecimento científico, além de sua caracterização em comparação com o conhecimento cotidiano. Desta análise emergiram aspectos que permitem localizar suas concepções num marco referencial hipotéticodedutivo, embora a apresentação de idéias contraditórias e mudanças de opinião tenham sido uma constante no transcorrer da entrevista. No segundo artigo pretendi ampliar a discussão de forma quantitativa, ampliando o universo investigado, construindo categorias de análise a partir das respostas escritas à pergunta "O que é ciências naturais para você? E química?" e de referenciais que enfatizam a não categorização de sujeitos, mas sim de respostas que são produzidas e validadas em diferentes contextos. Neste artigo propomos uma reflexão sobre os conceitos de Ciências Naturais e de Química apresentados por professores/as de Ciências e Química em atuação na Escola Básica, no Rio Grande do Sul-Brasil. No terceiro artigo foi feita uma investigação junto a um grupo de professores e professoras de química e ciências, em atuação na Escola Básica, na grande Porto AlegreRS, participantes de um curso de formação continuada coordenado pela Área de Educação Química da l)FRGS, a partir da qual abordamos a constituição de identidades docentes, tendo como ponto inicial as representações de ciências e química que estes professores e professoras constróem/construiram e sua integração com as representações de professor e professora. Estas representações são analisadas a partir dos textos (falados e escritos) produzidos por este grupo em situações debate em grupo, entrevistas, produção textual e demais situações vivenciadas durante a realização do curso. Sendo que estes registros foram realizados com anotações, ou gravações em vídeo e/ou áudio e os trabalhos escritos pelos participantes. Destacamos algumas representações que se apresentaram de forma recorrente, e propomos uma reflexão sobre a constituição destas representações, seus espaços de produção e sua reprodução nos espaços escolares.application/pdfporEnsinoQuímicaFormaçãoEducação continuadaProfessorIdentidadeCiências naturais e química : saberes epistemológicos na construção das identidades docentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da Saúde. Departamento de BioquímicaCurso de Pós-Graduação em Ciências Biológicas : BioquímicaPorto Alegre, BR-RS2001mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000286123.pdf.txt000286123.pdf.txtExtracted Texttext/plain127052http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265981/2/000286123.pdf.txtd0ec3837bf342488c121a8e67f2b1389MD52ORIGINAL000286123.pdfTexto completoapplication/pdf2585941http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265981/1/000286123.pdf1b14c387c38eb0d6253157f7014a9c1bMD5110183/2659812023-10-17 03:37:55.899622oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265981Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-10-17T06:37:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ciências naturais e química : saberes epistemológicos na construção das identidades docentes |
title |
Ciências naturais e química : saberes epistemológicos na construção das identidades docentes |
spellingShingle |
Ciências naturais e química : saberes epistemológicos na construção das identidades docentes Lopes, Cesar Valmor Machado Ensino Química Formação Educação continuada Professor Identidade |
title_short |
Ciências naturais e química : saberes epistemológicos na construção das identidades docentes |
title_full |
Ciências naturais e química : saberes epistemológicos na construção das identidades docentes |
title_fullStr |
Ciências naturais e química : saberes epistemológicos na construção das identidades docentes |
title_full_unstemmed |
Ciências naturais e química : saberes epistemológicos na construção das identidades docentes |
title_sort |
Ciências naturais e química : saberes epistemológicos na construção das identidades docentes |
author |
Lopes, Cesar Valmor Machado |
author_facet |
Lopes, Cesar Valmor Machado |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Cesar Valmor Machado |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Souza, Diogo Onofre Gomes de |
contributor_str_mv |
Souza, Diogo Onofre Gomes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Química Formação Educação continuada Professor Identidade |
topic |
Ensino Química Formação Educação continuada Professor Identidade |
description |
Esta dissertação apresenta-se dividida em três artigos que abordam aspectos da identidade e dos saberes docentes. No primeiro artigo procuramos explicitar as concepções sobre a natureza da ciência apresentadas por dois grupos de professores de química participantes de atividades de educação continuada categorizando-as a partir de questionários escritos e entrevistas semi-estruturadas. Estas abordam aspectos relacionados à percepção de realidade, de método científico, de conhecimento científico, além de sua caracterização em comparação com o conhecimento cotidiano. Desta análise emergiram aspectos que permitem localizar suas concepções num marco referencial hipotéticodedutivo, embora a apresentação de idéias contraditórias e mudanças de opinião tenham sido uma constante no transcorrer da entrevista. No segundo artigo pretendi ampliar a discussão de forma quantitativa, ampliando o universo investigado, construindo categorias de análise a partir das respostas escritas à pergunta "O que é ciências naturais para você? E química?" e de referenciais que enfatizam a não categorização de sujeitos, mas sim de respostas que são produzidas e validadas em diferentes contextos. Neste artigo propomos uma reflexão sobre os conceitos de Ciências Naturais e de Química apresentados por professores/as de Ciências e Química em atuação na Escola Básica, no Rio Grande do Sul-Brasil. No terceiro artigo foi feita uma investigação junto a um grupo de professores e professoras de química e ciências, em atuação na Escola Básica, na grande Porto AlegreRS, participantes de um curso de formação continuada coordenado pela Área de Educação Química da l)FRGS, a partir da qual abordamos a constituição de identidades docentes, tendo como ponto inicial as representações de ciências e química que estes professores e professoras constróem/construiram e sua integração com as representações de professor e professora. Estas representações são analisadas a partir dos textos (falados e escritos) produzidos por este grupo em situações debate em grupo, entrevistas, produção textual e demais situações vivenciadas durante a realização do curso. Sendo que estes registros foram realizados com anotações, ou gravações em vídeo e/ou áudio e os trabalhos escritos pelos participantes. Destacamos algumas representações que se apresentaram de forma recorrente, e propomos uma reflexão sobre a constituição destas representações, seus espaços de produção e sua reprodução nos espaços escolares. |
publishDate |
2001 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2001 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-10-15T03:32:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/265981 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000286123 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/265981 |
identifier_str_mv |
000286123 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265981/2/000286123.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265981/1/000286123.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d0ec3837bf342488c121a8e67f2b1389 1b14c387c38eb0d6253157f7014a9c1b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085630577737728 |