O caminho se faz ao andar : aprendizagem e educação junto a mulheres indígenas Kaingang
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/200692 |
Resumo: | Esta pesquisa busca trazer as diferentes formas de estar, ensinar e aprender que navegam na UFRGS, a partir de uma etnografia junto a mulheres Kaingang estudantes desta Instituição, das abordagens da Antropologia da Educação, bem como a partir do conhecimento do povo Kaingang que está baseado nas noções duais de universo a partir das marcas Kamē e os Kanhru. O esforço etnográfico está em perceber uma educação que acontece: nas mudanças dos modos de participação; no aconselhamento entre regré (pessoas da mesma metade patrilinear); na relação com instituição de ensino (aqui, um ser da metade patrilinear kamē); no ir e vir das terras indígenas à cidade; na atuação no plano cosmológico e sociológico do kujá (xamã), um educador que é menos um guardião de fins e mais um catalizador de começos. Um educador que faz escola levando para fora, destravando a imaginação e mostrando a possibilidade de aprender com todos os seres. Com isso, aprofunda-se na categoria tãn e, portanto, na compreensão da humanidade e da potência que perpassa todos os seres do cosmos. |
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Garcia, Geórgia de MacedoSilva, Sergio Baptista da2019-10-12T03:55:28Z2019http://hdl.handle.net/10183/200692001103606Esta pesquisa busca trazer as diferentes formas de estar, ensinar e aprender que navegam na UFRGS, a partir de uma etnografia junto a mulheres Kaingang estudantes desta Instituição, das abordagens da Antropologia da Educação, bem como a partir do conhecimento do povo Kaingang que está baseado nas noções duais de universo a partir das marcas Kamē e os Kanhru. O esforço etnográfico está em perceber uma educação que acontece: nas mudanças dos modos de participação; no aconselhamento entre regré (pessoas da mesma metade patrilinear); na relação com instituição de ensino (aqui, um ser da metade patrilinear kamē); no ir e vir das terras indígenas à cidade; na atuação no plano cosmológico e sociológico do kujá (xamã), um educador que é menos um guardião de fins e mais um catalizador de começos. Um educador que faz escola levando para fora, destravando a imaginação e mostrando a possibilidade de aprender com todos os seres. Com isso, aprofunda-se na categoria tãn e, portanto, na compreensão da humanidade e da potência que perpassa todos os seres do cosmos.From an ethnography made together with Kaingang women, students of UFRGS, from the approaches of the Anthropology of Education, as well as from the episteme of knowledge of the Kaingang people which is based on dual notions of universe from the marks Kamē and the Kanhru. The ethnographic effort is to perceive an education that happens: in change in the modes of participation; in counseling among regré (people of the same patrilineal half); in relation with the educational institution (here, a being of the patrilineal half kamé); to come and go from indigenous lands to the city; in the cosmological and sociological action of the kujá (shaman), an educator who is less a guardian of ends and more a catalyst of beginnings. Who does school leading out, unlocking the imagination and showing the possibility of learning from all beings. Therefore, it deepens into the tãn category and the understanding of the humanity and potency that permeates all beings of the cosmos.application/pdfporEducaçãoAprendizagemXamanismoAções afirmativasÍndios kaingangRio Grande do SulEducationLearningShamanismAffirmative PoliciesKaingang Indigenous PeopleO caminho se faz ao andar : aprendizagem e educação junto a mulheres indígenas Kainganginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Antropologia SocialPorto Alegre, BR-RS2019mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001103606.pdf.txt001103606.pdf.txtExtracted Texttext/plain327214http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200692/2/001103606.pdf.txtafba446e90b73638aac0b0c9a2a74bcaMD52ORIGINAL001103606.pdfTexto completoapplication/pdf4168451http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200692/1/001103606.pdf2bce2815400909a9f1ef49cd9f2d4d91MD5110183/2006922019-10-13 03:51:03.0977oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200692Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-10-13T06:51:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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