As dimensões da qualidade no segmento de Centros de Formação de Condutores de Curitiba/PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Eliseu João
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/5656
Resumo: O trabalho discorre sobre a qualidade dos serviços oferecidos aos clientes dos Centros de Formação de Condutores (CFC’s) na cidade de Curitiba/PR. Aborda a qualidade em serviços por meio de um estudo comparativo com uma pesquisa realizada por Zeithaml et al (1990) na década de 80, a qual detectou que a ordem de importância da qualidade em serviços é, em primeiro lugar, confiabilidade, seguida por sensibilidade, segurança, empatia e tangíveis. Com base na fundamentação teórica sobre qualidade em serviços e dimensões da qualidade, realizou-se uma pesquisa junto aos clientes dos Centros de Formação de Condutores da cidade de Curitiba/PR com o intuito utilizar as dimensões preconizadas por Zeithaml et al (1990) na avaliação do setor de formação de condutores. Apresenta-se uma pesquisa bibliográfica sobre qualidade em serviços, histórico da qualidade, particularidades dos serviços e principalmente as dimensões da qualidade em serviços segundo Zeithaml et al (1990). A metodologia do trabalho consistiu em pesquisa qualitativa realizada por meio de grupo focado com dirigentes de CFC’s, a qual forneceu subsídios para pesquisa quantitativa executada por meio de questionário estruturado aplicado aos clientes. A pesquisa constatou que a ordem de importância das dimensões da qualidade para tais clientes coincidiu com a apresentada por Zeithaml et al (1990). Concluiu-se que no mercado de serviços americano a confiabilidade está em primeiro lugar na importância, assim como entre os clientes dos CFC’s de Curitiba; a dimensão tangíveis ficou em último lugar em ambas as pesquisas.
id URGS_77f21fda08589843f0a08f1294fc9d0e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/5656
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Silva, Eliseu JoãoEcheveste, Marcia Elisa Soares2007-06-06T18:48:56Z2005http://hdl.handle.net/10183/5656000518162O trabalho discorre sobre a qualidade dos serviços oferecidos aos clientes dos Centros de Formação de Condutores (CFC’s) na cidade de Curitiba/PR. Aborda a qualidade em serviços por meio de um estudo comparativo com uma pesquisa realizada por Zeithaml et al (1990) na década de 80, a qual detectou que a ordem de importância da qualidade em serviços é, em primeiro lugar, confiabilidade, seguida por sensibilidade, segurança, empatia e tangíveis. Com base na fundamentação teórica sobre qualidade em serviços e dimensões da qualidade, realizou-se uma pesquisa junto aos clientes dos Centros de Formação de Condutores da cidade de Curitiba/PR com o intuito utilizar as dimensões preconizadas por Zeithaml et al (1990) na avaliação do setor de formação de condutores. Apresenta-se uma pesquisa bibliográfica sobre qualidade em serviços, histórico da qualidade, particularidades dos serviços e principalmente as dimensões da qualidade em serviços segundo Zeithaml et al (1990). A metodologia do trabalho consistiu em pesquisa qualitativa realizada por meio de grupo focado com dirigentes de CFC’s, a qual forneceu subsídios para pesquisa quantitativa executada por meio de questionário estruturado aplicado aos clientes. A pesquisa constatou que a ordem de importância das dimensões da qualidade para tais clientes coincidiu com a apresentada por Zeithaml et al (1990). Concluiu-se que no mercado de serviços americano a confiabilidade está em primeiro lugar na importância, assim como entre os clientes dos CFC’s de Curitiba; a dimensão tangíveis ficou em último lugar em ambas as pesquisas.application/pdfporPrestação de serviçosQualidade de serviçosSatisfação do usuárioAs dimensões da qualidade no segmento de Centros de Formação de Condutores de Curitiba/PRinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaCurso de Mestrado Profissional em EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2005mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000518162.pdf000518162.pdfTexto completoapplication/pdf305385http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5656/1/000518162.pdf4f168101ee77e23e7bfe98fde77a8640MD51TEXT000518162.pdf.txt000518162.pdf.txtExtracted Texttext/plain144501http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5656/2/000518162.pdf.txt697f1bef49d67690a2d2d2591bbf4565MD52THUMBNAIL000518162.pdf.jpg000518162.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg959http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5656/3/000518162.pdf.jpgc026fbabdba6ee62d9599e0843357388MD5310183/56562023-03-22 03:25:16.125252oai:www.lume.ufrgs.br:10183/5656Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-03-22T06:25:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As dimensões da qualidade no segmento de Centros de Formação de Condutores de Curitiba/PR
title As dimensões da qualidade no segmento de Centros de Formação de Condutores de Curitiba/PR
spellingShingle As dimensões da qualidade no segmento de Centros de Formação de Condutores de Curitiba/PR
Silva, Eliseu João
Prestação de serviços
Qualidade de serviços
Satisfação do usuário
title_short As dimensões da qualidade no segmento de Centros de Formação de Condutores de Curitiba/PR
title_full As dimensões da qualidade no segmento de Centros de Formação de Condutores de Curitiba/PR
title_fullStr As dimensões da qualidade no segmento de Centros de Formação de Condutores de Curitiba/PR
title_full_unstemmed As dimensões da qualidade no segmento de Centros de Formação de Condutores de Curitiba/PR
title_sort As dimensões da qualidade no segmento de Centros de Formação de Condutores de Curitiba/PR
author Silva, Eliseu João
author_facet Silva, Eliseu João
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Eliseu João
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Echeveste, Marcia Elisa Soares
contributor_str_mv Echeveste, Marcia Elisa Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Prestação de serviços
Qualidade de serviços
Satisfação do usuário
topic Prestação de serviços
Qualidade de serviços
Satisfação do usuário
description O trabalho discorre sobre a qualidade dos serviços oferecidos aos clientes dos Centros de Formação de Condutores (CFC’s) na cidade de Curitiba/PR. Aborda a qualidade em serviços por meio de um estudo comparativo com uma pesquisa realizada por Zeithaml et al (1990) na década de 80, a qual detectou que a ordem de importância da qualidade em serviços é, em primeiro lugar, confiabilidade, seguida por sensibilidade, segurança, empatia e tangíveis. Com base na fundamentação teórica sobre qualidade em serviços e dimensões da qualidade, realizou-se uma pesquisa junto aos clientes dos Centros de Formação de Condutores da cidade de Curitiba/PR com o intuito utilizar as dimensões preconizadas por Zeithaml et al (1990) na avaliação do setor de formação de condutores. Apresenta-se uma pesquisa bibliográfica sobre qualidade em serviços, histórico da qualidade, particularidades dos serviços e principalmente as dimensões da qualidade em serviços segundo Zeithaml et al (1990). A metodologia do trabalho consistiu em pesquisa qualitativa realizada por meio de grupo focado com dirigentes de CFC’s, a qual forneceu subsídios para pesquisa quantitativa executada por meio de questionário estruturado aplicado aos clientes. A pesquisa constatou que a ordem de importância das dimensões da qualidade para tais clientes coincidiu com a apresentada por Zeithaml et al (1990). Concluiu-se que no mercado de serviços americano a confiabilidade está em primeiro lugar na importância, assim como entre os clientes dos CFC’s de Curitiba; a dimensão tangíveis ficou em último lugar em ambas as pesquisas.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T18:48:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/5656
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000518162
url http://hdl.handle.net/10183/5656
identifier_str_mv 000518162
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5656/1/000518162.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5656/2/000518162.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5656/3/000518162.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4f168101ee77e23e7bfe98fde77a8640
697f1bef49d67690a2d2d2591bbf4565
c026fbabdba6ee62d9599e0843357388
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085055845892096