Redes sociais e processos educativos : um estudo dos nexos da educação de adultos com o movimento comunitário e as práticas escolares no Morro Alegre (PoA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moll, Jaqueline
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/250023
Resumo: A tese intitulada Redes Sociais e Processos Educativos: um estudo dos nexos da educação de adultos com o movimento comunitário e as práticas escolares aborda a trajetória de um grupo popular, que acede e se instala em um bairro periférico de Porto Alegre (Morro Alegre) desde meados da década de 50, e os possíveis cruzamentos entre a organização comunitária e os processos educativos nele envolvidos. A luta pela conquista, permanência e manutenção da escola para os filhos, entretecida à luta por condições concretas de vida, ocupa lugar central e constelador de significados no enfrentamento dos problemas sociais cotidianos. As tensões constituídas nestas lutas e as ações dela decorrentes ensejam, no contexto da tese, a análise do estranhamento entre sistema e mundo da vida (Habermas), da cultura do silêncio (Freire) e dos epistemicídíos (Santos) que atravessam, ao longo do engendramento da modernidade, a relação entre grupos da sociedade civil e Estado. As ações e posteriores associações comunitárias, organizadas pelos próprios adultos constituem-se como espaços de aprendizagem. A oferta descontínua, por parte do Estado, de escolaridade fundamental para os adultos (1993 - 1996) toma estes espaços quase exclusivos. Apesar desta contradição, as mudanças no cenário político municipal ao longo da década de 90, provocadas e provocadoras de relações diferenciadas entre Estado e sociedade civil, concorrem para a qualificação destas relações. Especificamente no Morro Alegre, no âmbito da escola, revertem-se os níveis históricos de fracasso dos alunos e se produzem interfaces pedagógicas com o movimento comunitário. Por outro lado, qualificam-se as relações das associações comunitárias com o poder público, avançando-se na perspectiva da produção de uma esfera pública não estatal (Genro). A pesquisa, entendida como ação fundante da ciência através de processos de aproximação, inserção, compreensão e (re)construção da realidade, estabeleceu-se, valorizando e tecendo a rede de significados acerca do Morro Alegre, a partir da episteme dos moradores. Provocando novos olhares para velhas questões, (re)significando e (re)alocando a mirada acerca do próprio campo da investigação, aproximou-se a educação de adultos à educação de jovens e crianças, no horizonte dos embates cotidianos e dos inéditos viáveis (Freire) e possíveis (Arroyo), produzidos nas intersecções entre as instâncias comunitárias, as práticas escolares e a ação do Estado no âmbito de poder municipal.
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spelling Moll, JaquelineFischer, Nilton Bueno2022-10-19T04:48:20Z1998http://hdl.handle.net/10183/250023000099482A tese intitulada Redes Sociais e Processos Educativos: um estudo dos nexos da educação de adultos com o movimento comunitário e as práticas escolares aborda a trajetória de um grupo popular, que acede e se instala em um bairro periférico de Porto Alegre (Morro Alegre) desde meados da década de 50, e os possíveis cruzamentos entre a organização comunitária e os processos educativos nele envolvidos. A luta pela conquista, permanência e manutenção da escola para os filhos, entretecida à luta por condições concretas de vida, ocupa lugar central e constelador de significados no enfrentamento dos problemas sociais cotidianos. As tensões constituídas nestas lutas e as ações dela decorrentes ensejam, no contexto da tese, a análise do estranhamento entre sistema e mundo da vida (Habermas), da cultura do silêncio (Freire) e dos epistemicídíos (Santos) que atravessam, ao longo do engendramento da modernidade, a relação entre grupos da sociedade civil e Estado. As ações e posteriores associações comunitárias, organizadas pelos próprios adultos constituem-se como espaços de aprendizagem. A oferta descontínua, por parte do Estado, de escolaridade fundamental para os adultos (1993 - 1996) toma estes espaços quase exclusivos. Apesar desta contradição, as mudanças no cenário político municipal ao longo da década de 90, provocadas e provocadoras de relações diferenciadas entre Estado e sociedade civil, concorrem para a qualificação destas relações. Especificamente no Morro Alegre, no âmbito da escola, revertem-se os níveis históricos de fracasso dos alunos e se produzem interfaces pedagógicas com o movimento comunitário. Por outro lado, qualificam-se as relações das associações comunitárias com o poder público, avançando-se na perspectiva da produção de uma esfera pública não estatal (Genro). A pesquisa, entendida como ação fundante da ciência através de processos de aproximação, inserção, compreensão e (re)construção da realidade, estabeleceu-se, valorizando e tecendo a rede de significados acerca do Morro Alegre, a partir da episteme dos moradores. Provocando novos olhares para velhas questões, (re)significando e (re)alocando a mirada acerca do próprio campo da investigação, aproximou-se a educação de adultos à educação de jovens e crianças, no horizonte dos embates cotidianos e dos inéditos viáveis (Freire) e possíveis (Arroyo), produzidos nas intersecções entre as instâncias comunitárias, as práticas escolares e a ação do Estado no âmbito de poder municipal.The thesis intitled Social Nets and Educative Processes: a study of adults education links to the communítarian moviment and schoolar practices approaches the trajectory of a popular group which accedes and settles down in a peripherical region of Porto Alegre (Morro Alto) in the middle fifties, and the possible crossings between the communitarian organization and it's own organic educative processes. The fight for conquest, permanence and support of children's school, interwisted with the fight for concret conditions of life, takes the central place scattering the meanings in the face of quotidian social problems. The tensions constituted in these fights and their resulting actions presents themselves, in the thesis context, the analysis of dissensions between system and world of life (Habermas), of silence culture (Freire) and the epistemicides (Santos) which crosses, along the engenderment of modemity, the relation between civilian social groups and State. The actions and later communitarian associations, organized by the adults themselves, consists as aprenticement laces. The discontinue offer, by the State, of fundamentals shoolarshiop for adults (1993-1996) turns these spaces almost exclusives. Despite this contradiction, changes in the municipal politic scenery along the 90th decade, provoked and provoking differed relations between State and civil society, competes for the qualification of these relations. Specifically in Morro Alegre, in school ambit, the historical levels of student's failure where reverted and pedagogic interfaces with communitary movement where produced. On the other side, the relations between communitary associations and the public power where qualified, advancing in the perspective of the production of a non-state public sphere (Genro). The research, taken as a founding action of science through approaching processes, insertion, comprehension and (re)construction of reality, was so stablished from links with reality, appraising and sewing meanings about Morro, starting from it's inhabitant's epistheme. Provoking new sights to old questions,( re)meaninga nd (re)locating the view about the investigation field itself, it approached the education of adults, youngsters and children, in the horizon of cotidian fights and the viable ineditas (Freire) and possibles (Arroyo), for a qualification of life.application/pdfporEducação popularEducação de adultosMovimento comunitárioPorto Alegre (RS)Redes sociais e processos educativos : um estudo dos nexos da educação de adultos com o movimento comunitário e as práticas escolares no Morro Alegre (PoA)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS1998doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000099482.pdf.txt000099482.pdf.txtExtracted Texttext/plain528968http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250023/2/000099482.pdf.txt394cfca3d5e25806d3ac1622fae89466MD52ORIGINAL000099482.pdfTexto completoapplication/pdf238916522http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250023/1/000099482.pdf0e6b74e88489fa8055ad0fec15730f83MD5110183/2500232022-11-11 05:48:56.518948oai:www.lume.ufrgs.br:10183/250023Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-11-11T07:48:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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