Ensino e protocolo clínico de reparo de restaurações de resina composta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Laura Teixeira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/248908
Resumo: A presente dissertação de mestrado é composta por dois artigos científicos. O primeiro deles, intitulado “Repair of resin composite restorations in primary teeth: current trends in school teaching in Brazil” visou investigar o perfil do ensino do reparo de restaurações de resina composta com falhas em dentes decíduos nos cursos de Graduação em Odontologia do Brasil. Para isso, um questionário relacionado ao ensino do reparo de restaurações de resina composta foi enviado por e-mail para 205 cursos com alunos cursando a Disciplina de Odontopediatria entre maio e setembro de 2019. Os dados obtidos foram submetidos à análise descritiva. A taxa de resposta foi de 43,4%. O reparo de restaurações de resina composta foi ensinado por 82% das instituições. As principais indicações de reparo foram preservação da estrutura dentária (95,9%) e redução do risco de complicações pulpares (71,2%). Em relação ao protocolo para reparo, poucas instituições (24,7%) têm recomendado o desgaste da porção da resina a ser reparada com brocas diamantadas (tratamento físico). Por outro lado, a maioria preconizou o condicionamento com ácido fosfórico, seguido da aplicação de sistema adesivo. Embora o ensino do reparo de restaurações de resina composta tem sido estabelecido nos cursos de Graduação em Odontologia no Brasil, não há consenso especialmente sobre o protocolo clínico para reparo. O segundo artigo intitulado “Silane coupling agents are beneficial for resin composite repair: A systematic review and metaanalysis of in vitro studies” avaliou se o silano combinado à aplicação de sistema adesivo aumenta a resistência de união de reparo de resina composta direta à base de metacrilato em comparação ao uso de sistema adesivo. A pesquisa bibliográfica foi realizada nas bases de dados PubMed/ MEDLINE, Scopus e Lilacs, sem restrição de ano de publicação e idioma. Dois revisores selecionaram independentemente os estudos, extraíram os dados e avaliaram o risco de viés. Meta-análises foram realizadas usando modelo de efeitos aleatórios comparando as médias de resistência de união e desvios padrão entre os tratamentos de superfície silano plus sistema adesivo e sistema adesivo (meta-análise global), e considerando análises de subgrupos (valores de resistência de união de reparo imediata e de degradação, tipo de silano – hidrolisado ou não hidrolisado e tipo de teste de resistência de união). As análises estatísticas foram realizadas no RevMan 5.3 considerando um nível de significância de 5%. De um total de 676 estudos potencialmente elegíveis, 81 foram selecionados para leitura na íntegra e 17 foram incluídos na revisão sistemática. Não houve diferença entre os grupos, considerando a resistência de união de reparo imediata e de degradação (p=0,12 e p=0,06, respectivamente). No entanto, a meta-análise global mostrou que o uso de silano previamente à aplicação de adesivo promoveu maiores valores de resistência de união de reparo (p=0,003). O efeito positivo do silano no protocolo de reparo foi maior quando da utilização de silanos não hidrolisados (tamanho do efeito: 7,30 IC95% -2,91- 17,51). Uma significante diferença entre os grupos foi encontrada apenas para estudos que usaram o teste de microcisalhamento (p=0,02). Sendo assim, a aplicação de silano previamente ao sistema adesivo aumenta a resistência de união de reparo de resina composta direta à base de metacrilato.
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spelling Mendes, Laura TeixeiraLenzi, Tathiane Larissa2022-09-14T04:55:14Z2020http://hdl.handle.net/10183/248908001148759A presente dissertação de mestrado é composta por dois artigos científicos. O primeiro deles, intitulado “Repair of resin composite restorations in primary teeth: current trends in school teaching in Brazil” visou investigar o perfil do ensino do reparo de restaurações de resina composta com falhas em dentes decíduos nos cursos de Graduação em Odontologia do Brasil. Para isso, um questionário relacionado ao ensino do reparo de restaurações de resina composta foi enviado por e-mail para 205 cursos com alunos cursando a Disciplina de Odontopediatria entre maio e setembro de 2019. Os dados obtidos foram submetidos à análise descritiva. A taxa de resposta foi de 43,4%. O reparo de restaurações de resina composta foi ensinado por 82% das instituições. As principais indicações de reparo foram preservação da estrutura dentária (95,9%) e redução do risco de complicações pulpares (71,2%). Em relação ao protocolo para reparo, poucas instituições (24,7%) têm recomendado o desgaste da porção da resina a ser reparada com brocas diamantadas (tratamento físico). Por outro lado, a maioria preconizou o condicionamento com ácido fosfórico, seguido da aplicação de sistema adesivo. Embora o ensino do reparo de restaurações de resina composta tem sido estabelecido nos cursos de Graduação em Odontologia no Brasil, não há consenso especialmente sobre o protocolo clínico para reparo. O segundo artigo intitulado “Silane coupling agents are beneficial for resin composite repair: A systematic review and metaanalysis of in vitro studies” avaliou se o silano combinado à aplicação de sistema adesivo aumenta a resistência de união de reparo de resina composta direta à base de metacrilato em comparação ao uso de sistema adesivo. A pesquisa bibliográfica foi realizada nas bases de dados PubMed/ MEDLINE, Scopus e Lilacs, sem restrição de ano de publicação e idioma. Dois revisores selecionaram independentemente os estudos, extraíram os dados e avaliaram o risco de viés. Meta-análises foram realizadas usando modelo de efeitos aleatórios comparando as médias de resistência de união e desvios padrão entre os tratamentos de superfície silano plus sistema adesivo e sistema adesivo (meta-análise global), e considerando análises de subgrupos (valores de resistência de união de reparo imediata e de degradação, tipo de silano – hidrolisado ou não hidrolisado e tipo de teste de resistência de união). As análises estatísticas foram realizadas no RevMan 5.3 considerando um nível de significância de 5%. De um total de 676 estudos potencialmente elegíveis, 81 foram selecionados para leitura na íntegra e 17 foram incluídos na revisão sistemática. Não houve diferença entre os grupos, considerando a resistência de união de reparo imediata e de degradação (p=0,12 e p=0,06, respectivamente). No entanto, a meta-análise global mostrou que o uso de silano previamente à aplicação de adesivo promoveu maiores valores de resistência de união de reparo (p=0,003). O efeito positivo do silano no protocolo de reparo foi maior quando da utilização de silanos não hidrolisados (tamanho do efeito: 7,30 IC95% -2,91- 17,51). Uma significante diferença entre os grupos foi encontrada apenas para estudos que usaram o teste de microcisalhamento (p=0,02). Sendo assim, a aplicação de silano previamente ao sistema adesivo aumenta a resistência de união de reparo de resina composta direta à base de metacrilato.The present master dissertation is composed by two scientific articles. The first one, entitled “Repair of resin composite restorations in primary teeth: current trends in school teaching in Brazil” aimed to investigate the teaching profile of the repair of resin composite restorations with failures in primary teeth among undergraduate dental courses in Brazil. For this, a questionnaire related to the teaching of the repair of resin composite restorations was e-mailed to 205 courses with students attending the Pediatric Dentistry Discipline between May and September 2019. Data obtained were submitted to descriptive analysis. The response rate was 43.4%. The repair of resin composite restorations was taught by 82% of the institutions. The main indications for repair were dental structure preservation (95.9%) and reduction in the risk of pulp complications (71.2%). Regarding the protocol for repair, few schools (24.7%) have recommended the grinding of the resin portion to be repaired with diamond burs (physical treatment). In the other hand, most advocated the conditioning with phosphoric acid, followed by the application of adhesive system. Although the teaching of the repair of resin composite restorations has been established in undergraduate dental courses in Brazil, there is no consensus especially about the clinical protocol for repair. The second article entitled “Silane coupling agents are beneficial for resin composite repair: A systematic review and meta-analysis of in vitro studies” evaluated if silane combined with adhesive system application improve the repair bond strength of direct methacrylate-based resin composites in comparison to use of adhesive alone. The literature search was undertaken through PubMed/MEDLINE, Scopus and Lilacs databases, without publication year and language restriction. Two reviewers independently selected studies, extracted data, and assessed the risk of bias. Meta-analyses were performed using the random effects model comparing the bond strength means and standard deviations between silane plus adhesive system and adhesive system surface treatments (global meta-analysis), and considering subgroup analyses (immediate and degradation repair bond strength values, type of silane – hydrolyzed or nonhydrolyzed, and type of bond strength test). Statistical analyses were performed using RevMan5.3 at a significance level of 5%. Of a total of 676 potentially eligible studies, 81 were selected for full-text analysis, and 17 were included in the systematic review. There was no difference between groups, considering immediate and degradation repair bond strength (p=0.12 and p=0.06, respectively). However, global meta-analysis showed that the use of silane prior to adhesive application produced higher repair bond strength values (p=0.003). The positive effect of the silane on the repair protocol was greater when nonhydrolyzed silanes were used (effect size: 7.30 95% CI 2.91-17.51). A significant difference between groups was found only for studies that used microshear bond strength test (p=0.02). Thus, the use of silane prior to adhesive system increases the bond strength repair of direct methacrylate-based resin composite.application/pdfporRestauração dentária permanenteEducação em odontologiaOdontopediatriaRevisão sistemáticaDental restoration repairEducation, dentalPediatric dentistrySystematic reviewEnsino e protocolo clínico de reparo de restaurações de resina compostaTeaching and clinical protocol of repair of resin composite restorations info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de OdontologiaPrograma de Pós-Graduação em OdontologiaPorto Alegre, BR-RS2020mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001148759.pdf.txt001148759.pdf.txtExtracted Texttext/plain94001http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248908/2/001148759.pdf.txtf085bb5c943decaf453bd8e741685cc5MD52ORIGINAL001148759.pdfTexto completoapplication/pdf6113842http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248908/1/001148759.pdf01011d1b452558a2fe927c4d2bcbd7b0MD5110183/2489082022-09-15 04:59:56.195701oai:www.lume.ufrgs.br:10183/248908Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-09-15T07:59:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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