Thought organization and cognitive functions in high school students’ first and second language writing

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scholl, Ana Paula
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/257653
Resumo: A organização do pensamento, ou seja, a capacidade de expressar os pensamentos de maneira lógica, tem sido investigada por estudos que analisam relatos orais de populações clínicas (MOTA et al., 2014) e típicas (MOTA et al., 2016a, 2019). Esses estudos fazem uso do SpeechGraphs, uma ferramenta computacional que aplica a análise de grafos para medir a conectividade no discurso oral. Mais recentemente, a ferramenta também passou a ser utilizada para analisar a produção escrita (KAHN, 2021; LUZ, 2018; LEMKE et al., 2021). Considerando que a escrita é um meio de expressar nossos pensamentos tanto na L1 quanto na L2, justifica se a investigação da organização do pensamento também na produção escrita. Seja em uma ou mais línguas, a escrita é uma atividade cognitiva altamente complexa que exige a coordenação de vários recursos e considerações e na qual várias demandas competem por atenção (MANCHÓN, 2013; WEIGLE, 2005). Por esta razão, diferentes funções cognitivas estão envolvidas nos processos e no desempenho da escrita. Esses recursos cognitivos aparecem como partes essenciais de modelos cognitivos de escrita (HAYES; FLOWER, 1980; HAYES, 2012; KELLOGG, 1996), que, em sua maioria, conferem um papel central à memória de trabalho. Estudos que investigam a relação entre a escrita em L1 e L2 e as funções cognitivas têm produzido resultados divergentes. Nesse contexto, o objetivo principal da presente pesquisa foi investigar padrões de recorrência longas e curtas associados à organização do pensamento na produção escrita de alunos do ensino médio e a relação entre organização do pensamento e funções cognitivas (memória de curto prazo, memória de trabalho e atenção). Com esse propósito, desenvolvemos 2 estudos. O Estudo 1 aplicou a análise de grafos para explorar padrões de recorrência em textos narrativos e argumentativos na L1 e L2 de 71 alunos do ensino médio. Os resultados mostram que os textos na L1 dos participantes foram mais conectados e tiveram menos repetições do que seus textos na L2. Além disso, a conectividade em textos narrativos foi correlacionada nas duas línguas, enquanto essa correspondência não foi encontrada nos textos argumentativos. Em relação ao tipo de texto, não houve diferenças estatisticamente significativas entre textos narrativos e argumentativos em termos de recorrências longas e curtas tanto na L1 quanto na L2. Além disso, as medidas de recorrência longa correlacionaram-se significativamente nos dois tipos de textos em ambas as línguas, significando que os participantes que tiveram textos narrativos mais conectados também apresentaram essas características em textos argumentativos. Finalmente, os resultados indicam que a proficiência em L2 é um preditor da organização do pensamento em textos narrativos e argumentativos em inglês. O Estudo 2 explorou a relação entre a organização do pensamento na produção escrita de textos narrativos e argumentativos em L1 e L2 de alunos do ensino médio e medidas de desempenho cognitivo (memória de trabalho, memória de curto prazo e atenção). Além dos textos escritos para o Estudo 1, 30 alunos do ensino médio realizaram 3 testes que avaliaram funções cognitivas (Nonword Repetition, Listening Recall e ANT). Os resultados mostram que apenas a medida de memória de curto prazo verbal se correlacionou positivamente com os atributos dos grafos (LSC, RE e PE) na L1. Não foram encontradas associações entre memória de trabalho ou atenção com medidas de recorrências longas e curtas na L1 ou qualquer um dos atributos na L2 e medidas cognitivas. No geral, esta dissertação contribui para a literatura sobre organização do pensamento na escrita em L1 e L2 e em dois tipos de texto e sobre a relação entre recursos cognitivos e escrita.
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spelling Scholl, Ana PaulaFinger, Ingrid2023-05-03T03:36:10Z2023http://hdl.handle.net/10183/257653001167465A organização do pensamento, ou seja, a capacidade de expressar os pensamentos de maneira lógica, tem sido investigada por estudos que analisam relatos orais de populações clínicas (MOTA et al., 2014) e típicas (MOTA et al., 2016a, 2019). Esses estudos fazem uso do SpeechGraphs, uma ferramenta computacional que aplica a análise de grafos para medir a conectividade no discurso oral. Mais recentemente, a ferramenta também passou a ser utilizada para analisar a produção escrita (KAHN, 2021; LUZ, 2018; LEMKE et al., 2021). Considerando que a escrita é um meio de expressar nossos pensamentos tanto na L1 quanto na L2, justifica se a investigação da organização do pensamento também na produção escrita. Seja em uma ou mais línguas, a escrita é uma atividade cognitiva altamente complexa que exige a coordenação de vários recursos e considerações e na qual várias demandas competem por atenção (MANCHÓN, 2013; WEIGLE, 2005). Por esta razão, diferentes funções cognitivas estão envolvidas nos processos e no desempenho da escrita. Esses recursos cognitivos aparecem como partes essenciais de modelos cognitivos de escrita (HAYES; FLOWER, 1980; HAYES, 2012; KELLOGG, 1996), que, em sua maioria, conferem um papel central à memória de trabalho. Estudos que investigam a relação entre a escrita em L1 e L2 e as funções cognitivas têm produzido resultados divergentes. Nesse contexto, o objetivo principal da presente pesquisa foi investigar padrões de recorrência longas e curtas associados à organização do pensamento na produção escrita de alunos do ensino médio e a relação entre organização do pensamento e funções cognitivas (memória de curto prazo, memória de trabalho e atenção). Com esse propósito, desenvolvemos 2 estudos. O Estudo 1 aplicou a análise de grafos para explorar padrões de recorrência em textos narrativos e argumentativos na L1 e L2 de 71 alunos do ensino médio. Os resultados mostram que os textos na L1 dos participantes foram mais conectados e tiveram menos repetições do que seus textos na L2. Além disso, a conectividade em textos narrativos foi correlacionada nas duas línguas, enquanto essa correspondência não foi encontrada nos textos argumentativos. Em relação ao tipo de texto, não houve diferenças estatisticamente significativas entre textos narrativos e argumentativos em termos de recorrências longas e curtas tanto na L1 quanto na L2. Além disso, as medidas de recorrência longa correlacionaram-se significativamente nos dois tipos de textos em ambas as línguas, significando que os participantes que tiveram textos narrativos mais conectados também apresentaram essas características em textos argumentativos. Finalmente, os resultados indicam que a proficiência em L2 é um preditor da organização do pensamento em textos narrativos e argumentativos em inglês. O Estudo 2 explorou a relação entre a organização do pensamento na produção escrita de textos narrativos e argumentativos em L1 e L2 de alunos do ensino médio e medidas de desempenho cognitivo (memória de trabalho, memória de curto prazo e atenção). Além dos textos escritos para o Estudo 1, 30 alunos do ensino médio realizaram 3 testes que avaliaram funções cognitivas (Nonword Repetition, Listening Recall e ANT). Os resultados mostram que apenas a medida de memória de curto prazo verbal se correlacionou positivamente com os atributos dos grafos (LSC, RE e PE) na L1. Não foram encontradas associações entre memória de trabalho ou atenção com medidas de recorrências longas e curtas na L1 ou qualquer um dos atributos na L2 e medidas cognitivas. No geral, esta dissertação contribui para a literatura sobre organização do pensamento na escrita em L1 e L2 e em dois tipos de texto e sobre a relação entre recursos cognitivos e escrita.Thought organization, the ability to express one’s thoughts logically, has been investigated by studies analyzing oral reports of clinical (MOTA et al., 2014) and typical (MOTA et al., 2016a, 2019) populations. These studies make use of SpeechGraphs, a computational tool that applies graph analysis to measure connectedness in oral discourse. More recently, the tool has also been used to analyze written production (KAHN, 2021; LUZ, 2018; LEMKE et al., 2021). Since writing is a means for expressing our thoughts in L1 and L2, the investigation of thought organization in written production is warranted. Whether it is in one or more languages, writing is a highly complex cognitive activity that requires the coordination of numerous constraints and considerations and in which various demands compete for attention (MANCHÓN, 2013; WEIGLE, 2005). For this reason, different cognitive functions are involved in writing processes and performance. These cognitive resources appear as essential parts of cognitive models of writing (HAYES; FLOWER, 1980; HAYES, 2012; KELLOGG, 1996), which, in general, give a central role to WM. Studies investigating the relationship between L1 and L2 writing and cognitive functions have yielded inconclusive results. In this context, the main goal of the present research was to investigate long and short-range recurrence patterns associated with thought organization in the written production of high school students and the relationship between thought organization and cognitive functions (short-term memory, working memory, and attention). For this purpose, we developed 2 studies. Study 1 applied graph analysis to explore recurrence patterns in L1 and L2 narrative and argumentative texts of 71 high school students. Results show that texts in the participants’ L1 were more connected and had fewer repetitions than their texts in the L2. Moreover, connectedness in narrative texts was correlated in the two languages, whereas this correspondence was not found in argumentative texts. Regarding type of text, there were no statistically significant differences between narrative and argumentative texts in terms of long and short-range recurrences both in the L1 and in the L2. In addition, the long-range recurrence measures correlated significantly in the two types of texts in both languages, meaning that participants who had more connected narrative texts also presented these characteristics in argumentative texts. Finally, results indicate L2 proficiency is a predictor of thought organization in English narrative and argumentative texts. Study 2 explored the relationship between thought organization in the written production of high school students’ L1 and L2 narrative and argumentative texts and measures of cognitive performance (WM, STM, and attention). In addition to the texts written for Study 1, 30 high school students performed 3 cognitive functions measures (Nonword Repetition, Listening Recall, and the ANT). Results show that only the verbal STM measure (Nonword Repetition task) correlated positively with the graph attributes (LSC, RE, and PE) in the L1. No associations were found between WM or attention with long and short-range recurrence measures in the L1 or any of the attributes in the L2 and cognitive measures. Overall, this dissertation adds to the literature on thought organization in written performance in L1 and L2, in two types of text, and on the relationship between cognitive resources and writing.application/pdfporGrafosEscritaCogniçãoPensamentoLinguísticaThought OrganizationGraph AnalysisWritingCognitive FunctionsThought organization and cognitive functions in high school students’ first and second language writinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2023doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001167465.pdf.txt001167465.pdf.txtExtracted Texttext/plain93795http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257653/2/001167465.pdf.txtbd543dda87af31d6c99e5a4a3026cab6MD52ORIGINAL001167465.pdfTexto parcialapplication/pdf384297http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257653/1/001167465.pdf5f6884ee508df8597c6477bd79d0a9adMD5110183/2576532023-05-04 04:03:06.427037oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257653Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-05-04T07:03:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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