Avaliação da combustibilidade de carvões em simulador de PCI : evolução da metodologia de operação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fragoso, Hector Alejandro Picarte
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/212383
Resumo: A injeção de carvão pulverizado através das ventaneiras dos altos-fornos (processo comumente chamado de PCI) já é uma tecnologia consolidada que permite a redução no consumo de coque, contribui com um aumento da flexibilidade operacional e aumenta a produtividade do alto-forno. Na prática industrial é desejável operar sob elevadas taxas de injeção, entretanto, o aumento da taxa de injeção promove mudanças nas condições de operação do alto-forno. A manutenção da estabilidade operacional do alto-forno com o aumento da taxa de injeção vai depender da performance do carvão na combustão. Porém, em razão do sistema de injeção operar sob condições extremamente severas, a medição direta da combustibilidade no alto-forno é onerosa e tecnicamente complexa. Em razão das limitações das técnicas analíticas convencionais em não reproduzirem a complexidade do ambiente da zona de combustão, inúmeros centros de pesquisa investiram na construção de reatores capazes de submeter as partículas de carvões em condições próximas daquelas observadas durante o processo de injeção. O objetivo deste trabalho foi o aprimoramento da metodologia para avaliação da combustibilidade de carvões no Simulador de PCI do Laboratório de Siderurgia da UFRGS com base na análise do comportamento de carvões de diferentes ranks em termos do burnout e variação da pressão, a partir de ensaios de combustão sob diferentes concentrações de oxigênio e taxas de injeção. Nas condições de temperatura e pressão trabalhados, com base no registro da variação da pressão durante a combustão estimou-se que o tempo de residência das partículas de carvão na zona termicamente afetada do reator se estenda por pelo menos 650 ms antes dos resíduos sólidos da combustão serem retidos no filtro de coleta. Foi observado um aumento na combustibilidade com o aumento do teor de voláteis dos carvões. A resolução do reator permitiu a classificação dos carvões em termos da sua combustibilidade, mesmo para carvões de ranks similares. Nos testes com oxigênio puro foram observados burnouts médios mais altos, mesmo sob razões O/C similares às do ar, e a influência da taxa de injeção sobre a performance dos carvões foi relativamente menor. As diferenças nos comportamentos sob diferentes concentrações de oxigênio foram atribuídas ao perfil de temperatura do reator, ao tempo de residência das partículas e ao efeito da pressão parcial de oxigênio sobre os mecanismos de combustão. Nas atuais condições do reator em termos de design, temperatura e pressões de operação, as faixas de massa mais adequadas para a realização de testes em oxigênio puro são entre 750 e 1000 mg e em ar entre 250 e 500 mg.
id URGS_79baae55fdd7799fc9dab015dd725ea3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212383
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Fragoso, Hector Alejandro PicarteOsorio, EduardoPohlmann, Juliana Gonçalves2020-07-24T03:39:45Z2019http://hdl.handle.net/10183/212383001113829A injeção de carvão pulverizado através das ventaneiras dos altos-fornos (processo comumente chamado de PCI) já é uma tecnologia consolidada que permite a redução no consumo de coque, contribui com um aumento da flexibilidade operacional e aumenta a produtividade do alto-forno. Na prática industrial é desejável operar sob elevadas taxas de injeção, entretanto, o aumento da taxa de injeção promove mudanças nas condições de operação do alto-forno. A manutenção da estabilidade operacional do alto-forno com o aumento da taxa de injeção vai depender da performance do carvão na combustão. Porém, em razão do sistema de injeção operar sob condições extremamente severas, a medição direta da combustibilidade no alto-forno é onerosa e tecnicamente complexa. Em razão das limitações das técnicas analíticas convencionais em não reproduzirem a complexidade do ambiente da zona de combustão, inúmeros centros de pesquisa investiram na construção de reatores capazes de submeter as partículas de carvões em condições próximas daquelas observadas durante o processo de injeção. O objetivo deste trabalho foi o aprimoramento da metodologia para avaliação da combustibilidade de carvões no Simulador de PCI do Laboratório de Siderurgia da UFRGS com base na análise do comportamento de carvões de diferentes ranks em termos do burnout e variação da pressão, a partir de ensaios de combustão sob diferentes concentrações de oxigênio e taxas de injeção. Nas condições de temperatura e pressão trabalhados, com base no registro da variação da pressão durante a combustão estimou-se que o tempo de residência das partículas de carvão na zona termicamente afetada do reator se estenda por pelo menos 650 ms antes dos resíduos sólidos da combustão serem retidos no filtro de coleta. Foi observado um aumento na combustibilidade com o aumento do teor de voláteis dos carvões. A resolução do reator permitiu a classificação dos carvões em termos da sua combustibilidade, mesmo para carvões de ranks similares. Nos testes com oxigênio puro foram observados burnouts médios mais altos, mesmo sob razões O/C similares às do ar, e a influência da taxa de injeção sobre a performance dos carvões foi relativamente menor. As diferenças nos comportamentos sob diferentes concentrações de oxigênio foram atribuídas ao perfil de temperatura do reator, ao tempo de residência das partículas e ao efeito da pressão parcial de oxigênio sobre os mecanismos de combustão. Nas atuais condições do reator em termos de design, temperatura e pressões de operação, as faixas de massa mais adequadas para a realização de testes em oxigênio puro são entre 750 e 1000 mg e em ar entre 250 e 500 mg.Pulverized coal injection (PCI) through blast furnace tuyere is a consolidated technology that reduce coke consumption, contributes to operational flexibility and increases blast furnace productivity. In industrial practice it is desirable to operate under high injection rates, however, the increased injection rate promotes changes in blast furnace operating conditions. Maintaining the operational stability of the blast furnace with increasing injection rate will depend on the combustion performance of coal after its injection into the raceway. However, due to the extremely severe conditions in the injection system, direct measurement of combustibility in blast furnace is costly and technically complex. Due to the limitations of conventional analytical techniques in reproducing the complexity of the raceway environment, numerous research centers have invested in the construction of equipment capable of subjecting coal particles under conditions close to those observed during the injection process. The objective of this work was the improvement of a methodology to evaluate coal combustibility in the PCI rig of the Iron and Steelmaking Laboratory based on the behavior analysis of coal of different ranks In terms of burnout and pressure variation from combustion tests under different oxygen concentrations and injection rates. Based on the pressure variation during combustion the residence time estimated for coal particles in the thermally affected zone of the reactor was at least 650 ms. An increase in coal combustibility was observed with increasing volatile matter content of coals. The reactor resolution allowed the classification of the coals in terms of their combustibility, even for coals of similar ranks. In oxygen environments higher average burnouts were observed, even under similar O/C ratio, and the influence of the injection rate on coal performance was relatively smaller compared to air tests. Differences in behavior under different oxygen concentrations were attributed to the reactor temperature profile, particle residence time and the effect of partial oxygen pressure on the combustion mechanisms. Under current reactor conditions in terms of design, temperature and operating pressures, the most suitable mass ranges for pure oxygen testing are between 750 and 1000 mg and for air between 250 and 500 mg.application/pdfporCarvão pulverizadoAlto-fornoCombustãoPulverized coal injectionBlast furnacePhysical simulationCoal combustionAvaliação da combustibilidade de carvões em simulador de PCI : evolução da metodologia de operaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de MateriaisPorto Alegre, BR-RS2019mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001113829.pdf.txt001113829.pdf.txtExtracted Texttext/plain330264http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212383/2/001113829.pdf.txt2d8b1a425074e5cf5ed5be126c1e5a00MD52ORIGINAL001113829.pdfTexto completoapplication/pdf5487639http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212383/1/001113829.pdf2251c0a9e4dbb77a49bea84b31a81822MD5110183/2123832020-07-25 03:58:32.332973oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212383Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-07-25T06:58:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação da combustibilidade de carvões em simulador de PCI : evolução da metodologia de operação
title Avaliação da combustibilidade de carvões em simulador de PCI : evolução da metodologia de operação
spellingShingle Avaliação da combustibilidade de carvões em simulador de PCI : evolução da metodologia de operação
Fragoso, Hector Alejandro Picarte
Carvão pulverizado
Alto-forno
Combustão
Pulverized coal injection
Blast furnace
Physical simulation
Coal combustion
title_short Avaliação da combustibilidade de carvões em simulador de PCI : evolução da metodologia de operação
title_full Avaliação da combustibilidade de carvões em simulador de PCI : evolução da metodologia de operação
title_fullStr Avaliação da combustibilidade de carvões em simulador de PCI : evolução da metodologia de operação
title_full_unstemmed Avaliação da combustibilidade de carvões em simulador de PCI : evolução da metodologia de operação
title_sort Avaliação da combustibilidade de carvões em simulador de PCI : evolução da metodologia de operação
author Fragoso, Hector Alejandro Picarte
author_facet Fragoso, Hector Alejandro Picarte
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fragoso, Hector Alejandro Picarte
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Osorio, Eduardo
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Pohlmann, Juliana Gonçalves
contributor_str_mv Osorio, Eduardo
Pohlmann, Juliana Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Carvão pulverizado
Alto-forno
Combustão
topic Carvão pulverizado
Alto-forno
Combustão
Pulverized coal injection
Blast furnace
Physical simulation
Coal combustion
dc.subject.eng.fl_str_mv Pulverized coal injection
Blast furnace
Physical simulation
Coal combustion
description A injeção de carvão pulverizado através das ventaneiras dos altos-fornos (processo comumente chamado de PCI) já é uma tecnologia consolidada que permite a redução no consumo de coque, contribui com um aumento da flexibilidade operacional e aumenta a produtividade do alto-forno. Na prática industrial é desejável operar sob elevadas taxas de injeção, entretanto, o aumento da taxa de injeção promove mudanças nas condições de operação do alto-forno. A manutenção da estabilidade operacional do alto-forno com o aumento da taxa de injeção vai depender da performance do carvão na combustão. Porém, em razão do sistema de injeção operar sob condições extremamente severas, a medição direta da combustibilidade no alto-forno é onerosa e tecnicamente complexa. Em razão das limitações das técnicas analíticas convencionais em não reproduzirem a complexidade do ambiente da zona de combustão, inúmeros centros de pesquisa investiram na construção de reatores capazes de submeter as partículas de carvões em condições próximas daquelas observadas durante o processo de injeção. O objetivo deste trabalho foi o aprimoramento da metodologia para avaliação da combustibilidade de carvões no Simulador de PCI do Laboratório de Siderurgia da UFRGS com base na análise do comportamento de carvões de diferentes ranks em termos do burnout e variação da pressão, a partir de ensaios de combustão sob diferentes concentrações de oxigênio e taxas de injeção. Nas condições de temperatura e pressão trabalhados, com base no registro da variação da pressão durante a combustão estimou-se que o tempo de residência das partículas de carvão na zona termicamente afetada do reator se estenda por pelo menos 650 ms antes dos resíduos sólidos da combustão serem retidos no filtro de coleta. Foi observado um aumento na combustibilidade com o aumento do teor de voláteis dos carvões. A resolução do reator permitiu a classificação dos carvões em termos da sua combustibilidade, mesmo para carvões de ranks similares. Nos testes com oxigênio puro foram observados burnouts médios mais altos, mesmo sob razões O/C similares às do ar, e a influência da taxa de injeção sobre a performance dos carvões foi relativamente menor. As diferenças nos comportamentos sob diferentes concentrações de oxigênio foram atribuídas ao perfil de temperatura do reator, ao tempo de residência das partículas e ao efeito da pressão parcial de oxigênio sobre os mecanismos de combustão. Nas atuais condições do reator em termos de design, temperatura e pressões de operação, as faixas de massa mais adequadas para a realização de testes em oxigênio puro são entre 750 e 1000 mg e em ar entre 250 e 500 mg.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-07-24T03:39:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/212383
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001113829
url http://hdl.handle.net/10183/212383
identifier_str_mv 001113829
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212383/2/001113829.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212383/1/001113829.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2d8b1a425074e5cf5ed5be126c1e5a00
2251c0a9e4dbb77a49bea84b31a81822
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085528702287872