Patrimônio arqueológico nas aulas de história : práticas investigativas com estudantes do 6º ano
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/234747 |
Resumo: | Este estudo investiga o patrimônio arqueológico em sala de aula a partir de situações de ensino com estudantes do 6º ano, de uma escola estadual de Nova Petrópolis (RS). Buscou-se problematizar alguns patrimônios reconhecidos oficialmente pela cidade e pelos/as estudantes, para discutir seleções e ausências. A metodologia constitui-se como um estudo baseado nas proposições da ‘‘investigación práctica de la práctica de la enseñanza’’, da autora uruguaia Ana Zavala. A reflexão teórica relacionada à elaboração, aplicação e análise de um conjunto de aulas se apresenta como uma investigação sobre a própria prática de ensino de História. A revisão da literatura sobre patrimônio arqueológico envolveu a análise de materiais com viés educativo desenvolvidos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a discussão das concepções que emergem a partir das dissertações do Mestrado Profissional em Patrimônio do IPHAN e a reflexão sobre experiências envolvendo arqueologia na escola. Na análise das situações de ensino foi possível verificar que a maioria dos/as estudantes consegue reconhecer que existem seleções feitas para se pensar a história da cidade, que estão marcadas por questões de poder e exclusão de determinados grupos. Os/as estudantes debateram perspectivas diferentes em relação à história do município, onde foi possível provocar um olhar para interesses e posições que constroem narrativas históricas. Assim, o patrimônio arqueológico possibilitou a subversão dos discursos oficiais, e passou a ser legitimado por estes estudantes. Os diálogos, as trocas, o espaço para a pergunta e a escuta, estimularam as participações dos/as estudantes e fortaleceram as relações pedagógicas. A partir do percurso reflexivo e do processo estabelecido, a própria dissertação tornou-se a dimensão propositiva desta pesquisa. |
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Battassini, Gabriela DorsGil, Carmem Zeli de Vargas2022-02-04T04:36:01Z2021http://hdl.handle.net/10183/234747001136500Este estudo investiga o patrimônio arqueológico em sala de aula a partir de situações de ensino com estudantes do 6º ano, de uma escola estadual de Nova Petrópolis (RS). Buscou-se problematizar alguns patrimônios reconhecidos oficialmente pela cidade e pelos/as estudantes, para discutir seleções e ausências. A metodologia constitui-se como um estudo baseado nas proposições da ‘‘investigación práctica de la práctica de la enseñanza’’, da autora uruguaia Ana Zavala. A reflexão teórica relacionada à elaboração, aplicação e análise de um conjunto de aulas se apresenta como uma investigação sobre a própria prática de ensino de História. A revisão da literatura sobre patrimônio arqueológico envolveu a análise de materiais com viés educativo desenvolvidos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a discussão das concepções que emergem a partir das dissertações do Mestrado Profissional em Patrimônio do IPHAN e a reflexão sobre experiências envolvendo arqueologia na escola. Na análise das situações de ensino foi possível verificar que a maioria dos/as estudantes consegue reconhecer que existem seleções feitas para se pensar a história da cidade, que estão marcadas por questões de poder e exclusão de determinados grupos. Os/as estudantes debateram perspectivas diferentes em relação à história do município, onde foi possível provocar um olhar para interesses e posições que constroem narrativas históricas. Assim, o patrimônio arqueológico possibilitou a subversão dos discursos oficiais, e passou a ser legitimado por estes estudantes. Os diálogos, as trocas, o espaço para a pergunta e a escuta, estimularam as participações dos/as estudantes e fortaleceram as relações pedagógicas. A partir do percurso reflexivo e do processo estabelecido, a própria dissertação tornou-se a dimensão propositiva desta pesquisa.This study investigates the archeological patrimony at classes based on teaching scenarios with 6th grade students from a state school from Nova Petrópolis (RS). The research aims to problematize some heritages that are officially recognized by the city and the students with the purpose of discussing selections and absences The methods approached in this study is based on the proposition ‘‘investigación práctica de la práctica de la enseñanza’’, from the Uruguayan author Ana Zavala. The theorical reflection related to the elaboration, application and analysis of a set of classes presents itself as an investigation about the history teaching. The literature review, regarding the archeological heritage, consisted in an analysis of educational material developed by the National Institute of Historical and Artistic Heritage (IPHAN), the discussion of concepts approached in dissertations from the Heritage Professional Masters of IPHAN and a reflection about the experiences of archeology teaching in classes. During the analysis of the teaching scenarios, it was possible to recognize that the majority of students can recognize the existence of selections made with the purpose of thinking about the city’s history, marked by power and exclusion of specific groups. The students debated on different perspectives about the history of the city, where it was possible to made them think about the interests and positions that create historical narratives. Thus, the archeological heritage made it possible to reach a subversion of the official perspectives and, becomes legitimized by the view of these students. The dialogues, the exchanges, the open space for questions and listening stimulated the participation of the students and strengthened the established process and the dissertation itself became the purposeful dimension of this research.application/pdfporEnsino de históriaPatrimônio arqueológicoPrática docenteEnsino de históriaHistory TeachingArcheological heritageTeaching practicePatrimônio arqueológico nas aulas de história : práticas investigativas com estudantes do 6º anoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de HistóriaPorto Alegre, BR-RS2021mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001136500.pdf.txt001136500.pdf.txtExtracted Texttext/plain324670http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234747/2/001136500.pdf.txteaada0b40244409366caea0dea8673a9MD52ORIGINAL001136500.pdfTexto completoapplication/pdf2210137http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234747/1/001136500.pdf7618b1ed07a3fd056ea4df45d91643e4MD5110183/2347472022-02-22 04:44:06.633054oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234747Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-02-22T07:44:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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