Deficiência mental, escolarização, narrativas : a terceira margem do rio?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gai, Daniele Noal
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/13501
Resumo: A presente investigação teve como foco a deficiência mental e os processos de escolarização no ensino comum. O estudo foi desenvolvido com base nas narrativas de dois alunos com histórico de deficiência mental que freqüentavam os anos finais do ensino fundamental de escolas da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria/RS, com o objetivo de conhecer o perfil, as expectativas e as perspectivas desses alunos, assim como analisar os sentidos atribuídos por eles ao processo de participação e escolarização no ensino comum. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, a qual teve como base um conjunto de ações que envolveram a observação participante, entrevistas, análise de documentos, além de investimentos na relação entre a produção artística e as temáticas da investigação. Explorando as metáforas que emergiram nos encontros propiciados pelo ato de investigar, procurou-se valorizar o pensamento de autores como Vigotski e Bakhtin para compreender como acontece a constituição de sujeitos com histórico de deficiência mental. Com referência a esses autores, pode-se dizer que as narrativas dos participantes da pesquisa apontam sentidos diversificados para a inclusão escolar e para constituição da subjetividade dos alunos que apresentam histórico de deficiência mental. Houve contraste entre os contextos investigados, com evidências de participação e de aprendizagem que se somam a momentos de estagnação e silêncio. Esta pesquisa procurou contribuir para o redimensionamento do fazer pedagógico no ensino comum e para novas possibilidades de inclusão, por meio de mudanças na compreensão da deficiência mental como uma construção que se dá nas relações socioculturais, considerando que esses sujeitos necessitam de possibilidades de criação, lugares de experimentação, espaços de interlocução, convívio, compartilhamento e trocas para, assim, constituírem-se e construírem suas trajetórias de vida.
id URGS_7ad3b6ad64404b706961e2089f59ef2f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/13501
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Gai, Daniele NoalBaptista, Cláudio Roberto2008-07-29T04:12:29Z2008http://hdl.handle.net/10183/13501000649055A presente investigação teve como foco a deficiência mental e os processos de escolarização no ensino comum. O estudo foi desenvolvido com base nas narrativas de dois alunos com histórico de deficiência mental que freqüentavam os anos finais do ensino fundamental de escolas da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria/RS, com o objetivo de conhecer o perfil, as expectativas e as perspectivas desses alunos, assim como analisar os sentidos atribuídos por eles ao processo de participação e escolarização no ensino comum. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, a qual teve como base um conjunto de ações que envolveram a observação participante, entrevistas, análise de documentos, além de investimentos na relação entre a produção artística e as temáticas da investigação. Explorando as metáforas que emergiram nos encontros propiciados pelo ato de investigar, procurou-se valorizar o pensamento de autores como Vigotski e Bakhtin para compreender como acontece a constituição de sujeitos com histórico de deficiência mental. Com referência a esses autores, pode-se dizer que as narrativas dos participantes da pesquisa apontam sentidos diversificados para a inclusão escolar e para constituição da subjetividade dos alunos que apresentam histórico de deficiência mental. Houve contraste entre os contextos investigados, com evidências de participação e de aprendizagem que se somam a momentos de estagnação e silêncio. Esta pesquisa procurou contribuir para o redimensionamento do fazer pedagógico no ensino comum e para novas possibilidades de inclusão, por meio de mudanças na compreensão da deficiência mental como uma construção que se dá nas relações socioculturais, considerando que esses sujeitos necessitam de possibilidades de criação, lugares de experimentação, espaços de interlocução, convívio, compartilhamento e trocas para, assim, constituírem-se e construírem suas trajetórias de vida.This investigation focused on the mental disability and the schooling processes in common teaching systems. The study was developed based on narratives of two students, with a historical of mental disability, who frequented the final grades of elementary school in Santa Maria/RS’s city hall school systems, with the objective of knowing these student’s profile, expectations and perspectives besides analyzing senses attributed by them to the participation and schooling processes in common teaching systems. This is a qualitative research that was based on a group of actions that involved participative observation, interviews, document analysis, besides investing in the relation between artistic production and the investigation’s themes. Exploring the metaphors that emerged in the meetings proportioned by the act of investigating, Vigotski and Bakhtin’s ideas were valued in order to understand how the constitution of people with historical of mental disability happens. Referring to these authors, one can say that the participant’s narratives point to different senses considering schooling inclusion and the constitution of people with historical of mental disability. There was a contrast considering the investigated contexts, with evidences of participation and learning added to moments of immobility and silence. This research aims at contributing to improve the pedagogical actions in common teaching systems and direct it to new inclusive possibilities, through changes about the comprehension of mental disability as a construction that happens in the socio-cultural relations, considering that these people need creation possibilities, experimenting places, interlocution spaces, acquaintance, sharing and changes so that they can build themselves and build their life trajectories.application/pdfporEducação especialInclusão escolarEscolarizaçãoDeficiente mentalSpecial educationSchool inclusionSchoolingMental disabilityNarrativesDeficiência mental, escolarização, narrativas : a terceira margem do rio?Mental disability, schooling, narratives : the third river bank?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2008mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000649055.pdf.txt000649055.pdf.txtExtracted Texttext/plain307797http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13501/2/000649055.pdf.txt19e835509b413de57210db0ff060df5fMD52ORIGINAL000649055.pdf000649055.pdfTexto completoapplication/pdf10770819http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13501/1/000649055.pdf923d581ca093ad6a3799d9e241bcd2fcMD51THUMBNAIL000649055.pdf.jpg000649055.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1162http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13501/3/000649055.pdf.jpgb6179873f315b7f2fa21e1a37ddba7afMD5310183/135012018-10-17 08:38:56.677oai:www.lume.ufrgs.br:10183/13501Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-17T11:38:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Deficiência mental, escolarização, narrativas : a terceira margem do rio?
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Mental disability, schooling, narratives : the third river bank?
title Deficiência mental, escolarização, narrativas : a terceira margem do rio?
spellingShingle Deficiência mental, escolarização, narrativas : a terceira margem do rio?
Gai, Daniele Noal
Educação especial
Inclusão escolar
Escolarização
Deficiente mental
Special education
School inclusion
Schooling
Mental disability
Narratives
title_short Deficiência mental, escolarização, narrativas : a terceira margem do rio?
title_full Deficiência mental, escolarização, narrativas : a terceira margem do rio?
title_fullStr Deficiência mental, escolarização, narrativas : a terceira margem do rio?
title_full_unstemmed Deficiência mental, escolarização, narrativas : a terceira margem do rio?
title_sort Deficiência mental, escolarização, narrativas : a terceira margem do rio?
author Gai, Daniele Noal
author_facet Gai, Daniele Noal
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gai, Daniele Noal
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Baptista, Cláudio Roberto
contributor_str_mv Baptista, Cláudio Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Inclusão escolar
Escolarização
Deficiente mental
topic Educação especial
Inclusão escolar
Escolarização
Deficiente mental
Special education
School inclusion
Schooling
Mental disability
Narratives
dc.subject.eng.fl_str_mv Special education
School inclusion
Schooling
Mental disability
Narratives
description A presente investigação teve como foco a deficiência mental e os processos de escolarização no ensino comum. O estudo foi desenvolvido com base nas narrativas de dois alunos com histórico de deficiência mental que freqüentavam os anos finais do ensino fundamental de escolas da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria/RS, com o objetivo de conhecer o perfil, as expectativas e as perspectivas desses alunos, assim como analisar os sentidos atribuídos por eles ao processo de participação e escolarização no ensino comum. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, a qual teve como base um conjunto de ações que envolveram a observação participante, entrevistas, análise de documentos, além de investimentos na relação entre a produção artística e as temáticas da investigação. Explorando as metáforas que emergiram nos encontros propiciados pelo ato de investigar, procurou-se valorizar o pensamento de autores como Vigotski e Bakhtin para compreender como acontece a constituição de sujeitos com histórico de deficiência mental. Com referência a esses autores, pode-se dizer que as narrativas dos participantes da pesquisa apontam sentidos diversificados para a inclusão escolar e para constituição da subjetividade dos alunos que apresentam histórico de deficiência mental. Houve contraste entre os contextos investigados, com evidências de participação e de aprendizagem que se somam a momentos de estagnação e silêncio. Esta pesquisa procurou contribuir para o redimensionamento do fazer pedagógico no ensino comum e para novas possibilidades de inclusão, por meio de mudanças na compreensão da deficiência mental como uma construção que se dá nas relações socioculturais, considerando que esses sujeitos necessitam de possibilidades de criação, lugares de experimentação, espaços de interlocução, convívio, compartilhamento e trocas para, assim, constituírem-se e construírem suas trajetórias de vida.
publishDate 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2008-07-29T04:12:29Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/13501
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000649055
url http://hdl.handle.net/10183/13501
identifier_str_mv 000649055
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13501/2/000649055.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13501/1/000649055.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13501/3/000649055.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 19e835509b413de57210db0ff060df5f
923d581ca093ad6a3799d9e241bcd2fc
b6179873f315b7f2fa21e1a37ddba7af
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085125301469184