Turismo voluntário como ferramenta para a aprendizagem transformadora
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/201475 |
Resumo: | Frente à crescente busca por experiências mais imersivas na área do turismo e os problemas sociais propagados na pós-modernidade, há a necessidade de reflexão crítica do indivíduo para que se conscientize sobre a existência do coletivo, desenvolvendo um senso de agência e uma visão de mundo inclusiva. Dessa maneira, o turismo voluntário aparece como um possível caminho para essa conscientização e mudança de paradigma. Com o objetivo de analisar as aprendizagens adquiridas pela experiência do turismo voluntário e como ela afeta a visão de mundo dos seus praticantes, na presente pesquisa, realizou-se um estudo de caso de natureza qualitativa com 16 entrevistas semiestruturadas. Os participantes foram classificados em diferentes tipos de turista voluntário, com suas motivações pré-viagem evidenciadas e as atividades realizadas durante a viagem observadas, juntamente com aspectos de conexão afetiva. Descobriu-se que, pela soma desses fatores, o turismo voluntário serve como um caminho que permite potencializar oportunidades de transformação, envolvendo não apenas o turista voluntário no processo, mas uma tríade composta por ele, o agente intermediário e o projeto social de destino. Os relatos evidenciam, desde os que apresentam aprendizagens superficiais até os que tratam de transformações mais profundas, a importância do contexto pessoal e sociocultural nesse processo. Ademais, a pesquisa, além da discussão acadêmica sobre o tema, contribui ao entendimento e desenvolvimento do turismo voluntário – ainda pouco explorado no meio científico e na sua prática – deixando visível também oportunidades de melhorias aos que se interessam em trabalhar ou que já atuam com esse segmento do turismo, para irem além de uma relação meramente comercial. |
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Reis, Francisco CavalcantiPedrozo, Eugenio Avila2019-11-09T03:50:11Z2019http://hdl.handle.net/10183/201475001105071Frente à crescente busca por experiências mais imersivas na área do turismo e os problemas sociais propagados na pós-modernidade, há a necessidade de reflexão crítica do indivíduo para que se conscientize sobre a existência do coletivo, desenvolvendo um senso de agência e uma visão de mundo inclusiva. Dessa maneira, o turismo voluntário aparece como um possível caminho para essa conscientização e mudança de paradigma. Com o objetivo de analisar as aprendizagens adquiridas pela experiência do turismo voluntário e como ela afeta a visão de mundo dos seus praticantes, na presente pesquisa, realizou-se um estudo de caso de natureza qualitativa com 16 entrevistas semiestruturadas. Os participantes foram classificados em diferentes tipos de turista voluntário, com suas motivações pré-viagem evidenciadas e as atividades realizadas durante a viagem observadas, juntamente com aspectos de conexão afetiva. Descobriu-se que, pela soma desses fatores, o turismo voluntário serve como um caminho que permite potencializar oportunidades de transformação, envolvendo não apenas o turista voluntário no processo, mas uma tríade composta por ele, o agente intermediário e o projeto social de destino. Os relatos evidenciam, desde os que apresentam aprendizagens superficiais até os que tratam de transformações mais profundas, a importância do contexto pessoal e sociocultural nesse processo. Ademais, a pesquisa, além da discussão acadêmica sobre o tema, contribui ao entendimento e desenvolvimento do turismo voluntário – ainda pouco explorado no meio científico e na sua prática – deixando visível também oportunidades de melhorias aos que se interessam em trabalhar ou que já atuam com esse segmento do turismo, para irem além de uma relação meramente comercial.Due to a growing search for more immersive experiences in the area of tourism and the social problems propagated in postmodern society, there is a need for critical reflection of the individual in order to become aware of the existence of the collective, thus developing a sense of agency and an inclusive worldview. As such, volunteer tourism appears as a possible way for conscientization and paradigm shift. With the goal of analyzing the different types of learning that can be acquired by participating in volunteer tourism experiences and how they affect the worldview of volunteer tourists, for this research, a qualitative study was conducted with 16 semi-structured interviews. The participants were classified into different types of volunteer tourists, with their pre-trip motivations evidenced and activities performed during the trip observed, alongside aspects of affective connection. Volunteer tourism has been found to work as a pathway for enhancing opportunities of transformation, involving not only the volunteer tourist in the process, but a triad composed of him, the intermediary agent and the social project within the destination of the trip. The results corroborate, ranging from those with superficial learning to those dealing with deeper transformations, the importance of the personal and sociocultural context in this process. Moreover, this research, besides the academic discussion on the subject, contributes to the understanding and development of volunteer tourism - still not much explored in the scientific environment – while leaving visible opportunities for improvement for those interested in or already working within this market, to go beyond a purely commercial relation.application/pdfporTurismoTrabalho voluntárioAprendizagemVolunteer tourismTransformative learningVolunteer workLearning levelsVoluntourismExchange do bemTurismo voluntário como ferramenta para a aprendizagem transformadorainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2019mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001105071.pdf.txt001105071.pdf.txtExtracted Texttext/plain393420http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201475/2/001105071.pdf.txtdada69a070b1fd448bb730d1464ddc27MD52ORIGINAL001105071.pdfTexto completoapplication/pdf2048382http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201475/1/001105071.pdf03aa6ff26766647c12e81a8c53e7d2b4MD5110183/2014752019-11-10 04:51:44.201327oai:www.lume.ufrgs.br:10183/201475Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-11-10T06:51:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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