Sonhos na clínica psicanalítica e na cultura : um estudo de "o espelho" de Tarkovski

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Marisa Terezinha Garcia de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/159023
Resumo: A obra escrita de Tarkovski e o filme O Espelho são analisados à luz da teoria psicanalítica da interpretação dos sonhos articulando conceitos vindos de outros campos do conhecimento, quais sejam inconsciente ótico e choque em Walter Benjamin. O filme se passa em lugares do passado de Tarkovski, evocados a partir de lembranças encobridoras, sonhos e devaneios, em que o cineasta é espectador e ator. Há a referência, no título e ao longo das cenas, ao espelho, também usado por Lacan, como modelo de dispositivo ótico, ao teorizar sobre a formação da função do “Eu”. Através desta análise, pretendeu-se aproximar a linguagem do filme à linguagem do sonho, encontrando conteúdos oníricos latentes. São analisadas as filiações e influências, o roteiro, e aquilo que fala nas lembranças de infância, nos sonhos e devaneios associados às tradições culturais russas, ao poeta Puchkin e a Dostoievski. Identificam-se aspectos do pensamento utópico e articulações psicanalíticas na cena do devaneio do personagem Ignat. Também são comentadas articulações à estética do choque em Walter Benjamin, nas cenas de déjà vu de Ignat e no fenômeno análogo que acometeu Maria na cena da tipografia. O conceito de Outra cena, do campo freudiano, é contextualizado na discussão do filme e também cotejado com elementos da teoria platônica apontados por Lacan em seus seminários. Finalmente, a cena de levitação de Maria é comparada com a cena da pintura de Füssli The Nightmare e interpretada como sendo de um sonho de angústia.
id URGS_7b1851aeabc2c5de8c6f21766de85ab0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/159023
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Oliveira, Marisa Terezinha Garcia deFroemming, Liliane Seide2017-06-02T12:12:24Z2017http://hdl.handle.net/10183/159023001022479A obra escrita de Tarkovski e o filme O Espelho são analisados à luz da teoria psicanalítica da interpretação dos sonhos articulando conceitos vindos de outros campos do conhecimento, quais sejam inconsciente ótico e choque em Walter Benjamin. O filme se passa em lugares do passado de Tarkovski, evocados a partir de lembranças encobridoras, sonhos e devaneios, em que o cineasta é espectador e ator. Há a referência, no título e ao longo das cenas, ao espelho, também usado por Lacan, como modelo de dispositivo ótico, ao teorizar sobre a formação da função do “Eu”. Através desta análise, pretendeu-se aproximar a linguagem do filme à linguagem do sonho, encontrando conteúdos oníricos latentes. São analisadas as filiações e influências, o roteiro, e aquilo que fala nas lembranças de infância, nos sonhos e devaneios associados às tradições culturais russas, ao poeta Puchkin e a Dostoievski. Identificam-se aspectos do pensamento utópico e articulações psicanalíticas na cena do devaneio do personagem Ignat. Também são comentadas articulações à estética do choque em Walter Benjamin, nas cenas de déjà vu de Ignat e no fenômeno análogo que acometeu Maria na cena da tipografia. O conceito de Outra cena, do campo freudiano, é contextualizado na discussão do filme e também cotejado com elementos da teoria platônica apontados por Lacan em seus seminários. Finalmente, a cena de levitação de Maria é comparada com a cena da pintura de Füssli The Nightmare e interpretada como sendo de um sonho de angústia.Tarkovski's written work and the film The Mirror are analyzed in the light of psychoanalytic theory of interpretation of dreams being articulated with concepts from other fields of knowledge, such as optic unconscious and shock at Walter Benjamin’s writings. The film takes place somewhere in Tarkovski’s past, evoked from screen memories, dreams and daydreams, in which the filmmaker is a spectator and an actor at a time. There is a reference, in the title and throughout the scenes, to the mirror, which is also used by Lacan, as the model of an optical device, in theorizing about the formation of the function of the "self". Through this analysis, it was intended to approximate the language of the film to the language of the dream and find latent dreams contents. The affiliations and influences, the script, and what he talks about in the memories of childhood, the dreams and daydreams associated with Russian cultural traditions, the poet Puchkin and Dostoyevsky are analyzed. We identify aspects of utopian thinking and psychoanalytic articulations in the scene of Ignat's daydream. Similarly, articulations among the aesthetics of the shock in Walter Benjamin, in the déjà vu scenes of Ignat and in the analogous phenomenon that rushed Maria in the typography scene are also commented in this work. The concept of Other scene, from the freudian field, is contextualized in the discussion of the film and also compared with elements of the platonic theory pointed out by Lacan in his seminars. Finally, the levitation scene of Mary is compared to the painting scene of Füssli The Nightmare and interpreted as being of a dream of anguish.application/pdfporPsicanálisePsicanálise e cinemaSonhosInterpretacao psicanaliticaThe mirrorCinemaDreamPsychoanalysisShock aestheticsDéjà vuTarkovskiSonhos na clínica psicanalítica e na cultura : um estudo de "o espelho" de TarkovskiDreams in psychoanalytic clinic and culture : a study of Tarkovski's "The Mirror"info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em Psicanálise: Clínica e CulturaPorto Alegre, BR-RS2017mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001022479.pdf001022479.pdfTexto completoapplication/pdf1483763http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159023/1/001022479.pdf260fe0a237b1cd4495f0e12c8fac6ed4MD51TEXT001022479.pdf.txt001022479.pdf.txtExtracted Texttext/plain269953http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159023/2/001022479.pdf.txteb6ee7a4a93a453e19355c1a96ef9521MD5210183/1590232023-09-27 03:37:14.963826oai:www.lume.ufrgs.br:10183/159023Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-09-27T06:37:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sonhos na clínica psicanalítica e na cultura : um estudo de "o espelho" de Tarkovski
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Dreams in psychoanalytic clinic and culture : a study of Tarkovski's "The Mirror"
title Sonhos na clínica psicanalítica e na cultura : um estudo de "o espelho" de Tarkovski
spellingShingle Sonhos na clínica psicanalítica e na cultura : um estudo de "o espelho" de Tarkovski
Oliveira, Marisa Terezinha Garcia de
Psicanálise
Psicanálise e cinema
Sonhos
Interpretacao psicanalitica
The mirror
Cinema
Dream
Psychoanalysis
Shock aesthetics
Déjà vu
Tarkovski
title_short Sonhos na clínica psicanalítica e na cultura : um estudo de "o espelho" de Tarkovski
title_full Sonhos na clínica psicanalítica e na cultura : um estudo de "o espelho" de Tarkovski
title_fullStr Sonhos na clínica psicanalítica e na cultura : um estudo de "o espelho" de Tarkovski
title_full_unstemmed Sonhos na clínica psicanalítica e na cultura : um estudo de "o espelho" de Tarkovski
title_sort Sonhos na clínica psicanalítica e na cultura : um estudo de "o espelho" de Tarkovski
author Oliveira, Marisa Terezinha Garcia de
author_facet Oliveira, Marisa Terezinha Garcia de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Marisa Terezinha Garcia de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Froemming, Liliane Seide
contributor_str_mv Froemming, Liliane Seide
dc.subject.por.fl_str_mv Psicanálise
Psicanálise e cinema
Sonhos
Interpretacao psicanalitica
topic Psicanálise
Psicanálise e cinema
Sonhos
Interpretacao psicanalitica
The mirror
Cinema
Dream
Psychoanalysis
Shock aesthetics
Déjà vu
Tarkovski
dc.subject.eng.fl_str_mv The mirror
Cinema
Dream
Psychoanalysis
Shock aesthetics
Déjà vu
Tarkovski
description A obra escrita de Tarkovski e o filme O Espelho são analisados à luz da teoria psicanalítica da interpretação dos sonhos articulando conceitos vindos de outros campos do conhecimento, quais sejam inconsciente ótico e choque em Walter Benjamin. O filme se passa em lugares do passado de Tarkovski, evocados a partir de lembranças encobridoras, sonhos e devaneios, em que o cineasta é espectador e ator. Há a referência, no título e ao longo das cenas, ao espelho, também usado por Lacan, como modelo de dispositivo ótico, ao teorizar sobre a formação da função do “Eu”. Através desta análise, pretendeu-se aproximar a linguagem do filme à linguagem do sonho, encontrando conteúdos oníricos latentes. São analisadas as filiações e influências, o roteiro, e aquilo que fala nas lembranças de infância, nos sonhos e devaneios associados às tradições culturais russas, ao poeta Puchkin e a Dostoievski. Identificam-se aspectos do pensamento utópico e articulações psicanalíticas na cena do devaneio do personagem Ignat. Também são comentadas articulações à estética do choque em Walter Benjamin, nas cenas de déjà vu de Ignat e no fenômeno análogo que acometeu Maria na cena da tipografia. O conceito de Outra cena, do campo freudiano, é contextualizado na discussão do filme e também cotejado com elementos da teoria platônica apontados por Lacan em seus seminários. Finalmente, a cena de levitação de Maria é comparada com a cena da pintura de Füssli The Nightmare e interpretada como sendo de um sonho de angústia.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-06-02T12:12:24Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/159023
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001022479
url http://hdl.handle.net/10183/159023
identifier_str_mv 001022479
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159023/1/001022479.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159023/2/001022479.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 260fe0a237b1cd4495f0e12c8fac6ed4
eb6ee7a4a93a453e19355c1a96ef9521
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309106942148608