Alienação pontual simbólica e duplos potencializadores: um intervir a tempo para bebês na escola de educação infantil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/276997 |
Resumo: | Os primeiros anos de vida de uma criança são fundamentais para o seu desenvolvimento e aprendizagens, as vivências no cotidiano e a interação com adultos e pares são determinantes na sua constituição psíquica. Atualmente, os resquícios da pandemia do coronavírus e as dificuldades das escolas de educação infantil conveniadas em acolher e acompanhar as muitas crianças com questões em seu desenvolvimento psíquico instigaram a pesquisa. A tese nos convoca a refletir e valorizar o espaço dos berçários das escolas de educação infantil, enquanto também uma forma de se intervir a tempo na subjetividade dos bebês que se encontram em sofrimento psíquico. Trabalha-se com a ampliação da operação constituinte denominada Alienação - alienar-se ao Desejo do cuidador primordial- para o desdobramento desta operação, de forma pontual, no espaço da educação infantil, primeiramente a partir da implicação amorosa dos educadores, depois pela convocação destes e dos pares, enquanto duplos potencializadores. Foram atores de nossa pesquisa-intervenção 59 crianças entre 9 meses e dois anos e meio de idade que frequentaram os berçários de quatro escolas infantis conveniadas com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, 13 educadores de berçário e 5 coordenadores pedagógicos dessas escolas. Os dados foram coletados através de diversos instrumentos (questionários, Google forms, observações, diários de campo, fotos, rodas de conversa, Dispositivo estruturante do educador de bebês/DEEB, entrevistas abertas a pais e educadores e intervenções estruturantes do pesquisador no brincar e conversar com as crianças) tecido em leituras a partir dos paradigmas da educação especial de perspectiva inclusiva, e das noções da Psicanálise Freudo-lacanianas. As observações foram realizadas mensalmente, durante 12 meses, de 2021 a 2022. Para fins de análise, privilegiou-se a apresentação pormenorizada de casos de oito bebês, suas educadoras e pares. Notou-se que há o educador implicado e estruturante que, com seu encantamento e desejo não-anônimo de educar e cuidar um bebê, abre um novo caminho pulsional para o bebê que necessita de maior intervenção em forma de Alienação Pontual Simbólica Socorredora e de duplos potencializadores. Também se considerou que há educadores que acompanham os bebês como pessoa próxima - em uma Alienação Pontual Simbólica Proximal, observando as trajetórias, conflitos e brincadeiras entre os bebês e mediando a relação entre os pares, proporcionando que o bebê que está bem coloque se como duplo potencializador da criança que está com entraves em seu desenvolvimento, contornando o sofrimento psíquico deste ao ser incluído em algum tipo de laço com o pequeno semelhante (par). As aberturas diferenciadas da rede familiar, enquanto produção de fratrias de semelhantes, duplos potencializadores e novas formas de identificação e laços ao colega e ao educador de referência no espaço educativo, mostraram-se recursos potentes para um bebê sair do isolamento e formar laços. Considera-se aqui que a intervenção a tempo na escola infantil é aquela que faz um trilhamento, ao criar formas de intervenções educativas e simbólicas em outro tempo, o tempo dos pequenos sujeitos-bebês-crianças em constituição na abertura do encontro com o educador e os pares. A escola de educação infantil apresentou sua força e beleza nesta pesquisa-intervenção, ao mostrar-se como um espaço de co-participação na constituição da subjetividade de um bebê. |
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Rosa, Dorisnei Jornada daFranco, Sérgio Roberto Kieling2024-08-06T06:37:01Z2024http://hdl.handle.net/10183/276997001208151Os primeiros anos de vida de uma criança são fundamentais para o seu desenvolvimento e aprendizagens, as vivências no cotidiano e a interação com adultos e pares são determinantes na sua constituição psíquica. Atualmente, os resquícios da pandemia do coronavírus e as dificuldades das escolas de educação infantil conveniadas em acolher e acompanhar as muitas crianças com questões em seu desenvolvimento psíquico instigaram a pesquisa. A tese nos convoca a refletir e valorizar o espaço dos berçários das escolas de educação infantil, enquanto também uma forma de se intervir a tempo na subjetividade dos bebês que se encontram em sofrimento psíquico. Trabalha-se com a ampliação da operação constituinte denominada Alienação - alienar-se ao Desejo do cuidador primordial- para o desdobramento desta operação, de forma pontual, no espaço da educação infantil, primeiramente a partir da implicação amorosa dos educadores, depois pela convocação destes e dos pares, enquanto duplos potencializadores. Foram atores de nossa pesquisa-intervenção 59 crianças entre 9 meses e dois anos e meio de idade que frequentaram os berçários de quatro escolas infantis conveniadas com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, 13 educadores de berçário e 5 coordenadores pedagógicos dessas escolas. Os dados foram coletados através de diversos instrumentos (questionários, Google forms, observações, diários de campo, fotos, rodas de conversa, Dispositivo estruturante do educador de bebês/DEEB, entrevistas abertas a pais e educadores e intervenções estruturantes do pesquisador no brincar e conversar com as crianças) tecido em leituras a partir dos paradigmas da educação especial de perspectiva inclusiva, e das noções da Psicanálise Freudo-lacanianas. As observações foram realizadas mensalmente, durante 12 meses, de 2021 a 2022. Para fins de análise, privilegiou-se a apresentação pormenorizada de casos de oito bebês, suas educadoras e pares. Notou-se que há o educador implicado e estruturante que, com seu encantamento e desejo não-anônimo de educar e cuidar um bebê, abre um novo caminho pulsional para o bebê que necessita de maior intervenção em forma de Alienação Pontual Simbólica Socorredora e de duplos potencializadores. Também se considerou que há educadores que acompanham os bebês como pessoa próxima - em uma Alienação Pontual Simbólica Proximal, observando as trajetórias, conflitos e brincadeiras entre os bebês e mediando a relação entre os pares, proporcionando que o bebê que está bem coloque se como duplo potencializador da criança que está com entraves em seu desenvolvimento, contornando o sofrimento psíquico deste ao ser incluído em algum tipo de laço com o pequeno semelhante (par). As aberturas diferenciadas da rede familiar, enquanto produção de fratrias de semelhantes, duplos potencializadores e novas formas de identificação e laços ao colega e ao educador de referência no espaço educativo, mostraram-se recursos potentes para um bebê sair do isolamento e formar laços. Considera-se aqui que a intervenção a tempo na escola infantil é aquela que faz um trilhamento, ao criar formas de intervenções educativas e simbólicas em outro tempo, o tempo dos pequenos sujeitos-bebês-crianças em constituição na abertura do encontro com o educador e os pares. A escola de educação infantil apresentou sua força e beleza nesta pesquisa-intervenção, ao mostrar-se como um espaço de co-participação na constituição da subjetividade de um bebê.Los primeros años de vida de un niño son fundamentales para su desarrollo y aprendizaje, las experiencias cotidianas y la interacción con adultos y pares son decisivas en su constitución psíquica. Actualmente, los restos de la pandemia de coronavirus y las dificultades que enfrentan los centros preescolares acreditados para acoger y monitorear a muchos niños con problemas en su desarrollo psicológico han impulsado la investigación. La tesis nos convoca a reflexionar y valorar el espacio de las guarderías en las escuelas de educación infantil, así como una forma de intervenir en el tiempo en la subjetividad de los bebés que se encuentran en malestar psicológico. Trabajamos con la ampliación de la operación constitutiva denominada Alienación - alienarse del Deseo del cuidador primordial - para el despliegue de esta operación, de manera puntual, en el espacio de la educación infantil, primero a través de la implicación amorosa de los educadores, luego mediante la convocatoria de éstos y de sus pares, como doble potenciadores. Los actores de nuestra investigación de intervención fueron 59 niños entre 9 meses y dos años y medio de edad que asistieron a las guarderías de cuatro escuelas infantiles adscritas al Municipio de Porto Alegre, 13 educadoras parvularias y 5 coordinadores pedagógicos de estas escuelas. Los datos se recopilaron a través de diversos instrumentos (cuestionarios, formularios de Google, observaciones, diarios de campo, fotografías, círculos de conversación, dispositivo estructurante para educadores de bebés/DEEB, entrevistas abiertas con padres y educadores e intervenciones estructurantes del investigador al jugar y hablar con los niños) entretejidos en lecturas basadas en los paradigmas de la educación especial desde una perspectiva inclusiva, y las nociones del Psicoanálisis Freudolacaniano. Las observaciones se realizaron mensualmente, durante 12 meses, de 2021 a 2022. Para efectos de análisis, se privilegió la presentación detallada de los casos de ocho bebés, sus educadores y pares. Se observó que existe el educador implicado y estructurante que, con su encantamiento y deseo no anónimo de educar y cuidar a un bebé, abre un nuevo camino instintivo para el bebé que necesita mayor intervención en forma de Alienación Puntual Simbólica Ayudante y potenciadores dobles. También se consideró que existen educadores que acompañan a los bebés como una persona cercana - en una Alienación Puntual Simbólica Próxima, observando las trayectorias, conflictos y juegos entre bebés y mediando en la relación entre pares, permitiendo que el bebé que está bien se posicione como un doble potenciador para el niño que tiene obstáculos en su desarrollo, sorteando su sufrimiento psicológico al ser incluido en algún tipo de vínculo con su hijo similar (par). Las aperturas diferenciadas de la red familiar, como producción de fratrías de similares, dobles potenciadores y nuevas formas de identificación y vínculo con los compañeros y el educador de referencia en el espacio educativo, resultaron ser recursos poderosos para que un bebé escape del aislamiento y forme vínculos. Se considera aquí que la intervención oportuna en las escuelas infantiles es aquella que hace un recorrido, al crear formas de intervenciones educativas y simbólicas en otro tiempo, el tiempo de los pequeños sujetos-bebés-niños en constitución en la apertura del encuentro con el educador. y las parejas. La escuela de educación infantil presentó su fuerza y belleza en esta investigación de intervención, al mostrarse como un espacio de coparticipación en la constitución de la subjetividad del bebé.application/pdfporPsicanáliseBebêsEducação infantilAlienação pontual simbólica e duplos potencializadores: um intervir a tempo para bebês na escola de educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2024doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001208151.pdf.txt001208151.pdf.txtExtracted Texttext/plain608306http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276997/2/001208151.pdf.txt8b3d2cb7d0a42a388f336c53e4ed870fMD52ORIGINAL001208151.pdfTexto completoapplication/pdf4264556http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276997/1/001208151.pdf22bf381c57733f6fe6c2f1ef392af313MD5110183/2769972024-08-07 06:16:13.455014oai:www.lume.ufrgs.br:10183/276997Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-08-07T09:16:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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