O processo de composição da cena a partir da noção de intermedialidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soldera, Natália Perosa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/122542
Resumo: A pesquisa discute o processo de criação teatral, a partir de uma pesquisa empírica, tendo como mote a noção de intermedialidade. Para desenvolver essa investigação foram realizados dois experimentos cênicos curtos, intitulados Dispositivo Linha e Dispositivo Bolha. Estes dispositivos de prática cênica são estruturados a partir do conceito de intermedialidade, e de princípios de criação relacionados a esse conceito. Seus princípios foram articulados a partir de referências de práticas cênicas, como os ciclos RSVP e Repère e fundamentos do devinsing e environmental theater. Os processos de exploração prática tinham como foco a criação de material e composição de cenas intermediais, convocando uma reflexão sobre procedimentos de planejamento de ensaio do diretor de teatro. Os experimentos são analisados a partir do diário da pesquisadora, dos registros em vídeo, e das timelines, produzidas como parte da prática dos encontros. O estudo permite uma análise dos métodos, tanto técnicos quanto humanos, empregados no desenvolvimento destes processos de criação de uma cena intermedial.
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spelling Soldera, Natália PerosaSilva, Marta Isaacsson de Souza e2015-08-18T02:03:47Z2015http://hdl.handle.net/10183/122542000968381A pesquisa discute o processo de criação teatral, a partir de uma pesquisa empírica, tendo como mote a noção de intermedialidade. Para desenvolver essa investigação foram realizados dois experimentos cênicos curtos, intitulados Dispositivo Linha e Dispositivo Bolha. Estes dispositivos de prática cênica são estruturados a partir do conceito de intermedialidade, e de princípios de criação relacionados a esse conceito. Seus princípios foram articulados a partir de referências de práticas cênicas, como os ciclos RSVP e Repère e fundamentos do devinsing e environmental theater. Os processos de exploração prática tinham como foco a criação de material e composição de cenas intermediais, convocando uma reflexão sobre procedimentos de planejamento de ensaio do diretor de teatro. Os experimentos são analisados a partir do diário da pesquisadora, dos registros em vídeo, e das timelines, produzidas como parte da prática dos encontros. O estudo permite uma análise dos métodos, tanto técnicos quanto humanos, empregados no desenvolvimento destes processos de criação de uma cena intermedial.The research discusses the theatrical creative process, from an empirical research, having as motif the notion of intermediality. To develop this investigation, two short scenical experiments are conducted, entitled Device Line and Device Bubble. These stagecraft devices are structured based on the concept of intermediality and creative principles related to this concept. This concept and its principles are articulated according to scenic practices such as RSVP and Repère cycles and fundamentals of devinsing and environmental theater. The practical exploration processes are focused on creating material and composition of intermedial scenes, demanding a reflection on theater director's planning procedures. These experiments are analyzed through materials such as the reseacher’s daily, video recordings and timelines, which is produced as part of the meetings practices. The study allows an analysis of the methods, both technical and human, employed in those proceedings to create a intermedial scene.application/pdfporDireção teatralIntermedialidade : TeatroDispositivos de ensaioProcesso de criação : TeatroCreative processesIntermedialityRehearsal devicesTheater directingO processo de composição da cena a partir da noção de intermedialidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes CênicasPorto Alegre, BR-RS2015mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000968381.pdf000968381.pdfTexto completoapplication/pdf9435811http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/122542/1/000968381.pdf00c2e77efe0e2ef6af46e8adbce4782eMD51TEXT000968381.pdf.txt000968381.pdf.txtExtracted Texttext/plain459567http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/122542/2/000968381.pdf.txt017dc3933d0cfee75e1d289614582e8fMD52THUMBNAIL000968381.pdf.jpg000968381.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1697http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/122542/3/000968381.pdf.jpg8b549a0456fa42ccd57b9d1e5818116aMD5310183/1225422018-10-09 08:03:06.923oai:www.lume.ufrgs.br:10183/122542Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-09T11:03:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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