Arduino como uma ferramenta mediadora no ensino de física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/108542 |
Resumo: | Esta dissertação apresenta uma atividade direcionada aos alunos do terceiro ano do Curso Técnico de Informática. A ideia foi utilizar microcontroladores, Arduino, como ferramenta mediadora no Ensino de Física. Para desenvolver esse procedimento foi considerado o desejo de trabalhar de forma motivadora, visando uma aprendizagem significativa guiada por descobertas, enfatizando o que o aluno conhece e não suas carências. O projeto apresenta uma estratégia de ensino embasada em teorias de formação social da mente e zona de desenvolvimento proximal abordados por Lev Vygotsky e de teoria de projetos propostos por Hernández. |
id |
URGS_7d2c477c2587d40b0e161b5427af79c4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/108542 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Rodrigues, Rafael Frank deCunha, Silvio Luiz Souza2014-12-20T02:13:48Z2014http://hdl.handle.net/10183/108542000948671Esta dissertação apresenta uma atividade direcionada aos alunos do terceiro ano do Curso Técnico de Informática. A ideia foi utilizar microcontroladores, Arduino, como ferramenta mediadora no Ensino de Física. Para desenvolver esse procedimento foi considerado o desejo de trabalhar de forma motivadora, visando uma aprendizagem significativa guiada por descobertas, enfatizando o que o aluno conhece e não suas carências. O projeto apresenta uma estratégia de ensino embasada em teorias de formação social da mente e zona de desenvolvimento proximal abordados por Lev Vygotsky e de teoria de projetos propostos por Hernández.This dissertation utilizes an activity for students of the third year of Technical Computer Course activity. The idea was to use microcontrollers, Arduino with mediating tool in Physics Teaching. To develop this procedure was deemed a desire to work in a motivating way, targeting a significant learning motivated by findings with emphasizing what the student knows and not their shortcomings. The project presents a teaching strategy grounded in theories of social formation of mind, zone of proximal development Lev Vygotsky addressed by theory and projects proposed by Hernández.application/pdfporEnsino de físicaTeorias de aprendizagemArduinoMicrocontroladoresEnsino técnicoMicrocontroladoresPhysicsVygotsky theory projectsWeather stationAutomatic data acquisitionArduino como uma ferramenta mediadora no ensino de físicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de FísicaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de FísicaPorto Alegre, BR-RS2014mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000948671.pdf000948671.pdfTexto completoapplication/pdf3268519http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108542/1/000948671.pdfad348415534e4a445de714708c00f62dMD51TEXT000948671.pdf.txt000948671.pdf.txtExtracted Texttext/plain111124http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108542/2/000948671.pdf.txtd854c097fcd303d0e1032142fe207363MD52THUMBNAIL000948671.pdf.jpg000948671.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1042http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108542/3/000948671.pdf.jpg84fc11fadec00edc1124bab125378c77MD5310183/1085422024-09-11 06:17:56.143876oai:www.lume.ufrgs.br:10183/108542Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-09-11T09:17:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Arduino como uma ferramenta mediadora no ensino de física |
title |
Arduino como uma ferramenta mediadora no ensino de física |
spellingShingle |
Arduino como uma ferramenta mediadora no ensino de física Rodrigues, Rafael Frank de Ensino de física Teorias de aprendizagem Arduino Microcontroladores Ensino técnico Microcontroladores Physics Vygotsky theory projects Weather station Automatic data acquisition |
title_short |
Arduino como uma ferramenta mediadora no ensino de física |
title_full |
Arduino como uma ferramenta mediadora no ensino de física |
title_fullStr |
Arduino como uma ferramenta mediadora no ensino de física |
title_full_unstemmed |
Arduino como uma ferramenta mediadora no ensino de física |
title_sort |
Arduino como uma ferramenta mediadora no ensino de física |
author |
Rodrigues, Rafael Frank de |
author_facet |
Rodrigues, Rafael Frank de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Rafael Frank de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cunha, Silvio Luiz Souza |
contributor_str_mv |
Cunha, Silvio Luiz Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de física Teorias de aprendizagem Arduino Microcontroladores Ensino técnico Microcontroladores |
topic |
Ensino de física Teorias de aprendizagem Arduino Microcontroladores Ensino técnico Microcontroladores Physics Vygotsky theory projects Weather station Automatic data acquisition |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Physics Vygotsky theory projects Weather station Automatic data acquisition |
description |
Esta dissertação apresenta uma atividade direcionada aos alunos do terceiro ano do Curso Técnico de Informática. A ideia foi utilizar microcontroladores, Arduino, como ferramenta mediadora no Ensino de Física. Para desenvolver esse procedimento foi considerado o desejo de trabalhar de forma motivadora, visando uma aprendizagem significativa guiada por descobertas, enfatizando o que o aluno conhece e não suas carências. O projeto apresenta uma estratégia de ensino embasada em teorias de formação social da mente e zona de desenvolvimento proximal abordados por Lev Vygotsky e de teoria de projetos propostos por Hernández. |
publishDate |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-12-20T02:13:48Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/108542 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000948671 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/108542 |
identifier_str_mv |
000948671 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108542/1/000948671.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108542/2/000948671.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108542/3/000948671.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ad348415534e4a445de714708c00f62d d854c097fcd303d0e1032142fe207363 84fc11fadec00edc1124bab125378c77 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085307871133696 |