Arduino como uma ferramenta mediadora no ensino de física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Rafael Frank de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/108542
Resumo: Esta dissertação apresenta uma atividade direcionada aos alunos do terceiro ano do Curso Técnico de Informática. A ideia foi utilizar microcontroladores, Arduino, como ferramenta mediadora no Ensino de Física. Para desenvolver esse procedimento foi considerado o desejo de trabalhar de forma motivadora, visando uma aprendizagem significativa guiada por descobertas, enfatizando o que o aluno conhece e não suas carências. O projeto apresenta uma estratégia de ensino embasada em teorias de formação social da mente e zona de desenvolvimento proximal abordados por Lev Vygotsky e de teoria de projetos propostos por Hernández.
id URGS_7d2c477c2587d40b0e161b5427af79c4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/108542
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Rodrigues, Rafael Frank deCunha, Silvio Luiz Souza2014-12-20T02:13:48Z2014http://hdl.handle.net/10183/108542000948671Esta dissertação apresenta uma atividade direcionada aos alunos do terceiro ano do Curso Técnico de Informática. A ideia foi utilizar microcontroladores, Arduino, como ferramenta mediadora no Ensino de Física. Para desenvolver esse procedimento foi considerado o desejo de trabalhar de forma motivadora, visando uma aprendizagem significativa guiada por descobertas, enfatizando o que o aluno conhece e não suas carências. O projeto apresenta uma estratégia de ensino embasada em teorias de formação social da mente e zona de desenvolvimento proximal abordados por Lev Vygotsky e de teoria de projetos propostos por Hernández.This dissertation utilizes an activity for students of the third year of Technical Computer Course activity. The idea was to use microcontrollers, Arduino with mediating tool in Physics Teaching. To develop this procedure was deemed a desire to work in a motivating way, targeting a significant learning motivated by findings with emphasizing what the student knows and not their shortcomings. The project presents a teaching strategy grounded in theories of social formation of mind, zone of proximal development Lev Vygotsky addressed by theory and projects proposed by Hernández.application/pdfporEnsino de físicaTeorias de aprendizagemArduinoMicrocontroladoresEnsino técnicoMicrocontroladoresPhysicsVygotsky theory projectsWeather stationAutomatic data acquisitionArduino como uma ferramenta mediadora no ensino de físicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de FísicaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de FísicaPorto Alegre, BR-RS2014mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000948671.pdf000948671.pdfTexto completoapplication/pdf3268519http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108542/1/000948671.pdfad348415534e4a445de714708c00f62dMD51TEXT000948671.pdf.txt000948671.pdf.txtExtracted Texttext/plain111124http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108542/2/000948671.pdf.txtd854c097fcd303d0e1032142fe207363MD52THUMBNAIL000948671.pdf.jpg000948671.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1042http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108542/3/000948671.pdf.jpg84fc11fadec00edc1124bab125378c77MD5310183/1085422024-09-11 06:17:56.143876oai:www.lume.ufrgs.br:10183/108542Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-09-11T09:17:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Arduino como uma ferramenta mediadora no ensino de física
title Arduino como uma ferramenta mediadora no ensino de física
spellingShingle Arduino como uma ferramenta mediadora no ensino de física
Rodrigues, Rafael Frank de
Ensino de física
Teorias de aprendizagem
Arduino
Microcontroladores
Ensino técnico
Microcontroladores
Physics
Vygotsky theory projects
Weather station
Automatic data acquisition
title_short Arduino como uma ferramenta mediadora no ensino de física
title_full Arduino como uma ferramenta mediadora no ensino de física
title_fullStr Arduino como uma ferramenta mediadora no ensino de física
title_full_unstemmed Arduino como uma ferramenta mediadora no ensino de física
title_sort Arduino como uma ferramenta mediadora no ensino de física
author Rodrigues, Rafael Frank de
author_facet Rodrigues, Rafael Frank de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Rafael Frank de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cunha, Silvio Luiz Souza
contributor_str_mv Cunha, Silvio Luiz Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Teorias de aprendizagem
Arduino
Microcontroladores
Ensino técnico
Microcontroladores
topic Ensino de física
Teorias de aprendizagem
Arduino
Microcontroladores
Ensino técnico
Microcontroladores
Physics
Vygotsky theory projects
Weather station
Automatic data acquisition
dc.subject.eng.fl_str_mv Physics
Vygotsky theory projects
Weather station
Automatic data acquisition
description Esta dissertação apresenta uma atividade direcionada aos alunos do terceiro ano do Curso Técnico de Informática. A ideia foi utilizar microcontroladores, Arduino, como ferramenta mediadora no Ensino de Física. Para desenvolver esse procedimento foi considerado o desejo de trabalhar de forma motivadora, visando uma aprendizagem significativa guiada por descobertas, enfatizando o que o aluno conhece e não suas carências. O projeto apresenta uma estratégia de ensino embasada em teorias de formação social da mente e zona de desenvolvimento proximal abordados por Lev Vygotsky e de teoria de projetos propostos por Hernández.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-20T02:13:48Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/108542
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000948671
url http://hdl.handle.net/10183/108542
identifier_str_mv 000948671
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108542/1/000948671.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108542/2/000948671.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108542/3/000948671.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ad348415534e4a445de714708c00f62d
d854c097fcd303d0e1032142fe207363
84fc11fadec00edc1124bab125378c77
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085307871133696