A terra, o homem e a luta : o neorregionalismo em romances de Antônio Torres e Ronaldo Correia de Brito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Nathalia
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/233258
Resumo: Regionalismo é o nome dado a um grande conjunto de discursos que, pela via da cultura, historicamente formulam um arcabouço de símbolos que passam a definir e representar um dado espaço geográfico, bem como o povo que habita esse território e suas práticas de vivência, no imaginário coletivo. Desde o século XIX, essa abordagem tem sido responsável pela elaboração discursiva de diferentes espaços nacionais e, no caso da região Nordeste, a própria instituição desse recorte territorial é diretamente tributária do discurso literário. Com a modernidade e a forte tendência à urbanização que se verificou e se consolidou ao longo do século XX, muitos críticos sentenciaram o gênero à extinção. Entretanto, em um movimento dinâmico constante de atualização, o regionalismo nordestino ressurge na literatura contemporânea. Romances como Essa terra, O cachorro e o lobo e Pelo fundo da agulha, que formam trilogia de Antônio Torres, e Galileia e Dora sem véu, de Ronaldo Correia de Brito, revelam as novas configurações e temas que são representados pela ficção contemporânea que têm o interior nordestino como cenário e seus habitantes como personagens. Nessas narrativas, categorias tradicionalmente estabelecidas pelo regionalismo literário, como o sertão, os sertanejos e suas trajetórias de atuação social, notadamente a migração, fenômeno configurador da moderna sociedade brasileira, são representados em um movimento narrativo que, ora retoma esses temas em diálogo com a tradição literária que os consolidou, ora os atualiza através de uma atitude de ruptura. Para a análise, são retomadas as categorias fundamentais que orientaram a formulação do sertão empreendida por Euclides da Cunha, “A terra”, “O homem” e “A Luta” em obra basilar para o regionalismo nordestino, Os sertões.
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Romances como Essa terra, O cachorro e o lobo e Pelo fundo da agulha, que formam trilogia de Antônio Torres, e Galileia e Dora sem véu, de Ronaldo Correia de Brito, revelam as novas configurações e temas que são representados pela ficção contemporânea que têm o interior nordestino como cenário e seus habitantes como personagens. Nessas narrativas, categorias tradicionalmente estabelecidas pelo regionalismo literário, como o sertão, os sertanejos e suas trajetórias de atuação social, notadamente a migração, fenômeno configurador da moderna sociedade brasileira, são representados em um movimento narrativo que, ora retoma esses temas em diálogo com a tradição literária que os consolidou, ora os atualiza através de uma atitude de ruptura. Para a análise, são retomadas as categorias fundamentais que orientaram a formulação do sertão empreendida por Euclides da Cunha, “A terra”, “O homem” e “A Luta” em obra basilar para o regionalismo nordestino, Os sertões.Regionalism is the name given to a large set of discourses that, through culture, historically formulate a framework of symbols that come to define and represent a geographic space, as well as the people who inhabit this territory and their living practices, in the collective imagination. Since the 19th century, this approach has been responsible for the discursive elaboration of different national spaces and, in the case of the Northeast region, the very institution of this territorial cut is directly dependent on the literary discourse. With modernity and the strong trend towards urbanization that took place and consolidated throughout the 20th century, many critics sentenced the genre to extinction. However, in a constant dynamic movement of updating, northeastern regionalism reappears in Brazilian contemporary literature. Novels such as Essa terra, O cachorro e o lobo and Pelo fundo da agulha, which form a trilogy by Antônio Torres, and Galileia and Dora sem véu, by Ronaldo Correia de Brito, exemplify the new configurations and themes that are represented by contemporary fiction which presents the northeastern interior as a setting and its inhabitants as characters. In these narratives, categories traditionally established by literary regionalism, such as “sertão”, “sertanejos” and their trajectories of social action, notably migration, a defining phenomenon of modern Brazilian society, are represented in a narrative movement that now resumes these themes in dialogue with the literary tradition that consolidated them and now updates them through an attitude of rupture. For the analysis, the fundamental categories that guided the formulation of the space of sertão undertaken by Euclides da Cunha, “The land”, “The man” and “The Fight” in a basic work for northeastern regionalism, Os sertões, are taken up again.application/pdfporBrito, Ronaldo Correia de, 1951-. 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