De mãos dadas com as crianças pequenas pelos espaços da escola : interações, brincadeiras e invenções

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Eleonora das Neves
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/131058
Resumo: Este estudo investiga como as crianças, na convivialidade com os adultos e outras crianças, significam os espaços da escola de educação infantil. Buscou-se também identificar os protagonismos das crianças pequenas na constituição e/ou transformação do espaço. A partir destas questões pretende-se refletir sobre a maneira como nos relacionamos com os espaços, móveis e materiais da escola, entendendo estes como uma pedagogia invisível. Utilizou-se como metodologia de pesquisa a abordagem de uma etnografia escolar para aproximar-se da vida cotidiana da instituição. A produção de dados partiu das três grandes questões teóricas, a saber: o protagonismo compartilhado, a constituição do lugar, e a estética dos espaços e das relações. O quadro teórico é composto por um diálogo entre autores da pedagogia italiana, Tuan na compreensão do conceito de lugar e Duarte Jr sobre a estética das relações. Ao longo do trabalho revela-se que constituir espaços em uma instituição de vida coletiva é, antes de tudo, organizar encontros e interações, sem necessariamente prever como isso irá acontecer.
id URGS_7ea0242a416127ae9f4da0e1cdbf68da
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131058
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Simões, Eleonora das NevesBarbosa, Maria Carmen Silveira2015-12-12T02:40:37Z2015http://hdl.handle.net/10183/131058000979803Este estudo investiga como as crianças, na convivialidade com os adultos e outras crianças, significam os espaços da escola de educação infantil. Buscou-se também identificar os protagonismos das crianças pequenas na constituição e/ou transformação do espaço. A partir destas questões pretende-se refletir sobre a maneira como nos relacionamos com os espaços, móveis e materiais da escola, entendendo estes como uma pedagogia invisível. Utilizou-se como metodologia de pesquisa a abordagem de uma etnografia escolar para aproximar-se da vida cotidiana da instituição. A produção de dados partiu das três grandes questões teóricas, a saber: o protagonismo compartilhado, a constituição do lugar, e a estética dos espaços e das relações. O quadro teórico é composto por um diálogo entre autores da pedagogia italiana, Tuan na compreensão do conceito de lugar e Duarte Jr sobre a estética das relações. Ao longo do trabalho revela-se que constituir espaços em uma instituição de vida coletiva é, antes de tudo, organizar encontros e interações, sem necessariamente prever como isso irá acontecer.Este estudio investiga como los niños, en el convivio con los adultos y con otros niños, atribuyen significado a los espacios de la escuela de educación infantil. Además, se buscó identificar los protagonismos de los niños pequeños en la constitución y/o la transformación del espacio. A partir de estas cuestiones se pretende reflexionar sobre la manera como nos relacionamos con los espacios, muebles, materiales de la escuela y entender estos como una pedagogía invisible. Se utilizó como metodología de la investigación el abordaje de una etnografía escolar para acercarse de la vida cotidiana de la institución. La producción de datos surgió de las tres grandes cuestiones teóricas, a saber: el protagonismo compartido, la constitución del lugar, y la estética de los espacios y de las relaciones. El cuadro teórico es compuesto por un diálogo entre autores de la pedagogía italiana, Tuan en la comprensión del concepto de lugar y Duarte Jr sobre la estética de las relaciones. A lo largo del trabajo se revela que constituir espacios en una institución de vida colectiva es, ante todo, organizar encuentros e interacciones, sin necesariamente prever como ello ocurrirá.application/pdfporEducação infantilEspaço pedagógicoPesquisa em educaçãoBrincadeiraEducación infantilEspacioPesquisa con niñosInteraccionesJuegosDe mãos dadas com as crianças pequenas pelos espaços da escola : interações, brincadeiras e invençõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000979803.pdf000979803.pdfTexto completoapplication/pdf7385329http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131058/1/000979803.pdfc47cd47dc47a9597a4602bbd1a66668cMD51TEXT000979803.pdf.txt000979803.pdf.txtExtracted Texttext/plain342403http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131058/2/000979803.pdf.txt8ca174273fb5031f85d14653ab381af6MD52THUMBNAIL000979803.pdf.jpg000979803.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1293http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131058/3/000979803.pdf.jpg6f3b36096dd8e08f2704a81ae01dae2fMD5310183/1310582018-10-25 09:47:15.237oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131058Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-25T12:47:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv De mãos dadas com as crianças pequenas pelos espaços da escola : interações, brincadeiras e invenções
title De mãos dadas com as crianças pequenas pelos espaços da escola : interações, brincadeiras e invenções
spellingShingle De mãos dadas com as crianças pequenas pelos espaços da escola : interações, brincadeiras e invenções
Simões, Eleonora das Neves
Educação infantil
Espaço pedagógico
Pesquisa em educação
Brincadeira
Educación infantil
Espacio
Pesquisa con niños
Interacciones
Juegos
title_short De mãos dadas com as crianças pequenas pelos espaços da escola : interações, brincadeiras e invenções
title_full De mãos dadas com as crianças pequenas pelos espaços da escola : interações, brincadeiras e invenções
title_fullStr De mãos dadas com as crianças pequenas pelos espaços da escola : interações, brincadeiras e invenções
title_full_unstemmed De mãos dadas com as crianças pequenas pelos espaços da escola : interações, brincadeiras e invenções
title_sort De mãos dadas com as crianças pequenas pelos espaços da escola : interações, brincadeiras e invenções
author Simões, Eleonora das Neves
author_facet Simões, Eleonora das Neves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Simões, Eleonora das Neves
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Barbosa, Maria Carmen Silveira
contributor_str_mv Barbosa, Maria Carmen Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Espaço pedagógico
Pesquisa em educação
Brincadeira
topic Educação infantil
Espaço pedagógico
Pesquisa em educação
Brincadeira
Educación infantil
Espacio
Pesquisa con niños
Interacciones
Juegos
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación infantil
Espacio
Pesquisa con niños
Interacciones
Juegos
description Este estudo investiga como as crianças, na convivialidade com os adultos e outras crianças, significam os espaços da escola de educação infantil. Buscou-se também identificar os protagonismos das crianças pequenas na constituição e/ou transformação do espaço. A partir destas questões pretende-se refletir sobre a maneira como nos relacionamos com os espaços, móveis e materiais da escola, entendendo estes como uma pedagogia invisível. Utilizou-se como metodologia de pesquisa a abordagem de uma etnografia escolar para aproximar-se da vida cotidiana da instituição. A produção de dados partiu das três grandes questões teóricas, a saber: o protagonismo compartilhado, a constituição do lugar, e a estética dos espaços e das relações. O quadro teórico é composto por um diálogo entre autores da pedagogia italiana, Tuan na compreensão do conceito de lugar e Duarte Jr sobre a estética das relações. Ao longo do trabalho revela-se que constituir espaços em uma instituição de vida coletiva é, antes de tudo, organizar encontros e interações, sem necessariamente prever como isso irá acontecer.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-12-12T02:40:37Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/131058
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000979803
url http://hdl.handle.net/10183/131058
identifier_str_mv 000979803
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131058/1/000979803.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131058/2/000979803.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131058/3/000979803.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c47cd47dc47a9597a4602bbd1a66668c
8ca174273fb5031f85d14653ab381af6
6f3b36096dd8e08f2704a81ae01dae2f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309076255571968