Influência de um programa de intervenção motora inclusiva no desenvolvimento motor e social de crianças com atrasos motores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pick, Rosiane Karine
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/5399
Resumo: O objetivo desta pesquisa, de delineamento quase-experimental, foi verificar a influência de um Programa de Intervenção Motora Inclusiva (PIMI) no desenvolvimento motor (DM) e social (DS) de crianças, portadoras (PNEE) e não portadoras de necessidades educacionais especiais (n-PNEE), com atrasos motores. A amostra desta pesquisa foi não probabilística, intencional, composta por 76 crianças (43 meninos e 33 meninas), com idades de 4 a 10 anos (M=7,00, DP=1,44), sendo 24 (31,6%) crianças PNEE e 52 (68,4%) crianças n-PNEE, que apresentaram desempenho motores inferiores a seus pares, configurando atrasos motores, avaliados por meio do Test of Gross Motor Development- 2 (TGMD-2) (ULRICH, 2000). Trinta e cinco crianças constituíram o Grupo de Intervenção (GI) e quarenta e uma crianças constituíram o Grupo Controle (GC). Para a avaliação do DM das crianças dos grupos foi utilizado o TGMD-2 e para a avaliação do DS das crianças do GI foi utilizado a estrutura de Níveis de Responsabilidade Social e Pessoal (HELLISON, 2003). O PIMI foi desenvolvido em 14 semanas, implementando os princípios do Contexto Motivacional para a Maestria e os pressupostos da estrutura TARGET. General Linear Model com medidas repetidas no fator tempo foi conduzida para avaliar os efeitos do PIMI no DM das crianças. Para a análise do DS foi utilizado o teste de Friedman. Os resultados indicaram que (1) crianças, PNEE e n- PNEE, do GI demonstraram ganhos significantes em habilidades de locomoção e de controle de objeto do pré-teste para o pós-teste, enquanto que para as crianças, PNEE e n-PNEE, do GC mudanças significativas não foram encontradas, (2) crianças, PNEE e n-PNEE, do GI demonstraram desempenho significantemente superior em habilidades de locomoção e de controle de objeto comparadas as crianças, PNEE e n-PNEE, do GC no pós-teste, (3) crianças PNEE, do GI, demonstraram padrões de mudanças positivas e significativas do pré-teste para o pós-teste nas habilidades de locomoção e de controle de objeto semelhantes aos seus pares n-PNE do mesmo grupo, (4) crianças PNEE, do GI, demonstraram no pós-teste desempenho significantemente superior nas habilidades de locomoção e controle de objetos comparadas aos seus pares PNEE do GC, (5) crianças n-PNEE, do GI, demonstraram no pós-teste desempenho significantemente superior nas habilidades de locomoção e de controle de objeto comparadas aos seus pares n-PNEE do GC, (6) crianças, PNEE e n-PNEE, do GI, demonstraram mudanças positivas e significativas no DS no contexto de aprendizagem por meio da conquista de níveis de responsabilidade social e pessoal mais elevados, no decorrer do PIMI, (7) crianças PNEE, do GI, demonstraram padrões de mudanças positivas e significativas no DS semelhantes aos seus pares n-PNEE do mesmo grupo. E mais, a implementação do Contexto Motivacional para a Maestria possibilitou a participação cooperativa e efetiva de todas as crianças indiferentemente dos níveis de habilidade motora.
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Para a avaliação do DM das crianças dos grupos foi utilizado o TGMD-2 e para a avaliação do DS das crianças do GI foi utilizado a estrutura de Níveis de Responsabilidade Social e Pessoal (HELLISON, 2003). O PIMI foi desenvolvido em 14 semanas, implementando os princípios do Contexto Motivacional para a Maestria e os pressupostos da estrutura TARGET. General Linear Model com medidas repetidas no fator tempo foi conduzida para avaliar os efeitos do PIMI no DM das crianças. Para a análise do DS foi utilizado o teste de Friedman. Os resultados indicaram que (1) crianças, PNEE e n- PNEE, do GI demonstraram ganhos significantes em habilidades de locomoção e de controle de objeto do pré-teste para o pós-teste, enquanto que para as crianças, PNEE e n-PNEE, do GC mudanças significativas não foram encontradas, (2) crianças, PNEE e n-PNEE, do GI demonstraram desempenho significantemente superior em habilidades de locomoção e de controle de objeto comparadas as crianças, PNEE e n-PNEE, do GC no pós-teste, (3) crianças PNEE, do GI, demonstraram padrões de mudanças positivas e significativas do pré-teste para o pós-teste nas habilidades de locomoção e de controle de objeto semelhantes aos seus pares n-PNE do mesmo grupo, (4) crianças PNEE, do GI, demonstraram no pós-teste desempenho significantemente superior nas habilidades de locomoção e controle de objetos comparadas aos seus pares PNEE do GC, (5) crianças n-PNEE, do GI, demonstraram no pós-teste desempenho significantemente superior nas habilidades de locomoção e de controle de objeto comparadas aos seus pares n-PNEE do GC, (6) crianças, PNEE e n-PNEE, do GI, demonstraram mudanças positivas e significativas no DS no contexto de aprendizagem por meio da conquista de níveis de responsabilidade social e pessoal mais elevados, no decorrer do PIMI, (7) crianças PNEE, do GI, demonstraram padrões de mudanças positivas e significativas no DS semelhantes aos seus pares n-PNEE do mesmo grupo. E mais, a implementação do Contexto Motivacional para a Maestria possibilitou a participação cooperativa e efetiva de todas as crianças indiferentemente dos níveis de habilidade motora.The purpose if this quasi-experimental research was to investigate the influence of an Inclusive Motor Intervention Program (IMIP) on the motor development (MD) and social development (SD) of children with disability (D) and children without disability (WD), with motor delays. The sample of this research was intentional, not probabilistic, composed of 76 children (43 boys and 33 girls) with ages between 4 and 10 years (M=7,00, DP=1,44), being 24 (31,6%) children D and 52 (68,4%) children WD. All these children demonstrate lower motor performance than theirs pairs, configuring motor delays, measured by the Test of Gross Motor Development-2(TGMD-2) (ULRICH, 2000). Thirty five children composed the Intervention Group (IG), and 41 children composed the Control Group (CG). To evaluate both groups MD, the TGMD-2 was used. To evaluate SD, the Personal and Social Responsibility Level (HELLISON, 2003) structure was used. The IMIP was implement in 14 weeks and developed with the theoretical bases of the mastery motivacional climate, using TARGET structure. A General Linear Model with repeated measures was conducted to evaluate the influence of IMIP on the children's MD. To analyze the SD, the Friedman statistical test was used. The results suggested that (1) children D and WD who participated in the IG demonstrated significant gains in locomotor and object control skills from pre to postintervention; whereas, for the children D and WD in the CG, significant changes were not found. (2) Children D and WD in the IG demonstrated a significant higher performance in locomotor and object control skills after the IMIP; whereas, for the children D and WD of the CG, significant changes were not found. (3) Children D in the IG demonstrated a positive and signicant pattern of changes in locomotor and object control skills similar to that of theirs pairs WD with motor delay in the IG. (4) Children D demonstrated, in the post-test, higher performance in the locomotor and object control skills when compared to theirs pairs D in the CG. (5) Children WD in the IG demonstrated a significant higher performance in locomotor and object control skills when compared to theirs pairs WD in the CG. (6) Children D and WD in the IG demonstrated positive changes in SD, through achieving higher personal and social responsibility levels during the IMIP. (7) Children D in the IG demonstrated a positive and significant pattern of changes in SD similar to that of theirs pairs WD in the same group. A mastery motivacional climate intervention guaranteed a cooperative and effective participation of all children regardless of the levels of their motor skills.application/pdfporCriançaDesenvolvimento motorDesenvolvimento socialMotor interventionMotor delaysMotor skillsPersonal and social responsibilityInfluência de um programa de intervenção motora inclusiva no desenvolvimento motor e social de crianças com atrasos motoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento HumanoPorto Alegre, BR-RS2004mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000469854.pdf000469854.pdfTexto completoapplication/pdf5007847http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5399/1/000469854.pdf09a8fcde9e604e6bd0767d5db5c87057MD51TEXT000469854.pdf.txt000469854.pdf.txtExtracted Texttext/plain262468http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5399/2/000469854.pdf.txt210bf471c39e85b9d33f9fe910f1257dMD52THUMBNAIL000469854.pdf.jpg000469854.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1179http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5399/3/000469854.pdf.jpg68a202fae280264cf394cd52b77a6753MD5310183/53992018-10-17 09:07:40.094oai:www.lume.ufrgs.br:10183/5399Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-17T12:07:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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