Fundamentos de física quântica na formação de professores : uma análise de interações discursivas em atividades centradas no uso de um interferômetro virtual de Mach-Zehnder

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Alexsandro Pereira de
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/12663
Resumo: Neste trabalho apresentamos uma investigação sobre o ensino de física quântica na formação inicial de professores. Essa pesquisa foi desenvolvida junto a uma disciplina da sétima etapa do curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, durante o segundo semestre de 2007, através de uma atividade de ensino centrada na exploração de um software que simula o interferômetro de Mach-Zehnder. Inspirados nos trabalhos de Müller e Wiesner (2002) e Pessoa Jr. (2005), utilizamos o conceito de dualidade onda-partícula como o eixo central das discussões em sala de aula. O objetivo desse estudo consiste em analisar as tensões nos enunciados de estudantes, à luz do referencial sociocultural, e avaliar em que medida os enunciados dos estudantes se articulam à internalização de conceitos de física quântica no uso de instrumentos semióticos. Os resultados mostraram que as ações mediadas pelo uso do interferômetro virtual de Mach-Zehnder, como ferramenta cultural, auxiliaram os processos de compreensão, por parte dos alunos, viabilizando a negociação de significados em sala de aula que são aceitos e compartilhados pela comunidade científica.
id URGS_807868ed074c7bbafed14902460c9e66
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/12663
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Pereira, Alexsandro Pereira deOstermann, FernandaRicci, Trieste dos Santos Freire2008-04-26T04:11:28Z2008http://hdl.handle.net/10183/12663000631479Neste trabalho apresentamos uma investigação sobre o ensino de física quântica na formação inicial de professores. Essa pesquisa foi desenvolvida junto a uma disciplina da sétima etapa do curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, durante o segundo semestre de 2007, através de uma atividade de ensino centrada na exploração de um software que simula o interferômetro de Mach-Zehnder. Inspirados nos trabalhos de Müller e Wiesner (2002) e Pessoa Jr. (2005), utilizamos o conceito de dualidade onda-partícula como o eixo central das discussões em sala de aula. O objetivo desse estudo consiste em analisar as tensões nos enunciados de estudantes, à luz do referencial sociocultural, e avaliar em que medida os enunciados dos estudantes se articulam à internalização de conceitos de física quântica no uso de instrumentos semióticos. Os resultados mostraram que as ações mediadas pelo uso do interferômetro virtual de Mach-Zehnder, como ferramenta cultural, auxiliaram os processos de compreensão, por parte dos alunos, viabilizando a negociação de significados em sala de aula que são aceitos e compartilhados pela comunidade científica.In this paper, we present a research of quantum physics teaching in the context of a teachers preparation course. This investigation has been developed in a seventh level discipline of a Bachelor Degree Course in Physics Education, in the Federal University of Rio Grande do Sul, during the second semester of 2006, through a didatical activity based on the use of a computer program that simulate the Mach-Zehnder interferometer. Ispired by Müller and Wiesner (2002) and Pessoa Jr. (2005), we used the concept of wave-particle duality as the central espect of discussions in the classroom. The aim of the present study was to analyze the student’s utterences, in the light of sociocultural theories, and to investigate how the speech of the studants articulates it self to the internalization of quantum physics concepts, in the use of semiotics instruments. The results showed that the actions mediated by the use of virtual Mach-Zehnder interferometer, as a cultural tool, supported the comprehendig process in studants, feasing the negotiation of meanings that are accepted and shared in scientific community.application/pdfporFísica quânticaFormação de professoresInterferômetros de Mach-ZehnderAnálise do discursoTeacher’s preparationQuantum physicsVirtual mach-zehnder interferometerDiscursive analysisFundamentos de física quântica na formação de professores : uma análise de interações discursivas em atividades centradas no uso de um interferômetro virtual de Mach-Zehnderinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de FísicaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de FísicaPorto Alegre, BR-RS2008mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000631479.pdf000631479.pdfTexto completoapplication/pdf1109448http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12663/1/000631479.pdf335cce1ba4c1ccddf8965a9ac71013feMD51TEXT000631479.pdf.txt000631479.pdf.txtExtracted Texttext/plain288165http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12663/2/000631479.pdf.txt5bba34f627bfc81b9098fdc9b21a010bMD52THUMBNAIL000631479.pdf.jpg000631479.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1171http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12663/3/000631479.pdf.jpgcf17caee585bee91ae5bb257839add58MD5310183/126632023-06-17 03:36:42.899018oai:www.lume.ufrgs.br:10183/12663Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-06-17T06:36:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Fundamentos de física quântica na formação de professores : uma análise de interações discursivas em atividades centradas no uso de um interferômetro virtual de Mach-Zehnder
title Fundamentos de física quântica na formação de professores : uma análise de interações discursivas em atividades centradas no uso de um interferômetro virtual de Mach-Zehnder
spellingShingle Fundamentos de física quântica na formação de professores : uma análise de interações discursivas em atividades centradas no uso de um interferômetro virtual de Mach-Zehnder
Pereira, Alexsandro Pereira de
Física quântica
Formação de professores
Interferômetros de Mach-Zehnder
Análise do discurso
Teacher’s preparation
Quantum physics
Virtual mach-zehnder interferometer
Discursive analysis
title_short Fundamentos de física quântica na formação de professores : uma análise de interações discursivas em atividades centradas no uso de um interferômetro virtual de Mach-Zehnder
title_full Fundamentos de física quântica na formação de professores : uma análise de interações discursivas em atividades centradas no uso de um interferômetro virtual de Mach-Zehnder
title_fullStr Fundamentos de física quântica na formação de professores : uma análise de interações discursivas em atividades centradas no uso de um interferômetro virtual de Mach-Zehnder
title_full_unstemmed Fundamentos de física quântica na formação de professores : uma análise de interações discursivas em atividades centradas no uso de um interferômetro virtual de Mach-Zehnder
title_sort Fundamentos de física quântica na formação de professores : uma análise de interações discursivas em atividades centradas no uso de um interferômetro virtual de Mach-Zehnder
author Pereira, Alexsandro Pereira de
author_facet Pereira, Alexsandro Pereira de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Alexsandro Pereira de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ostermann, Fernanda
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Ricci, Trieste dos Santos Freire
contributor_str_mv Ostermann, Fernanda
Ricci, Trieste dos Santos Freire
dc.subject.por.fl_str_mv Física quântica
Formação de professores
Interferômetros de Mach-Zehnder
Análise do discurso
topic Física quântica
Formação de professores
Interferômetros de Mach-Zehnder
Análise do discurso
Teacher’s preparation
Quantum physics
Virtual mach-zehnder interferometer
Discursive analysis
dc.subject.eng.fl_str_mv Teacher’s preparation
Quantum physics
Virtual mach-zehnder interferometer
Discursive analysis
description Neste trabalho apresentamos uma investigação sobre o ensino de física quântica na formação inicial de professores. Essa pesquisa foi desenvolvida junto a uma disciplina da sétima etapa do curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, durante o segundo semestre de 2007, através de uma atividade de ensino centrada na exploração de um software que simula o interferômetro de Mach-Zehnder. Inspirados nos trabalhos de Müller e Wiesner (2002) e Pessoa Jr. (2005), utilizamos o conceito de dualidade onda-partícula como o eixo central das discussões em sala de aula. O objetivo desse estudo consiste em analisar as tensões nos enunciados de estudantes, à luz do referencial sociocultural, e avaliar em que medida os enunciados dos estudantes se articulam à internalização de conceitos de física quântica no uso de instrumentos semióticos. Os resultados mostraram que as ações mediadas pelo uso do interferômetro virtual de Mach-Zehnder, como ferramenta cultural, auxiliaram os processos de compreensão, por parte dos alunos, viabilizando a negociação de significados em sala de aula que são aceitos e compartilhados pela comunidade científica.
publishDate 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2008-04-26T04:11:28Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/12663
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000631479
url http://hdl.handle.net/10183/12663
identifier_str_mv 000631479
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12663/1/000631479.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12663/2/000631479.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12663/3/000631479.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 335cce1ba4c1ccddf8965a9ac71013fe
5bba34f627bfc81b9098fdc9b21a010b
cf17caee585bee91ae5bb257839add58
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800308959604637696