Per-cursos e inscrições : experiências que comunicam modos de viver

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Raquel Brondisia Panizzi
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/33323
Resumo: Esta dissertação apresenta o Percurso de uma Oficina realizada na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre. Com a participação de trabalhadores e usuários do Programa de Saúde da Família (PSF) Vila Viçosa constituiu-se como um desdobramento do Projeto de Pesquisa “Oficinando em Rede”, tendo como proposta a expansão de uma Oficina tecnológica a outros espaços da cidade. Atravessada pelas ações de pesquisa e extensão que constituem este Projeto, realizando Oficinas tecnológicas no Centro Integrado de Atenção Psicossocial (CIAPS) com a participação de jovens e trabalhadores, o interesse deste estudo foi despertado nas primeiras visitas da pesquisadora ao CIAPS quando de sua distinção a inscrições pelo corredor da instituição. Inscrições que, compreendidas neste estudo como marcas encarnadas em um espaço e tempo, constituem modos de viver/conviver. Interessada em analisar como a produção de inscrições pode explicitar redes de conversações e modular o conversar configurando novas distinções e emoções, tal questionamento resultou no objetivo desta pesquisa. Delineada como um estudo de natureza qualitativa, na perspectiva de uma pesquisa-intervenção, foi desenvolvida na realização de trajetos com o uso das TIC (tecnologias da informação e comunicação) por áreas de abrangência do PSF. Apresentando o Percurso como método indispensável à consolidação do trabalho possibilitou um operar performático no encontro com as inscrições naquele conversar que, em momentos de problematização coletiva, foram reconfiguradas nas inscrições de fotografia e vídeo. Constituída com o interesse dos participantes em conversarem com outras redes, a Oficina do Percurso possibilitou ações compartilhadas que em momentos de breakdowns abriu caminhos à cognição inventiva.
id URGS_80af5b4596ccda27f242bb5f770bb97f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/33323
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Fernandes, Raquel Brondisia PanizziMaraschin, Cleci2011-10-22T01:18:52Z2011http://hdl.handle.net/10183/33323000788796Esta dissertação apresenta o Percurso de uma Oficina realizada na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre. Com a participação de trabalhadores e usuários do Programa de Saúde da Família (PSF) Vila Viçosa constituiu-se como um desdobramento do Projeto de Pesquisa “Oficinando em Rede”, tendo como proposta a expansão de uma Oficina tecnológica a outros espaços da cidade. Atravessada pelas ações de pesquisa e extensão que constituem este Projeto, realizando Oficinas tecnológicas no Centro Integrado de Atenção Psicossocial (CIAPS) com a participação de jovens e trabalhadores, o interesse deste estudo foi despertado nas primeiras visitas da pesquisadora ao CIAPS quando de sua distinção a inscrições pelo corredor da instituição. Inscrições que, compreendidas neste estudo como marcas encarnadas em um espaço e tempo, constituem modos de viver/conviver. Interessada em analisar como a produção de inscrições pode explicitar redes de conversações e modular o conversar configurando novas distinções e emoções, tal questionamento resultou no objetivo desta pesquisa. Delineada como um estudo de natureza qualitativa, na perspectiva de uma pesquisa-intervenção, foi desenvolvida na realização de trajetos com o uso das TIC (tecnologias da informação e comunicação) por áreas de abrangência do PSF. Apresentando o Percurso como método indispensável à consolidação do trabalho possibilitou um operar performático no encontro com as inscrições naquele conversar que, em momentos de problematização coletiva, foram reconfiguradas nas inscrições de fotografia e vídeo. Constituída com o interesse dos participantes em conversarem com outras redes, a Oficina do Percurso possibilitou ações compartilhadas que em momentos de breakdowns abriu caminhos à cognição inventiva.This dissertation presents the course of a workshop carried out in the Lomba do Pinheiro neighbourhood, in the city of Porto Alegre, RS, Brazil. Personnel and users of the Vila Viçosa Family‘s Health Programme participated in the workshop, which is part of the research project ‗Oficinando em rede‘ (Workshop on line). The main objective of such project is to expand technological workshops to other areas of the city. In addition, the workshop concept consists of ideas and actions originated during research and extension projects. As a result, a series of technological workshops were accomplished with the participation of young adults and workers at the Integrated Psychosocial Attention Centre (CIAPS) — where the interest of the present study originated. During my first visits to CIAPS, I was impressed with the considerable number of subjects willing to leave a mark in the workshops and in the hallways of the institution. The main objective of this research project is, therefore, to (i) analyse how inscription production can make conversation networks explicit and (ii) modulate the act of talking, setting new distinctions and emotions. This study is a qualitative intervention research which originated from the accomplishment of paths using TICs (information and communication technologies) by scope areas of PSF. Presenting the path as an indispensable method in consolidating work, this project has enabled a performative operation when meeting the inscriptions of that talking, which, during moments of collective problematisation, were reconfigured in the forms of photography and video. Aimed at a conversation between the participants and other networks, the Path Workshop resulted in shared actions which, at moments of breakdowns, opened new pathways into inventive cognition.application/pdfporPrograma Saúde da FamíliaAdolescenteOficina criativaTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)CogniçãoInscriptionWorkshopInformation and communication technologiesTo talkPer-cursos e inscrições : experiências que comunicam modos de viverinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em Psicologia Social e InstitucionalPorto Alegre, BR-RS2011mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000788796.pdf000788796.pdfTexto completoapplication/pdf1811130http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33323/1/000788796.pdf84f97673fb2665c6ee845d0789b4f2f0MD51TEXT000788796.pdf.txt000788796.pdf.txtExtracted Texttext/plain178144http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33323/2/000788796.pdf.txt9d33ab6434aaa8790093181fd8b0252bMD52THUMBNAIL000788796.pdf.jpg000788796.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1042http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33323/3/000788796.pdf.jpg023250441ff8b54ac3a594e067157425MD5310183/333232018-10-08 09:24:12.805oai:www.lume.ufrgs.br:10183/33323Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-08T12:24:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Per-cursos e inscrições : experiências que comunicam modos de viver
title Per-cursos e inscrições : experiências que comunicam modos de viver
spellingShingle Per-cursos e inscrições : experiências que comunicam modos de viver
Fernandes, Raquel Brondisia Panizzi
Programa Saúde da Família
Adolescente
Oficina criativa
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Cognição
Inscription
Workshop
Information and communication technologies
To talk
title_short Per-cursos e inscrições : experiências que comunicam modos de viver
title_full Per-cursos e inscrições : experiências que comunicam modos de viver
title_fullStr Per-cursos e inscrições : experiências que comunicam modos de viver
title_full_unstemmed Per-cursos e inscrições : experiências que comunicam modos de viver
title_sort Per-cursos e inscrições : experiências que comunicam modos de viver
author Fernandes, Raquel Brondisia Panizzi
author_facet Fernandes, Raquel Brondisia Panizzi
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Raquel Brondisia Panizzi
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maraschin, Cleci
contributor_str_mv Maraschin, Cleci
dc.subject.por.fl_str_mv Programa Saúde da Família
Adolescente
Oficina criativa
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Cognição
topic Programa Saúde da Família
Adolescente
Oficina criativa
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Cognição
Inscription
Workshop
Information and communication technologies
To talk
dc.subject.eng.fl_str_mv Inscription
Workshop
Information and communication technologies
To talk
description Esta dissertação apresenta o Percurso de uma Oficina realizada na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre. Com a participação de trabalhadores e usuários do Programa de Saúde da Família (PSF) Vila Viçosa constituiu-se como um desdobramento do Projeto de Pesquisa “Oficinando em Rede”, tendo como proposta a expansão de uma Oficina tecnológica a outros espaços da cidade. Atravessada pelas ações de pesquisa e extensão que constituem este Projeto, realizando Oficinas tecnológicas no Centro Integrado de Atenção Psicossocial (CIAPS) com a participação de jovens e trabalhadores, o interesse deste estudo foi despertado nas primeiras visitas da pesquisadora ao CIAPS quando de sua distinção a inscrições pelo corredor da instituição. Inscrições que, compreendidas neste estudo como marcas encarnadas em um espaço e tempo, constituem modos de viver/conviver. Interessada em analisar como a produção de inscrições pode explicitar redes de conversações e modular o conversar configurando novas distinções e emoções, tal questionamento resultou no objetivo desta pesquisa. Delineada como um estudo de natureza qualitativa, na perspectiva de uma pesquisa-intervenção, foi desenvolvida na realização de trajetos com o uso das TIC (tecnologias da informação e comunicação) por áreas de abrangência do PSF. Apresentando o Percurso como método indispensável à consolidação do trabalho possibilitou um operar performático no encontro com as inscrições naquele conversar que, em momentos de problematização coletiva, foram reconfiguradas nas inscrições de fotografia e vídeo. Constituída com o interesse dos participantes em conversarem com outras redes, a Oficina do Percurso possibilitou ações compartilhadas que em momentos de breakdowns abriu caminhos à cognição inventiva.
publishDate 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-10-22T01:18:52Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/33323
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000788796
url http://hdl.handle.net/10183/33323
identifier_str_mv 000788796
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33323/1/000788796.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33323/2/000788796.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33323/3/000788796.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 84f97673fb2665c6ee845d0789b4f2f0
9d33ab6434aaa8790093181fd8b0252b
023250441ff8b54ac3a594e067157425
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1816736854504898560