RevisãoOnline : Ferramenta web de revisão por pares com foco em textos dissertativo-argumentativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bigolin, Marcio
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/265947
Resumo: Desde as primeiras teorias que conduziram a construção de modelos para os processos cognitivos envolvidos na produção escrita, a revisão textual é considerada como parte integrante do processo. O contato com problemas na produção escrita de outra pessoa, ou do próprio escritor, desenvolve competências de análise e reforça técnicas que podem ser usadas tanto para a revisão como para a escrita. Quando solicitado a escrever determinado texto, como uma redação em um vestibular ou prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), o escritor tem um conjunto padrão de regras de acordo com o nível exigido. Dessa maneira, o presente projeto tem por objetivo investigar de que modo a revisão por pares, guiada e apoiada por corretores automatizados e um minerador de texto, pode contribuir com a compreensão da escrita e revisão em textos dissertativo-argumentativos. Para atingir esse objetivo, é proposto o desenvolvimento de uma ferramenta denominada RevisãoOnline que suporta: o controle e a distribuição de redações; a utilização do minerador de texto Sobek para identificar o tangenciamento e fuga ao tema solicitado; e o Language Tool como corretor ortográfico e gramatical. Utilizando a revisão por pares, a ferramenta expõe o aluno a problemas de seus colegas, fazendo com que esse possa detectar e identificar inconsistências, visando melhorar a sua escrita. O RevisãoOnline auxilia no monitoramento da revisão de forma produtiva para a autorregulação do aluno. O desenvolvimento da tese foi dividido em quatro etapas: a etapa I é o estudo de técnicas, levantamento e validação dos requisitos para a montagem da ferramenta RevisãoOnline; na etapa II, ocorreu o desenvolvimento e a implementação do modelo em algumas versões de teste; na etapa III, houve a aplicação da proposta em um estudo piloto; e a etapa IV consistiu na validação da ferramenta e no objetivo geral da tese. Nessa etapa final, foi verificada a evolução da escrita com um grupo de alunos selecionados que tiveram suas redações avaliadas por revisores externos. Além da avaliação do desempenho dos alunos, buscou-se entender o processo de revisão e escrita com entrevistas semi-estruturadas. Foi encontrado um aumento significativo do desempenho da escrita quando comparada a primeira redação com a última. Somando-se a isso, as entrevistas destacaram a importância da ferramenta no que diz respeito à revisão, compreensão de competências e reflexão sobre o texto.
id URGS_81574062efa4e8fb0be6637da73e58d1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265947
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Bigolin, MarcioReategui, Eliseo BerniBarcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa2023-10-12T03:33:43Z2023http://hdl.handle.net/10183/265947001178152Desde as primeiras teorias que conduziram a construção de modelos para os processos cognitivos envolvidos na produção escrita, a revisão textual é considerada como parte integrante do processo. O contato com problemas na produção escrita de outra pessoa, ou do próprio escritor, desenvolve competências de análise e reforça técnicas que podem ser usadas tanto para a revisão como para a escrita. Quando solicitado a escrever determinado texto, como uma redação em um vestibular ou prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), o escritor tem um conjunto padrão de regras de acordo com o nível exigido. Dessa maneira, o presente projeto tem por objetivo investigar de que modo a revisão por pares, guiada e apoiada por corretores automatizados e um minerador de texto, pode contribuir com a compreensão da escrita e revisão em textos dissertativo-argumentativos. Para atingir esse objetivo, é proposto o desenvolvimento de uma ferramenta denominada RevisãoOnline que suporta: o controle e a distribuição de redações; a utilização do minerador de texto Sobek para identificar o tangenciamento e fuga ao tema solicitado; e o Language Tool como corretor ortográfico e gramatical. Utilizando a revisão por pares, a ferramenta expõe o aluno a problemas de seus colegas, fazendo com que esse possa detectar e identificar inconsistências, visando melhorar a sua escrita. O RevisãoOnline auxilia no monitoramento da revisão de forma produtiva para a autorregulação do aluno. O desenvolvimento da tese foi dividido em quatro etapas: a etapa I é o estudo de técnicas, levantamento e validação dos requisitos para a montagem da ferramenta RevisãoOnline; na etapa II, ocorreu o desenvolvimento e a implementação do modelo em algumas versões de teste; na etapa III, houve a aplicação da proposta em um estudo piloto; e a etapa IV consistiu na validação da ferramenta e no objetivo geral da tese. Nessa etapa final, foi verificada a evolução da escrita com um grupo de alunos selecionados que tiveram suas redações avaliadas por revisores externos. Além da avaliação do desempenho dos alunos, buscou-se entender o processo de revisão e escrita com entrevistas semi-estruturadas. Foi encontrado um aumento significativo do desempenho da escrita quando comparada a primeira redação com a última. Somando-se a isso, as entrevistas destacaram a importância da ferramenta no que diz respeito à revisão, compreensão de competências e reflexão sobre o texto.Since the first cognitive models for writing, a review is considered an integral cognitive process of these models. Contact with problems in another person's writing, or the writer's own, develops analysis skills and reinforces techniques that can be used both for reviewing and writing. When asked to write a certain text, such as an essay in a college entrance exam or the National High School Exam (ENEM), the writer has a set of standard rules according to the required level. In this way, the present project aims to investigate how peer review, guided and supported by automated editors and a text miner, can contribute to understanding writing and reviewing in argumentative-dissertative texts. To achieve this goal, the development of a tool called RevisãoOnline is proposed, which supports the control and distribution of essays, the use of a Sobek text miner to identify tangency and deviation from the requested theme, and the Language Tool spelling and grammatical corrector. Using peer review, the tool exposes the student to the problems of their peers, making them able to detect and identify inconsistencies, with the aim of improving their writing. The RevisãoOnline assists in monitoring the review in a productive way for the student's self-regulation. The thesis development was divided into four stages: stage I is the study of techniques, survey and validation of the requirements for setting up the RevisãoOnline tool; stage II, the development and implementation of the model in some test versions; stage III, the application of the proposal with a pilot; stage IV consisted of the validation of the tool and the overall objective of the thesis. In this final stage, the evolution of writing was verified with a group of selected students with their essays evaluated by external reviewers. In addition to evaluating the students' performance, the process of reviewing and writing was sought to be understood through semi-structured interviews. A significant increase in writing performance was found in relation to the first essay to the last. In addition, the interviews highlighted the importance of the tool in terms of review, understanding of skills and reflection on the text.application/pdfporProdução de textosMineração de textoRedaçãoRevisãoOnline : Ferramenta web de revisão por pares com foco em textos dissertativo-argumentativosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Informática na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2023doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001178152.pdf.txt001178152.pdf.txtExtracted Texttext/plain325846http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265947/2/001178152.pdf.txt4ce763e69b03ccaaeb2a9787545bd2e0MD52ORIGINAL001178152.pdfTexto completoapplication/pdf10062494http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265947/1/001178152.pdf2cf186ad1cf05493ad8923a700abc949MD5110183/2659472023-10-13 03:36:58.65632oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265947Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-10-13T06:36:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv RevisãoOnline : Ferramenta web de revisão por pares com foco em textos dissertativo-argumentativos
title RevisãoOnline : Ferramenta web de revisão por pares com foco em textos dissertativo-argumentativos
spellingShingle RevisãoOnline : Ferramenta web de revisão por pares com foco em textos dissertativo-argumentativos
Bigolin, Marcio
Produção de textos
Mineração de texto
Redação
title_short RevisãoOnline : Ferramenta web de revisão por pares com foco em textos dissertativo-argumentativos
title_full RevisãoOnline : Ferramenta web de revisão por pares com foco em textos dissertativo-argumentativos
title_fullStr RevisãoOnline : Ferramenta web de revisão por pares com foco em textos dissertativo-argumentativos
title_full_unstemmed RevisãoOnline : Ferramenta web de revisão por pares com foco em textos dissertativo-argumentativos
title_sort RevisãoOnline : Ferramenta web de revisão por pares com foco em textos dissertativo-argumentativos
author Bigolin, Marcio
author_facet Bigolin, Marcio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bigolin, Marcio
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Reategui, Eliseo Berni
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa
contributor_str_mv Reategui, Eliseo Berni
Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Produção de textos
Mineração de texto
Redação
topic Produção de textos
Mineração de texto
Redação
description Desde as primeiras teorias que conduziram a construção de modelos para os processos cognitivos envolvidos na produção escrita, a revisão textual é considerada como parte integrante do processo. O contato com problemas na produção escrita de outra pessoa, ou do próprio escritor, desenvolve competências de análise e reforça técnicas que podem ser usadas tanto para a revisão como para a escrita. Quando solicitado a escrever determinado texto, como uma redação em um vestibular ou prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), o escritor tem um conjunto padrão de regras de acordo com o nível exigido. Dessa maneira, o presente projeto tem por objetivo investigar de que modo a revisão por pares, guiada e apoiada por corretores automatizados e um minerador de texto, pode contribuir com a compreensão da escrita e revisão em textos dissertativo-argumentativos. Para atingir esse objetivo, é proposto o desenvolvimento de uma ferramenta denominada RevisãoOnline que suporta: o controle e a distribuição de redações; a utilização do minerador de texto Sobek para identificar o tangenciamento e fuga ao tema solicitado; e o Language Tool como corretor ortográfico e gramatical. Utilizando a revisão por pares, a ferramenta expõe o aluno a problemas de seus colegas, fazendo com que esse possa detectar e identificar inconsistências, visando melhorar a sua escrita. O RevisãoOnline auxilia no monitoramento da revisão de forma produtiva para a autorregulação do aluno. O desenvolvimento da tese foi dividido em quatro etapas: a etapa I é o estudo de técnicas, levantamento e validação dos requisitos para a montagem da ferramenta RevisãoOnline; na etapa II, ocorreu o desenvolvimento e a implementação do modelo em algumas versões de teste; na etapa III, houve a aplicação da proposta em um estudo piloto; e a etapa IV consistiu na validação da ferramenta e no objetivo geral da tese. Nessa etapa final, foi verificada a evolução da escrita com um grupo de alunos selecionados que tiveram suas redações avaliadas por revisores externos. Além da avaliação do desempenho dos alunos, buscou-se entender o processo de revisão e escrita com entrevistas semi-estruturadas. Foi encontrado um aumento significativo do desempenho da escrita quando comparada a primeira redação com a última. Somando-se a isso, as entrevistas destacaram a importância da ferramenta no que diz respeito à revisão, compreensão de competências e reflexão sobre o texto.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-10-12T03:33:43Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/265947
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001178152
url http://hdl.handle.net/10183/265947
identifier_str_mv 001178152
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265947/2/001178152.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265947/1/001178152.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4ce763e69b03ccaaeb2a9787545bd2e0
2cf186ad1cf05493ad8923a700abc949
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085630530551808